J.K. Rowling: Números comprovam que a popularidade da autora tem caído conforme vão passando os dias.

Saber se posicionar nas redes sociais é algo indispensável nos dias atuais, principalmente para pessoas públicas. 

No dia 06 de junho, a autora J.K. Rowling foi alvo de duras críticas em sua conta no Twitter sendo acusada de transfobia, passando dias nos trending topics do mundo. 

Analisamos 3.429 posts entre os dias 6 de junho e 16 de julho para entender um pouco quais os impactos negativos das declarações à imagem da autora de Harry Potter

O nome da autora foi mencionado em 445 perfis no Twitter durante todo o período, e embora a repercussão tenha sido iniciada no dia 06 de junho, foram nos dias 09 e 10 que ocorreram os picos de buzz.

Curiosamente, analisando as linhas de sentimento dessas publicações podemos perceber nitidamente que a linha de posts negativos é maior que a de sentimento positivo e neutro, reforçando a piora na popularidade da autora de Harry Potter.

Com essa comprovação da queda na popularidade, decidimos fazer um comparativo com o primeiro semestre de 2019. Assim como mostra o gráfico acima, os números de comentários positivos quase inverteram com o número de comentários negativos, classificados em 2020

Observe, em 2019, 60,21% são positivos  e 22,63% negativos. Enquanto em 2020, 45,15% são negativos e 29,39% positivos.

Top Termos 

Os termos mais usados pelos usuários nas redes sociais mostram muito sobre o descontentamento do fãs e não fãs de J.K. A palavra trans apareceu em 13% das publicações e ocupa o topo do gráfico, seguido pela palavra people (pessoas) com 10% e women (mulher) com 9%

Os termos transfóbica e transphobic aparecem com uma diferença de 1% entre elas, e isso mostra que o os fãs do mundo todo estão criticando a autora de Harry Potter. Vale lembrar nesse caso que de prontidão os atores que trabalharam nas adaptações da autora se manifestaram contra a opinião da autora publicamente. Entre eles, Daniel Radcliffe, Emma Watson e Eddie Redmayne, protagonista da saga Animais Fantásticos. 

Ainda sobre as publicações envolvendo Rowling, alguns autores conhecidos também apareceram em nossa análise. São eles: Cassandra Clare (escritora de Os Instrumentos Mortais), Dan Brown (autor dos livros do Código Da Vinci), Holly Black (autora de Spiderwick) e Rick Riordan (autor de Percy Jackson)

A palavra transfobica entre as mais faladas só reforça nossa análise quanto ao top termos que coletamos no gráfico acima. 

J.K. Rowling: Números comprovam que a popularidade da autora tem caído conforme vão passando os dias.
Rolar para o topo