3 aplicações do Social Listening para impulsionar suas vendas na Black Friday

O período de maior importância para o varejo se aproxima. Por isso, marcas estão de olho em como ter um bom desempenho nas vendas na Black Friday. Sendo assim, além da presença no meio físico, muitas delas apostam em uma atuação de excelência nas redes sociais, sites e apps. Afinal, estar presente online não é mais um diferencial. Atualmente é um pré-requisito diante de um cenário em que os consumidores estão cada vez mais digitalizados. 

De acordo com uma pesquisa do O Globo, na Black Friday de 2021, as vendas via aplicativos cresceram 51%. Com a tendência que esse volume seja crescente, não basta apenas atuar no ambiente digital. É necessário mapear a presença da sua marca dentro e fora dos seus canais de comunicação, o chamado Social Listening. Ouvir o que os seus clientes, prospectos e detratores têm a dizer sobre a sua marca é valioso para períodos como a Black Friday, no qual decisões têm que ser tomadas rapidamente. Além dos mais, outro desafio para as marcas é lidar com um grande volume de informações. 

Na plataforma Buzzmonitor, o módulo de Social Listening ajuda clientes ao redor do mundo a terem uma visão ampla sobre a sua marca no digital. Nela é possível mapear o sentimento do público, entender a percepção da sua marca e concorrentes, obter insights, entre outros. Assim, com uma operação centralizada, é possível otimizar sua operação da Black Friday. Quer descobrir como funciona na prática?

Abaixo, listamos 3 aplicações do Social Listening decisivas para as suas vendas na Black Friday.

 

1. Entender do sentimento dos seus consumidores

Prevenção de pontos que podem gerar crises

 

Durante a Black Friday, o volume de informações compartilhadas nas redes sociais é gigantesco e dentre elas pode haver menções à sua marca em elogios, sugestões ou mesmo reclamações. É nesse último ponto que é necessário total atenção para atuar rapidamente e evitar que uma crítica gere uma crise. Na Buzzmonitor, a inteligência artificial faz a classificação automática do sentimento dos posts, assim seu time economiza tempo e ganha mais eficiência para descobrir como a percepção dos consumidores sobre a sua marca. Além do mais, é possível ativar triggers que te alertam sempre que alguém mencionar palavras relacionadas à insatisfação na compra, como por exemplo o Procon.

Na gestão da reputação digital vale lembrar dos canais além das redes sociais: lojas de apps, Procons e Reclame AQUI e demais plataformas onde os consumidores deixem avaliações. Assim, o seu Social Listening estará mais completo e maiores serão as chances de você se destacar nas vendas na Black Friday.

 

Veja o nosso eBook em parceria com o Reclame AQUI sobre reputação digital.

2. Mapear cada etapa da jornada de compra

Levantar insights para a melhoria dos seus produtos ou serviços 

 

Aproveite a Black Friday para gerar insights valiosos sobre a jornada de compra do seu cliente, que podem ser aplicados durante a data e também em ações futuras. Se você é uma marca de franquias que atua no varejo, por exemplo, é possível descobrir através do Social Listening as lojas mais mencionadas pelos seus consumidores, os assuntos com mais reclamações e os produtos mais citados. Dados estratégicos para ações de melhoria em pontos críticos. Durante a Black Friday é normal que aconteçam falhas, no entanto, preparar o seu time é a chave para enfrentá-las da melhor forma. 

A dica do nosso time é a criação de tags automáticas no Buzzmonitor para classificar seus depoimentos. Assim, é possível mapear rapidamente os assuntos que merecem maior atenção. Se você deseja saber como funciona na prática, veja exemplos de relatórios aqui.

 

3. Visão ampla sobre a sua marca e concorrentes 

Rapidez na tomada de decisões que vão impactar nas vendas na Black Friday

 

Durante um período tão decisivo quanto a Black Friday nenhum indicador pode passar despercebido. Por isso, recomendamos que você analise as suas métricas e também a dos concorrentes. Para não se perder em tantas informações, os dashboards de Social Listening reúnem em um só lugar todos os dados que seu time precisa para a tomada de decisões que vão influenciar nas vendas na Black Friday. Em um única página você tem acesso às métricas com dados atualizados em tempo real.

Alguns exemplos de relatórios que você pode visualizar nos dashboards de Social Listening são: evolução diária de menções, nuvem de termos, sentimento das menções, localização do consumidor, entre outros.

Recentemente, lançamos um dashboard com dados do Rock in Rio. Acesse aqui e inspire-se.

 

Definitivamente, o Social Listening proporciona um mundo de possibilidades para que marcas sejam mais assertivas e eficientes durante a Black Friday e datas sazonais do varejo. Agende uma consultoria com os nossos especialistas e descubra como o Social Listening pode ser estratégico para a sua marca.

3 aplicações do Social Listening para impulsionar suas vendas na Black Friday
Rolar para o topo