Batalha de streaming de música: Spotify vs Deezer

 

Que a música é uma ótima companheira para todos os momentos você sabe. Afinal, quem canta seus males espanta, não é mesmo?

Em tempos em que os shows não podem acontecer devido ao distanciamento social, os streamings de música permitem que você faça seu próprio show em casa. 

A ABMI (associação brasileira de música) realizou um estudo em 2020 que mostra a quantidade de assinantes em cada streaming de música no primeiro semestre do ano passado.

Os três streamings mais assinados são: Spotify (61,6%); Amazon Music (12,2); Deezer (9,0%).

Para entender como as plataformas de música performam nas redes sociais, fizemos uma batalha no Buzzmonitor. Utilizando o módulo Analytics Pro Twitter, analisamos os resultados do Spotify comparado com o Deezer no período de 23 a 30/03. Vamos lá?!

 

Métrica Total de Seguidores: Spotify tem 174 mil seguidores a mais que Deezer

Vamos começar analisando a quantidade total de seguidores que cada streaming tem:

Spotify   
Deezer

O Spotify tem 253.325 seguidores na rede e o Deezer tem 79.221 seguidores.

 

Métrica Mudança Total em Seguidores: Spotify ganhou mais novos seguidores

Essa métrica permite a visualização da quantidade de seguidores que a sua marca ganhou no período analisado e com isso descobrir se você está produzindo conteúdos de interesse do seu público.

SPOTIFY:

DEEZER:

Na nossa batalha, o Spotify ganhou mais seguidores em números absolutos no período de 08 dias. Já no percentual de crescimento, os dois streaming ficaram bem próximos.

Relacionados ao total de seguidores de cada um, o Spotify teve um aumento de 0,88% e o Deezer 0,74% dos seus followers.

Além da quantidade de novos seguidores no total, o Buzzmonitor Analytics mostra em média quantos seguidores novos entraram por dia:

A mudança média de seguidores por dia do Spotify foi 280,25 e do o Deezer foi 74.

 

Métrica Total de Publicações: Deezer manteve uma maior frequência de posts

Na métrica Total de Publicações podemos ver quantos tweets foram feitos no período. Manter uma frequência de publicações mostra aos seguidores a sua presença naquela rede social.

O Spotify, que liderou as métricas anteriores, ficou para trás nessa. Foram apenas 18 tweets comparado aos 110 tweets do Deezer

Média de tweets por dia: 

Spotify2,25 tweets
Deezer13,75 tweets

Os tipos de publicações ficaram entre Tweets, Retweets e Respostas:

Esse gráfico de Tipos de Publicação mostra que os dois streamings interagiram bastante com seus usuários no Twitter. Dos tweets do Spotify, 61,1% foram respostas e no perfil do Deezer esse número chegou a 94,5% dos posts.

É muito importante que uma marca tenha presença no Twitter, pois geralmente os usuários utilizam a rede para desabafos e essas são oportunidades perfeitas para a marca interagir. 

 

Métrica Top Posts: As duas marcas se mostraram bem próximas dos usuários

Agora que já analisamos os números, vamos ver quais foram os conteúdos compartilhados na rede:

 

SPOTIFY: 

TOP 1: 

A publicação mais engajada do Spotify foi sobre uma indicação de podcast feita pelo próprio streaming. 

Esse tipo de post com recomendações é uma ótima opção para o Twitter. O usuário clica no link e já é direcionado diretamente ao conteúdo de destino. 

 

TOP 2:

Quem nunca cantou no chuveiro? Ou colocou uma música que gosta para ouvir deitado na cama? O segundo post mais engajado mostra a música no dia a dia das pessoas, gerando essa conexão com o cotidiano do público.

Além disso, posts em formato de vídeo são um jeito mais dinâmico de entregar a sua mensagem.

 

TOP 3:

O terceiro post mais engajado é de um ranking feito pelo streaming sobre a música gringa mais ouvida no Brasil. 

Mostrar aos seus seguidores listas e preferências do público é uma abordagem interessante e que pode gerar novas descobertas. No caso do Spotify, permitiu  ampliar o gosto musical de algumas pessoas.

 

TOP 4:

O quarto e último top post foi ligado ao mundo NERD. O streaming anunciou que no dia 24 de março completou 10 anos da primeira partida de RPG transmitida em podcast.

Com isso, o Spotify diversifica seu público, atraindo a atenção não só de quem acessa o app para ouvir músicas.

 

DEEZER: 

TOP 1: 

O post mais engajado do Deezer no período foi muito criativo. O streaming criou uma conversa de WhatsApp com trechos de músicas reproduzidas em seu app. 

Esse tipo de post gera uma identificação do público e na legenda o Deezer faz uma pergunta na legenda para gerar mais interações. 

Se você acha que os posts da sua marca não estão tendo muitas interações, invista em chamadas que envolvam o público.

 

TOP 2:

Novamente o streaming fazendo um convite para a interação. Dessa vez eles postaram um gif com músicas e imagens da cantora Lauana Prado para que o usuário desse print e respondesse em qual parte parou.

 

TOP 3:

O terceiro post mais engajado foi um crossbranding entre o Mercado Livre e o Deezer. E quem não ama descontos, né? Através dessa parceria, quem usa Mercado Pago ou faz compra no Mercado Livre ganha desconto na assinatura do streaming.

 

TOP 4:

O post que ficou em quarto lugar foi uma resposta da marca a um usuário que enfrentava problemas. Mostrar prestação de serviço gera uma enorme confiança na marca, assim o usuário sabe que mesmo se algo estiver errado o streaming está ali para ajudar.

 

Métrica Engajamento: Spotify teve um crescimento menor, porém positivo

O crescimento de engajamento do Spotify foi de 0,85 e o do Deezer foi -3,32.

O dado fica negativo pois para o Buzzmonitor Analytics o crescimento foi menor do que num período anterior. 

 

Métrica Interações: Spotify teve mais interações no período

As interações no Twitter são Curtidas, Retweets e Respostas.

O Spotify teve 2.885 interações (em média 360,63 por dia) e o Deezer teve 100 interações (em média 12,5 por dia).

 

O que aprendemos com essa batalha?

Essa batalha nos mostrou a importância de falar do cotidiano do seu consumidor e interagir com ele, principalmente em uma rede tão dinâmica como o Twitter. De um jeito informal, as duas marcas conseguiram fazer parte das conversas do seu público e se aproximar dele. 

A maioria dos posts publicados pelos dois streamings tem uma comunicação que chama a atenção do usuário para que ele interaja e apostar em formatos diferentes também ajuda a conseguir bons resultados. Os dois publicaram vídeos e esses vídeos foram criativos e interessantes. 

Os dois também se mostraram presentes no atendimento ao cliente, sejam elas de parceria (como no caso do Deezer + Mercado Livre) e também na ajuda aos usuários. 

Se você gostou de analisar esses dados e quer fazer uma comparação de Analytics é só acessar https://buzzmonitor.com.br/ e solicitar uma proposta ou testar nossa plataforma por 14 dias grátis.

Se tiver alguma sugestão de batalha, manda pra gente nas redes sociais.

 

Até a próxima! 

 

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