Receitas, humor, influenciadores e promoções: veja as estratégias de comunicação dos Supermercados no Instagram

Da estratégia de conteúdo até a análise de dados, fazer a comunicação de marcas que possuem muitas filiais em vários estados é um grande desafio. Para falar sobre isso na prática, neste artigo vamos analisar a estratégia de comunicação das maiores redes de supermercados do Brasil olhando também para os dados e métricas de resultados. Vem conferir!

O estudo analisou os perfis do Instagram do Carrefour, Assaí Atacadista, Pão de Açúcar, Matheus Supermercados e Supermercados BH durante 30 dias. Os dados analisados foram coletados através do módulo de Analytics da Buzzmonitor, de 14 de fevereiro a 14 de março. 

Vale destacar que apenas as publicações orgânicas estão sendo contabilizadas neste estudo. As informações de dark posts estão disponíveis apenas de forma privada para os clientes Buzzmonitor.

 

Carrefour aposta no BBB e em Marketing de Conteúdo

Entre 14 de fevereiro e 14 de março, o Carrefour apostou principalmente no patrocínio do Big Brother Brasil (BBB) e no Marketing de Conteúdo em parceria com a Cyber Cook

Ao total, a marca fez 34 posts orgânicos durante o período estudado e os principais temas abordados foram o BBB, receitas e dicas para evitar o desperdício de alimentos ou reaproveitá-los. Além disso, em menor escala, a rede de supermercados também publicou conteúdos sobre o famoso “Prato Feito”, produtos e descontos do Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março.

Os conteúdos relacionados ao BBB, em sua maioria vídeos, traziam trechos dos participantes do reality fazendo compras no supermercado, falando dos preços, recebendo os produtos, dançando e agradecendo ao Carrefour. Além disso, mesmo em outros posts que não eram diretamente relacionados ao programa, como receitas ou dicas de reciclagem, a marca fez um link com o reality em algumas legendas e hashtags, reforçando sua presença no BBB.

Outro tipo de conteúdo bastante abordado foram as receitas, trazidas tanto em formato de vídeos como fotos, em parceria com a Cyber Cook, que contaram com dicas para o café da manhã, lanches, almoços, comidas típicas e até drinks. Até o dia 14 de março a marca ainda não havia iniciado campanha de Páscoa. 

Outro ponto interessante na estratégia de marketing do Carrefour foi o aumento na quantidade de conteúdos no formato de Reels, tendo feito 18 posts em vídeo durante o período estudado, 20% a mais se comparado com os 30 dias anteriores. Além dos vídeos, a marca fez 16 publicações de fotos.

E os números mostram que o público da marca recebeu bem os conteúdos do reels. Eles foram responsáveis por 52% do conteúdo da página e obtiveram 60,3% do engajamento do período, como podemos ver nos gráficos abaixo.

Com esse conteúdo e estratégia, a marca ganhou 14.324 seguidores no período, alcançando a marca de 1.105.246 seguidores. No entanto, o engajamento diminuiu 27,29% se comparado ao período anterior de 30 dias. O engajamento médio foi de 0,23.

Veja abaixo os 3 posts com maior engajamento no Instagram do Carrefour entre 14 de fevereiro e 14 de março:

Assaí Atacadista vai de campanha de carnaval à campanha institucional no Instagram

Entre 14 de fevereiro e 14 de março, o Assaí trabalhou duas campanhas diferentes em suas redes sociais: em fevereiro, o carnaval; em março, uma campanha institucional.

Ao total, a marca fez 48 publicações orgânicas durante o período estudado e os principais temas abordados foram promoções da campanha de carnaval “Assaí é folia, se joga na economia” a campanha institucional “Assaí, de sol a sol”.

A campanha de carnaval contou com a participação do cantor Bell Marques e deu ênfase aos preços baixos para curtir a folia, trazendo receitas, condições especiais de compra e linkando sempre ao carnaval de Salvador.

E a campanha que teve a maior quantidade de publicações durante o período estudado foi a campanha institucional Assaí de Sol a Sol, em que o supermercado destaca características da marca, como inclusão, preço baixo, prosperidade, facilidade de pagamento e oportunidades para colaboradores e comerciantes. A campanha contou com um jingle exclusivo e utilizou principalmente vídeos curtos, além de algumas imagens com fotos de colaboradores.

Em menor quantidade, a marca também fez posts com receitas, condições de compra e celebrando datas comemorativas, como Dia da Mulher e Dia da Pipoca. No dia 9 de março, a marca deu início à campanha de Páscoa, mesclando conteúdos com a campanha institucional.

