Social Media na Prática: Concorrência

O CASO

A moda das maratonas veio para ficar, por isso escolhemos três marcas de tênis de corrida para ilustrar este caso: Adidas, Asics e Nike (todos os dados apresentados são fictícios).

A concorrência entre estas 3 marcas é global e queremos mostrar como uma boa análise de dados da Social Media pode ajudar na hora de:

  • Conhecer os pontos fortes e fracos de seus concorrentes;
  • Avaliar a sua performance de comunicação e marketing;
  • Identificar clientes insatisfeitos com seu concorrente e encontrar argumentos para conquistá-los.

NA PRÁTICA

Cadastre as marcas no Buzzmonitor e seu projeto de monitoramento começa imediatamente. Cada marca terá os seus dados analisados em 7 reports (ver imagem abaixo), mas você pode cruzar os dados e gerar reports ilimitados conforme sua demanda.

PESQUISAS ESPECÍFICAS

Ao fazer uma pesquisa sobre sua marca, você receberá todas as menções feitas sobre ela. Mas neste caso, pretendemos saber somente o que estão falando nas redes sociais sobre “Tênis”. Então, basta ir em Filtros e selecionar um termo específico. O resultado que você terá, será um relatório com todas as publicações feitas que mencionaram a palavra “Tênis”.

CONQUISTE NOVOS CLIENTES

Saber o que os consumidores da sua marca e de seu concorrente dizem nas redes sociais é uma informação valiosíssima. Com um monitoramento regular e uma boa análise de dados, você será capaz de ir além e tentar conquistar clientes insatisfeitos com o concorrente.

Para isso, você pode criar um report apenas com o “buzz negativo” de seus concorrentes e montar uma pasta com todos aqueles clientes que estão insatisfeitos. No Buzzmonitor, basta criar um novo report, ir em filtros e selecionar o sentimento negativo.

Garanta que seu time está pronto para oferecer algo diferenciado e inovador àquele cliente. Faça uma análise sobre o perfil desse consumidor e certifique-se de que ele gostaria de receber uma proposta de sua equipe.

A prospecção também pode ser um momento interessante para conversar com um potencial cliente. Uma marca que se posicione como especialista e conselheira terá muitos fãs que falarão com ela e serão fiéis.

Faça o download gratuito de nosso e-book “37 relatórios úteis – Monitoramento de Redes Sociais no Buzzmonitor” e descubra o potencial de uma boa ferramenta de monitoramento.

Social Media na Prática: Concorrência
Rolar para o topo