Como vincular aplicativos do Google Play Store ao Buzzmonitor

Buzzmonitor_MonitoramentoApps

Você acompanha o que os clientes falam sobre seu aplicativo?  A nossa plataforma de gestão de social media e atendimento multicanal está ainda mais completa com a possibilidade de monitorar avaliações de aplicativos. Em março, incluímos os aplicativos da App Store e agora chegou a vez dos usuários de smartphones Android. A partir desta quarta, 28/04, você pode monitorar e responder seus comentários dos apps do Google Play Store através do Buzzmonitor.

Para isso, você precisa ser o proprietário da conta do Console do desenvolvedor do Google Play e vincular sua conta do Console do desenvolvedor do Google Play.

Se você não sabe como vincular, preparamos um tutorial.

Veja o passo a passo para vincular seu app do Google Play ao Buzzmonitor

 

Passo 1. Acesse sua conta no Console do desenvolvedor do Google Play

Buzzmonitor_GooglePlay_Passo1

Passo 2. Nas configurações, selecione a opção Conta do desenvolvedor e em seguida Acesso à API.

Buzzmonitor_GooglePlay_Passo2

Passo 3. Se a seção Projeto do Google Cloud vinculado estiver como na imagem abaixo, clique na opção Criar novo projeto. Caso contrário, vá para a próxima etapa.

Buzzmonitor_GooglePlay_Passo3

Passo 4. Clique no Visualizar projeto no projeto do Google Cloud vinculado. Após o clique, você será redirecionado para o painel do Google Cloud e poderá gerenciar as configurações do projeto. 

Buzzmonitor_GooglePlay_Passo4

No painel do Google Cloud certifique-se de que o projeto correto está selecionado e a conta que está realizando as operações é a proprietária.

Passo 5. Selecione a seção APIs e Serviços e em seguida clique na opção +ATIVAR APIS E SERVIÇOS.

Buzzmonitor_GooglePlay_Passo5

Passo 6. Pesquise a API Google Play Android Developer e certifique-se de que ela está ativada.

Buzzmonitor_GooglePlay_Passo6

Passo 7. Novamente no Console do desenvolvedor, selecione a opção Criar conta de serviço e clique em Google API Console no pop-up.

Passo 8. Selecione a seção IAM e administrador e em seguida clique na opção +CRIAR CONTA DE SERVIÇO.

Passo 9. Na seção Detalhes da conta de serviço, dê um nome à conta (pode ser o que você quiser, mas é uma boa ideia nomear com algo relacionado ao Buzzmonitor para que você saiba o que é no futuro) e clique em Criar.

Buzzmonitor_GooglePlay_Passo9

Passo 10. Na seção Conceda a essa conta de serviço acesso ao projeto. Clique no menu suspenso Selecionar papel, escolha a opção Básico, selecione o tipo Navegador e clique em Concluir.

Buzzmonitor_GooglePlay_Passo10

Passo 11. Clique nos três pontos da conta criada no passo anterior e selecione a opção Gerenciar chaves. Na nova tela, clique em Adicionar chave, selecione Criar nova chave e, no pop-up, certifique-se de que a opção JSON esteja selecionada e clique em Criar. 

Em seguida, você deve receber uma mensagem dizendo “chave privada salva no seu computador” e a chave privada deve começar o download.

 

Passo 12. De volta ao  Console do desenvolvedor do Google Play, em Acesso à API, você deve ver a nova conta na lista de contas de serviço. Clique no botão Conceder acesso ao lado da conta de serviço que você acabou de criar.

Buzzmonitor_GooglePlay_Passo12

Na aba Permissões da conta, certifique-se que as opções abaixo estejam marcadas:

  1. Ver informações do app e fazer o download de relatórios em massa (somente leitura) – para que o Buzzmonitor tenha permissão para visualizar e acessar os dados de revisão dos seus aplicativos.
  2. Responder às avaliações – para que você possa responder através do Buzzmonitor.

 

Em seguida, pressione Convidar usuário.

 

Passo 13. Novamente no  Console do desenvolvedor do Google Play, em Acesso à API, você deve ver a nova conta na lista de contas de serviço. Clique no botão Acesso de visualização ao lado da conta de serviço que você acabou de criar.

Na aba Permissões do app, clique na opção Adicionar app, selecione os aplicativos que você deseja monitorar e clique em Aplicar. Certifique-se que as opções abaixo estejam marcadas:

  1. Ver informações do app e fazer o download de relatórios em massa (somente leitura) – para que o Buzzmonitor tenha permissão para visualizar e acessar os dados de revisão dos seus aplicativos.
  2. Responder às avaliações – para que você possa responder através do Buzzmonitor.

 

Em seguida, pressione Aplicar e Salvar alterações. No pop-up exibido, selecione a opção Sim.

 

Passo 14. Acesse a aba CRM nas configurações da sua conta no Buzzmonitor e associe sua conta da Play Store. No pop-up exibido, faça o upload do arquivo .json obtido no passo 11 e adicione os aplicativos que você deseja monitorar.

Buzzmonitor_GooglePlay_Passo14

O nome do pacote do aplicativo pode ser obtido através da url da página dele na Play Store. Por exemplo, na url https://play.google.com/store/apps/details?id=com.tom.SakuraBird, o nome do pacote é com.tom.SakuraBird e se encontra após o id=.

 

Pronto, seus aplicativos estão associados! Para monitorar suas interações basta acessar os relatórios na pasta da Play Store na coleção de atendimento.

 

Como vincular aplicativos do Google Play Store ao Buzzmonitor
Rolar para o topo