Com esse conteúdo e estratégia, a marca ganhou 39.106 seguidores entre 14 de fevereiro e 14 de março, alcançando a marca de 2.737.632 seguidores. No mesmo período, o engajamento aumentou 121,79% se comparado ao período anterior de 30 dias. O engajamento médio foi de 0,91.

O grande pico e engajamento visto no gráfico abaixo no dia 28/02 reflete o sucesso do Dia Imbatível de Carnaval, o último grande dia de promoções da campanha “Assaí é folia, se joga na economia”, que foi anunciado por vários dias, em vídeos e fotos, também com a parceria com o cantor Bell Marques. Essa promoção também foi responsável pelos posts com mais interações no período.

Veja abaixo os 3 posts com maior engajamento no Instagram do Assaí Atacadista entre 14 de fevereiro e 14 de março:

Pão de Açúcar aposta em influenciadores, programa de pontos e receitas

Entre 14 de fevereiro e 14 de março, o Pão de Açúcar apostou em uma estratégia com microinfluenciadores (perfis de 10 a 100 mil seguidores), influenciadores de nível intermediário (perfis de 100 mil a 500 mil seguidores) e macroinfluenciadores (perfis com mais de 1 milhão de seguidores).  Entre os conteúdos, destacam-se receitas e o programa de fidelidade por pontos.

Ao total, a marca fez 24 publicações orgânicas durante o período estudado e os principais temas abordados foram receitas, os benefícios do programa de pontos Stix e dicas dos especialistas do Pão de Açúcar. Em menor escala, a rede de supermercados falou também de novos produtos, do Espaço Café, do Cartão Pão de Açucar e do carnaval.

Os posts feitos com influenciadores foram os mais recorrentes no perfil. O principal parceiro da marca é o Chef de Cozinha Henrique Fogaça (ex-Master Chef), que aparece em diversos vídeos ensinando receitas e divulgando o Programa Stix. Os três posts com maior engajamento no perfil foram vídeos em parceria com o Henrique Fogaça, que tem 3,7 milhões de seguidores em sua conta do Instagram.

Além dele, a marca trabalhou com vários outros parceiros, como Ingrid Machado, Malu Magalhães, Cris Morais, Mangia Bene, Mila Vintage e Jordana do Apt 702. Esses influenciadores têm de 25 mil a 200 mil seguidores e mostra que a marca está apostando em influencers de nichos, categorias e regiões diferentes

Em seus vídeos, eles também abordam receitas, o programa de pontos Stix e o Espaço Café. Os conteúdos sempre se relacionam aos temas abordados pelos influenciadores em suas páginas pessoais. 

Além dos influenciadores externos, o Pão de Açúcar usou os especialistas da sua equipe para produzir conteúdo, trazendo temas como “Dicas para a escolha de vinhos”, com o Consultor de Vinhos do Pão de Açúcar, e “Benefícios do Cartão Pão de Açúcar”, com o Gerente de Cartões. 

A rede de supermercados ainda fez uma parceria com a Polishop, como parte do Programa Stix, que gerou alguns conteúdos partilhados por ambas as marcas. 

No período estudado, 79,17% do conteúdo da marca foram vídeos, sendo estes responsáveis por 85,72% do engajamento. Ao total, de conteúdo orgânico, foram feitos 17 reels, 2 vídeos no feed e apenas 5 fotos. 

Com esse conteúdo e estratégia a marca conquistou 2.785 seguidores, alcançando o total de 598.606 seguidores. O engajamento, no entanto, diminuiu 77,22% se comparado ao período anterior. O engajamento médio foi de 0,26. 

Veja abaixo os 3 posts com maior engajamento no Instagram do Pão de Açúcar entre 14 de fevereiro e 14 de março:

Matheus Supermercados investe em humor e promoções no Instagram

Entre 14 de fevereiro e 14 de março, o perfil do Matheus Supermercados no Instagram investiu em promoções e muitos vídeos com uma pegada de humor para atrair o engajamento do público.

Ao total, a marca fez 45 publicações orgânicas durante o período estudado e os principais temas abordados foram promoções das campanhas “Vem que tá barato de verdade”, Semana do Consumidor e Terça da Fralda. Em todos eles, a marca fez vídeos com tom de humor e brincadeiras e CTA’s para atrair a interação do público. 

Com roteiros elaborados e personagens fixos, Matheus Supermercados apostou bastante na produção de vídeos durante o período estudado. Foram 27 vídeos, além de 18 fotos – sendo a maioria carrossel. 

Alfred já é uma presença recorrente nos vídeos da marca e traz sempre uma piada ou brincadeira relacionas aos produtos, a situações que envolvem compras para a casa e/ou as promoções da loja. Algumas imagens também abordavam memes e brincadeiras com CTA’s para interação do público.

