Como monitorar os trending topics do Twitter

Dicas para monitorar o Twitter

Os brasileiros sempre mostraram a sua forte presença no Twitter (somos o 4º país com maior número de usuários ativos) e esse número tem se mostrado crescente desde o início da pandemia da Covid-19, quando um maior isolamento se tornou necessário. Com mais tempo em casa, as preferências dos usuários brasileiros ganharam grande dimensão. Quer um exemplo? Os programas de entretenimento como Big Brother Brasil e A Fazenda estão entre os mais comentados do mundo nessa rede social. Mas não foi só a TV que reinou entre os assuntos mais comentados durante 2021 e você pode descobrir mais abaixo.

Através de um estudo realizado no Buzzmonitor, analisamos os principais Trending Topics ao longo do ano, separados por mês. Você pode conferir abaixo alguns insights que se destacaram de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2021 e também as nossas dicas para monitorar o microblogging. Vamos lá?!

 

Quais os temas mais falados de 2021 no Twitter?

Os termos que apareceram nos Trending Topics:

Temas mais falados de 2021 no Twitter

 

  • Assim como em 2020 (quando esporte representou 39.7% dos tweets dos Trending Topics e entretenimento 37.4%), no ano que passou a rede social continua como o local onde as pessoas buscam falar de momentos de diversão. Seja sobre um reality show, jogo do seu time ou acompanhando os últimos lançamentos de filmes e séries. Com 45.3% o tema mídia e entretenimento foi o mais presente nos Trending Topics 2021, seguido de esportes (45.2%), política (3%) e jornalismo (2.4%).
  • No tópico de Esportes tiveram grande destaque o Flamengo, que permaneceu nos Trending Topics do Twitter em oito dos doze meses do ano, a torcida de Neymar que levantou a hashtag #neyday para apoiar o jogador em jogos decisivos do PSG e o NBA – principal liga de basquete do mundo.
  • Entre os programas de entretenimento que figuraram nos TT’s ao longo do ano estão os realities Big Brother Brasil, A Fazenda e No Limite, além da série Ginny & Geórgia, lançada em fevereiro pela Netflix, a série Outer Banks, também da Netflix (em julho), o final da novela Amor de Mãe, da Globo (em março), e o filme Homem-Aranha, que estreou nos cinemas no mês de novembro.
  • Mas nem só de amenidades foi o ano dos brasileiros no Twitter, viu? Ainda que os seguimentos de política (3%) e jornalismo (2,4%) não tenham ocupado uma grande parcela, temas relevantes estiveram nos TT’s. A troca de comando da Petrobrás e o Lockdown foram temas importantes no mês de fevereiro. Em maio, a CPI da Covid foi tema de destaque. Em agosto, a saída dos EUA do Afeganistão e as ameaças de Sérgio Reis ao STF movimentaram o Twitter. Já em Outubro, o apresentador do Flow Podcast, Monark, esteve no topo dos assuntos mais comentados devido à seu tweet sobre os limites de liberdade de expressão e preconceito.

Você pode conferir o estudo completo aqui.

Dicas para monitorar o Twitter em 2022

Obtenha insights e acompanhe a presença da sua categoria

Agora que você viu o quanto os brasileiros movimentaram o Twitter em 2021, chegou a hora de se manter informado também. Afinal, dados como volume de menções, comparativos e tags dos trending topics te ajudarão a criar conteúdos e interações mais assertivos, além de te deixar preparado sobre o que falam do seu cliente/marca/categoria.

Acompanhe abaixo as opções disponíveis para monitorar o Twitter no Buzzmonitor Trends. Nossa plataforma gratuita onde você acompanha os assuntos mais falados: 

 

  • Monitorando Trending Topics

Ao abrir a plataforma, a lista com os Trending Topics aparece no canto direito junto com o volume de cada um dos termos. Clicando nas configurações é possível escolher o filtro por local (world, brazil, portugal, spain).

Pesquisa dos Trending Topics do Twitter no Buzzmonitor Trends

 

  • Volume de menções por período

Se você deseja saber o volume de um termo específico, você pode buscar o que falam sobre ele no dia, nas últimas 24h, nos últimos 7 dias ou nos últimos 30 dias. Quando for gerado o gráfico evolutivo, basta desativar o marcador Facebook e Instagram para ter os volumes diários apenas do Twitter. 

Monitoramento Volume de menções de termos no Twitter
No exemplo, pesquisamos pelo termo “refrigerante”, que teve 11.312 resultados.

 

  • Comparativo com outros termos

Se você deseja, por exemplo, saber o que falam do concorrente em relação à sua marca, a plataforma oferece o comparativo. Ao lado do termo principal, adicione mais um em compare e obtenha o gráfico evolutivo e volume de menções dos dois. Todos esses dados também estão disponíveis para download no canto direito.

Comparativo dos termos "Refrigerante" e "Cerveja" no Twitter
No comparativo “refrigerante” e “cerveja” o segundo teve mais menções.

 

  • Top posts

E por último, mas não menos importante, uma funcionalidade que amamos. Além das que citamos, você também pode visualizar os posts mais engajados do Twitter no Buzzmonitor Trends. Um ótimo guia para saber quais referências os usuários buscam sobre um determinado tema/marca/categoria.

Top tweets sobre o termo refrigerante
Os portais de notícia de se destacaram quando pesquisamos sobre refrigerantes.

Ao acompanhar as suas métricas, seja criativo e cruze dados que façam parte do universo da sua marca. Logo após pesquisar os termos, que tal usar usar o Buzzmonitor para consultar os locais de consumo do seu produto? Por exemplo: a pesquisa praia x piscina seria uma ótima sugestão. 

Veja o que foi Trends em 2021! 

As possibilidades de monitoramento no Twitter são muitas, então te convidamos a ir além. Se você deseja explorar ainda mais funcionalidades, você pode experimentar o Buzzmonitor gratuitamente por 30 dias.

Clique agora no link e comece seu teste agora mesmo.

Teste Buzzmonitor grátis por 30 dias

 

Como monitorar os trending topics do Twitter
Rolar para o topo