O CASO
2016 começou e com ele o primeiro meme: a Diferentona. A ideia surgiu no formato de uma resposta irônica às pessoas que acham que são as únicas a fazerem algo.
Não demorou para que esse se tornasse o primeiro grande meme do ano, afinal, o perfil da Diferentona já recebeu mais de 3.800 curtidas no Twitter. No Facebook, obteve mais de 680 mil curtidas.
NA PRÁTICA
Algumas marcas perceberam a repercussão que a “Diferentona” causou nas redes sociais, e resolveram aproveitar a onda para fazer suas próprias versões do meme.
A marca de produtos de beleza Maybelline incluiu o meme em sua agenda de conteúdo. A publicação rendeu 21.925 mil curtidas, 4.464 compartilhamentos e mais de 1.500 comentários, no Facebook.
Mas não é apenas no conteúdo das páginas no Facebook que as marcas podem aproveitar os memes. Quando bem contextualizado, ele pode ser a resposta ideal durante o atendimento para gerar engajamento com os consumidores do seu produto.
Nesse caso, a Coca-Cola aproveitou a oportunidade de interação com uma cliente em dieta e promoveu um dos produtos de seu catálogo, a Coca-Cola Zero:
O meme também pode ser usado para explicar de forma criativa o funcionamento de algum produto ou serviço da sua marca. Assim como a Claro Brasil fez para tirar a dúvida de uma usuária do Twitter e potencial cliente:
O meme também serve para criar uma imagem positiva sobre sua marca e incentivar os hábitos de consumo de maneira sutil e muito eficaz.
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