Com o mesmo tom de humor e reforçando os preços baixos da rede de supermercados, a marca fez algumas campanhas ao longo dos 30 dias, como a “Semana do Consumidor”, o “Carnaval de Ofertas” e o “Festival da Quaresma”. Mas a principal foi “Vem que tá barato de verdade”, que gerou sozinha 8 posts orgânicos. 

A marca também publicou dicas para os consumidores – como “Tipos de queijo para montar uma tábua de frios”, “Pratos para a Quaresma”, “Frutas que fazem bem para a pele”, “Drink Lagoa Azul com Corote”, entre outras. E em menor escala a marca fez publicações sobre o carnaval, Dia da Mulher e Quarta do Horti

Por fim, desde o dia 6 de março, o perfil começou uma campanha de Páscoa, incluindo nela uma parceria com a microinfluenciadora Keilliane Bastos

No período estudado, 79,17% do conteúdo da marca foram vídeos, sendo estes responsáveis por 85,72% do engajamento. Ao total, de conteúdo orgânico, foram feitos 17 reels, 2 vídeos no feed e apenas 5 fotos. 

Com esse conteúdo e estratégia a marca conquistou 7.732 seguidores, alcançando o total de 459.245 seguidores. O perfil também teve um aumento significativo no engajamento, 42,57% a mais do que no período anterior. O engajamento médio foi de 0,77. 

Veja abaixo os 3 posts com maior engajamento no Instagram do Matheus Supermercados entre 14 de fevereiro e 14 de março:

Supermercados BH traz produtos com preços e dicas para os consumidores

Entre 14 de fevereiro e 14 de março, o perfil dos Supermercados BH no Instagram apostou em uma campanha de Dia da Mulher com as colaboradoras de diversas unidades e em dicas e receitas com produtos vendidos no supermercado.

Foi a marca que mais fez posts no período, com 83 publicações orgânicas. Assim como algumas das demais marcas, o BH trouxe várias receitas, mas com o diferencial de colocar na imagem ou vídeo o preço do produto usado na receita.

Os principais conteúdos foram produtos, lançamentos, receitas linkadas a produtos e dicas. A marca publicou uma série de dicas, tanto em foto quanto em vídeos, para facilitar a vida do consumidor. Por exemplo: “Como tirar mancha de caneta com creme dental” e “Como limpar a tábua de carne com sal e limão”, além de dicas de drinks e receitas fáceis de fazer.

O quadro Dicas da Clara, em parceria com a influenciadora Cara Senra, também apareceu muito nas publicações da marca com a mesma pegada – conteúdos de receitas e produtos.

Uma campanha que também apareceu bastante nas redes sociais durante todo o período foi “Mulher, você pode tudo”, em alusão ao Dia da Mulher. A rede de supermercados publicou vários vídeos com as colaboradoras de várias unidades e teve uma boa repercussão.

Em menor escala, a marca publicou ofertas exclusivas para Clientes Meu BH, um programa de fidelidade da rede de supermercados, promoções da semana do consumidor e conteúdos sobre o Março Lilás, campanha de conscientização ao câncer de colo do útero.

Indo contra a maré das demais marcas estudadas, o conteúdo dos Supermercados BH no período teve 60 fotos (72,29%) e 23 vídeos (27,72%). Em contrapartida, o engajamento do público aconteceu muito mais nos vídeos do que nas fotos. Os reels foram responsáveis por 51,91% do engajamento da marca no período.  

Com esse conteúdo e estratégia a marca conquistou 10.063 seguidores, alcançando o total de 630.754seguidores. O perfil também conquistou o maior engajamento médio, com 2,57, o que significou um aumento de 19,52% se comparado ao período anterior.

Veja abaixo os 3 posts com maior engajamento no Instagram do Supermercados BH entre 14 de fevereiro e 14 de março:

Acompanhamento de Estratégias e Análise de Dados 

Analisar os dados de performance da sua campanha é essencial para medir a eficácia da sua estratégia de comunicação. Comparar o esforço gasto com os resultados obtidos, te permite entender se sua estratégia vale a pena. Além disso, comparar as performances com as de seus concorrentes te ajuda a ter insights de conteúdo e fazer um benchmarking completo, baseado em Inteligência de Dados

Com o módulo de Analytics da Buzzmonitor você tem acesso a mais de 50 métricas de performance das redes sociais da sua marca e de seus concorrentes. Comece agora a utilizar a Buzzmonitor e faça estratégias mais assertivas, baseadas em dados de qualidade. Fale com um de nossos especialistas e conheça a Buzzmonitor na prática

Receitas, humor, influenciadores e promoções: veja as estratégias de comunicação dos Supermercados no Instagram
Rolar para o topo