Mídia e Esportes dominaram os Trending Topics do Twitter em 2021, segundo o Buzzmonitor

O que está na boca do povo, está também no Twitter. Por isso, acompanhar o que é tendência nessa rede social é fundamental para marcas que desejam se manter atualizadas. De tensões políticas a campeonatos de futebol, o Twitter segue presente em momentos decisivos e cotidianos da vida dos brasileiros, tanto que somos destaque mundial. Perdemos apenas para Holanda e Japão em penetração do Twitter e por aqui aproximadamente 23.7% dos internautas são usuários ativos, segundo dados da ComScore.

E para entender as preferências dos brasileiros no Twitter, mais uma vez fizemos o nosso tradicional levantamento dos Trending Topics Brasil. Os temas que estiveram em alta no ano que passou ajudam a entender o que vem por aí em 2022 e como marcas podem atuar na rede social. 

No resumo do ano de 2021, classificamos os top 10 Trending Topics de cada mês em categorias e tivemos a seguinte distribuição: Com 45.3% o tema mídia e entretenimento foi o mais presente nos Trending Topics 2021, seguido de esportes (45.2%), política (3%) e jornalismo (2.4%).

Acompanhe abaixo o levantamento dos top 10 Trending Topics Brasil em cada mês de 2021, classificados e analisados para gerarmos um resumo do ano.

Janeiro 2021 – Futebol e BBB dominaram os assuntos mais tuitados

Os torcedores do Flamengo dominaram o ranking do Trending Topics de Janeiro/21 e o entretenimento também esteve muito presente, com menções ao BBB 21 e ao programa Bom dia São Paulo. Mesmo iniciando no final de Janeiro (25/01/21) o reality show ocupou 4 das 10 posições do ranking. No primeiro mês de 2021, o falecimento por COVID da influencer Ygona Moura também foi destaque. 

1-  HOJE TEM FLAMENGO

2 – Fiuk

3 – #BDSP

4 – River

5 – #BBB21

6 – Juliette

7 – HOJE TEM CORINTHIANS

8 – caio

9 – DIA DE INTER 

10 –  Yogna

 

Fevereiro de 2021 – Lockdown preocupa os brasileiros

Apesar do BBB e o futebol continuarem presentes, assuntos ligados à política e sociedade estiveram nos top 3 TTs do mês. A troca de comando da Petrobras foi o mais frequente Trending Topic do mês e os tuiteiros também comentaram muito sobre o Lockdown. No tema do entretenimento, a citação à “Ginny” revela como a estreia da série do Netflix Ginny & Georgia foi tema de grande repercussão. Na ocasião, ela chegou a fazer parte da lista das 10 séries mais assistidas no streaming.

1 – Petrobras

2 – Ginny

3 – Lockdown

4 – Morumbi

5 – Camilla

6 – Jaque

7 – Tiago

8 – HOJE TEM FLAMENGO

9 – Dia de Inter

10 – Botafogo

 

Março de 2021 – Reta final da novela Amor de Mãe ganha destaque

Depois de uma pausa devido à pandemia, a novela global Amor de Mãe retornou em fevereiro de 2021 e teve seus últimos capítulos exibidos no final de março, sendo destaque no Twitter Brasil. As emoções das personagens Thelma e Lurdes estiveram no topo dos trending topics. O evento do Grammy também dividiu atenções dos tuiteiros e quando falamos em BBB, notamos o buzz sobre Rafael Portugal (do quadro CAT) superando o do apresentador Tiago Leifert. 

1 – Thelma

2 – Lurdes

3 – Vigor

4 – Rafael Portugal

5 – Sarah

6 – Tiago

7 – Grammy

8 – João

9 –  Rafinha

10 – HOJE TEM CORINTHIANS

 

Abril de 2021 – Tuiteiros se mobilizam na torcida por Neymar

A tradição de trocar a fotos do perfil pela de Neymar (o chamado #neyday) em jogos decisivos do PSG liderou os trending topics de abril. Além disso, o nome do jogador e do campeonato Champions League também estiveram nos top 10. O mês ainda foi marcado pelo destaque ao basquete (o jogador Stephen Curry se tornou o maior pontuador da história) Warriors, início da temporada de Hernán Crespo como treinador do São Paulo e pedido pela saída do participante do BBB, Arthur.

1 – #neyday

2 – Mayara Cardi

3 – Crespo 

4 – Neymar

5 – Curry

6 – Ana Maria

7 – #ForaArthur

8 – Arrascaeta

9 –  Champions

10 – Tiago

 

Maio de 2021 – NBA disputa a atenção com o futebol

A paixão brasileira pelo futebol, dividiu espaço nas redes sociais com os playoffs da NBA. Os times mais presentes nos trending Topics foram Los Angeles Lakers e o Boston Celtics. Ainda assim, o futebol teve a sua vez, com as citações ao Flamengo no topo do ranking , o grande buzz sobre o interesse do Inter em Felipe Melo e possível saída de Gerson do Fluminense. A estreia do filme Cruella, com Emma Stone, também foi tema de interesse dos tuiteiros. No campo da política, os brasileiros não deixaram de acompanhar a #CPIdaCovid.

1 – HOJE TEM FLAMENGO

2 – Lakers

3 – Felipe Melo

4 – Israel

5 – Vitinho

6 – Celtics

7 – Gerson

8 – Monark

9 –  Cruella

10 – #CPIdaCovid

 

Junho de 2021 – Tweets sobre os jogadores da NBA disparam

Se em maio o basquete dividiu atenção com o futebol, em junho ele foi unanimidade. Destaque nas quadras com o Los Angeles Clippers, o jogador Paul George também foi destaque nos Trending Topics Brasil . Outros times campeões de engajamento na rede foram o Atlanta Hawks (e seu jogador Trae Young), o Phoenix Suns e o Milwaukee Bucks com o Giannis Antetokounmpo. Nas estreias da TV, público ficou de olho no reality show #NoLimite e falando em vida real, a morte do serial killer Lázer foi assunto no top 3.

