Esses dias fui fazer uma thread no Twitter e na hora a rede social sugeriu: Olá, mago das palavras. Agora temos uma ferramenta de newsletter. Achei incrível (melhor ainda se tivessem me chamado de maga 🧙♀️) e resolvi testar a nova funcionalidade para mostrar a vocês.
A história sobre como a novidade surgiu eu já contei um pouco na nossa newsletter do Mailchimp (já é assinante?). Lá no final de janeiro, em 26/01, o Twitter anunciou a compra da plataforma de boletins informativos Revue. Nela, redatores e jornalistas criam e disparam news, que a partir de 50 envios devem ser pagas. Aí você se pergunta: por que uma rede social de texto curto estaria interessada em oferecer news? E a dúvida faz total sentido.
Pois bem, esse investimento faz parte de uma estratégia do Twitter para oferecer mais opções aos seus produtores de conteúdo e também uma forma de monetizá-los, já que os os criadores poderão receber um valor por essas news pagando uma comissão de apenas 5% ao Revue. Com a crise da mídia impressa e como a rede social sempre foi um meio dos usuários buscarem notícias, nada mais justo que estimular a produção de conteúdo de forma que todos saiam ganhando. Os followers ganham acesso a conteúdo de qualidade e os criadores ganham uma remuneração.
Agora vamos ao que interessa. Listei abaixo 5 perguntas que irão te ajudar a utilizar essa novidade do Twitter. Vamos lá?!
Tudo o que você precisa saber sobre as news do Twitter
1. Por onde começar? Onde crio uma news no Twitter?
Para usar a novidade, basta clicar nesse link e logar com os mesmos dados do Twitter: bit.ly/NewsTwitterRevue
Após autorizar o Revue a ter acesso aos seus dados é preciso criar um nome de usuário para o Revue, título da sua newsletter (escolha algo que represente o seu conteúdo) e país de residência. Pronto! Agora você já visualiza o seu painel de criação, no qual é possível: criar a sua primeira news, acessar as news enviadas, ver os seus inscritos e obter insights sobre a sua audiência.
Aqui está um exemplo do Twitter sobre o painel de insights:
2. Como adicionar inscritos à minha base de contatos do Revue?
Você tem 3 formas de adicionar inscritos à sua audiência: adicionar manualmente, importar um arquivo CSV ou de texto ou a nossa forma preferida: importar a sua base contatos do Mailchimp. Assim, você interage com uma audiência que já costuma receber seus conteúdos.
Todas essas opções estão disponíveis na aba subscribers.
3. Como criar a minha primeira news no Twitter?
O painel de criação é bem intuitivo, com opções de incluir texto, título, links e mídia (foto, vídeo ou um tweet). Essa última opção é incrível porque permite, por exemplo, fazer um resumo da semana com alguns tweets do seu perfil e deixar o conteúdo bem dinâmico.
É só adicionar o link da postagem. Veja abaixo como fizemos:
Depois de escolher um assunto para a sua news, basta disparar ou agendar uma data para envio. Outra opção também é ver o preview online e disparar uma versão de teste.
Olha só a nossa: https://www.getrevue.co/profile/buzzmonitor/issues/weekly-newsletter-of-buzzmonitor-brasil-chegamos-no-twitter-1-539271
4. É possível compartilhar a news do Revue em outras redes sociais?
Sim! Além dos seus assinantes receberem o conteúdo por e-mail, você pode compartilhar a sua news em postagens do Twitter, LinkedIn, Medium e Facebook (news feed e stories).
A notícia boa é que mesmo quem não tem perfil no Revue consegue ter acesso ao conteúdo.
5. Como construir uma audiência de newsletter no Revue?
Nas informações do seu perfil há um campo para as pessoas se inscreverem na sua lista. Um detalhe incrível é que o usuário pode compartilhar no Twitter e Facebook que virou assinante da news e assim estimular os amigos a fazerem o mesmo.
Gostou de criar a primeira news do Buzzmonitor com a gente? Se você tem alguma dúvida clique AQUI e, claro, não esqueça de assinar a nossa newsletter no Revue. 😎 A primeira já está no ar.