1 – Paul George

2 – Lázaro

3 – Hawks

4 – Trae Young

5 – Clippers

6 – Bragantino

7 – Giannis

8 – #NoLimite

9 –  Guzman

10 – Suns

 

Julho de 2021 – Polêmicas de Medina viram assunto das Olimpíadas

A eliminação de Gabriel Medina na semifinal e acusações de que a sua pontuação foi injusta em relação ao concorrente, o japonês Kanoa Igarashi, fizeram o surfista brasileiro ser o único atleta das Olimpíadas presente no top 10 dos TT ‘s. No mês de Julho também se realizou a final da Copa América, em que o Brasil perdeu para a Argentina. Mesmo estreando dia 30/07,a segunda temporada da série Outer Banks conseguiu um lugar de destaque entre os assuntos do mês. 

1 – Argentina

2 – Medina

3 – Renato

4 – Suns

5 – outer banks

6 – Bucks

7 – TOH SPOILERS

8 – Arrascaeta

9 – Lisca

10 – Flamengo

 

Agosto de 2021 – Saída dos EUA do Afeganistão gera buzz no Twitter

Assim como nos demais meses, jogadores e treinadores de futebol (Messi, Diego Costa e Diniz) estiveram nos holofotes, com destaque especial para Gabigol devido ao seu aniversário. O mundo do entretenimento foi agitado com o lançamento do álbum de Kanye West e discussões com a participante Nadja no programa Ilha da Record. Já na política, Sérgio Reis foi assunto de tweets devido à ameaça ao STF e o presidente americano Joe Biden pela retirada de tropas no Afeganistão, cuja operação foi finalizada em 30/08/21.

1 – Gabigol 

2 – Fortaleza

3 – Sérgio Reis 

4 – Messi

5 – Nadja (barraco ilha da record)

6 – Kanye 

7 – Diego Costa

8 – HOJE TEM FLAMENGO

9 – Biden 

10 – Diniz

 

Setembro de 2021 – A Fazenda da Record repercute na rede social

Se no primeiro semestre de 2021 o BBB dominou as conversas sobre reality show, a partir de setembro foi a vez do programa A Fazenda. Com estreia em 14/09, seus participantes (Borel, Dynho, Dyane, Erasmo, Medrado e Solange) estiveram entre os 10 tópicos mais falados do Twitter, com destaque para Nego do Borel, acusado de agressão sexual à modelo Dayane. Setembro também foi o mês de celebração centenário do educador e filósofo Paulo Freire.

1 – Borel

2 – Dynho

3 – Mitch

4 – Dayane

5 – Erasmo

6 – Medrado

7 – HOJE TEM FLAMENGO

8 – David Luiz

9 – Paulo Freire

10 – Solange

 

Outubro de 2021 – Preconceito no topo do debate

O apresentador do Flow Podcast, Monark, esteve no topo dos assuntos mais comentados devido à seu tweet sobre os limites de liberdade de expressão e preconceito. O debate acabou acarretando a perda do iFood como patrocinador do programa. Também foram tema de grande buzz o Halloween, a saída da participante Lary do reality show A Fazenda e a quarta temporada da websérie de RPG Ordem Paranormal, chamada Calamidade.

1 – HOJE TEM FLAMENGO

2 – Monark

3 – harry lambert

4 – Renato

5 – #Calamidade

6 – Halloween

8 – Lakers

9 – Gabigol

10 – Lary

 

Novembro de 2021 – Homem-Aranha entre os trending topics

Antes mesmo do seu lançamento, em 16/12/21, o filme do Homem-Aranha já estava engajando entre os tuiteiros brasileiros. O fato se deu pois Tom Holland declarou que o “sem volta para casa” poderia ser o último filme da franquia. Já os telespectadores de A Fazenda colocaram Valentina (eliminada em 19/11) no topo dos Trending Topics Brasil. O cantor da banda BTS, Seokjin, e a skin Jayce para o League of Legends também aparecem no ranking.

1 – Valentina

2 – Flamengo

3 – Solange

4 – HOJE TEM FLAMENGO

5 – Tom Holland

6 – Jayce

8 – Viktor

9 – seokjin

10 – David Luiz

 

Dezembro de 2021 – Farofa da Gkay entra no top 10 dos Trending Topics

A comemoração do aniversário da influenciadora Gkay, realizada em um hotel em Fortaleza, deu o que falar no Twitter e esteve nos Trending Topics do mês. Na reta final de A Fazenda, que encerrou em 17/12, os participantes que mais se destacaram foram Dynho, Solange e Mileide. Já no mundo dos esportes (além do futebol), Lewis Hamilton ficou entre os assuntos mais tuitados depois da polêmica com a decisão do mundial de Fórmula 1 em Abu Dhabi. 

1 – Dynho

2 – Solange

3 – Fortaleza

4 – Douglas Costa

5 – Gkay

6 – Mileide

8 – Hamilton

9 – Juventude

10 – Josué

 

Assim como em 2020 (quando esporte representou 39.7% dos tweets dos Trending Topics e entretenimento 37.4%), no ano que passou a rede social continua como o local onde as pessoas buscam falar de momentos de diversão. Seja sobre um reality show, jogo do seu time ou acompanhando os últimos lançamentos de filmes e séries. 

Mídia e Esportes dominaram os Trending Topics do Twitter em 2021, segundo o Buzzmonitor
Rolar para o topo