Tudo o que você precisa saber sobre cadastro de termos e possibilidades de monitoramento

Atualizado em 28/04/2021

 

Cada rede social tem a sua particularidade quanto à política de interpretação de termos ou hashtags. Isso significa que é preciso seguir as regras e normas das APIs, já que cada rede social possui seu próprio processo de coleta de interações.

Confira como funciona a coleta para cada rede social!

Facebook

Atualmente é possível coletarmos somente informações públicas de páginas e o cadastro é feito através da URL da página desejada como mostrado na imagem abaixo.

A coleta de dark posts não é realizada para páginas públicas de forma automática. Por se tratar de informações privadas da marca, só é possível fazer esse monitoramento do seu concorrente se tiver a URL em mãos e com ela é possível comparar a performance da sua campanha com o do seu concorrente.

Para que a coleta privada de páginas seja ativada, é necessário realizar o Social Login de um perfil do Facebook que seja administrador da página. Assim, a coleta de mensagem privadas e dark posts será realizada automaticamente.

Veja as possibilidades: 

Páginas administradas:

  • Mural da página (publicações, comentários, respostas e avaliações orgânicas e patrocinadas);
  • Inbox;
  • Dark posts;
  • Grupos (Precisa ser administrador do grupo);
  • Marcações fora da sua página, mas não pode interagir nelas;
  • Agendamento de publicação;
  • Performance completa em Analytics;

Páginas não administradas:

  • Mural da página (publicações, comentários e respostas orgânicas);
  • Monitoramento de publicações específicas (incluindo dark posts);
  • Performance em Analytics;

Instagram

No dia 11/12/2018, o Facebook desativou por tempo indeterminado a API que permitia a busca por localização do Instagram, não sendo mais possível utilizar esse recurso para monitoramento. Saiba mais aqui.

​​Há dois tipos de coleta em Instagram: hashtags e perfis. Cada uma destas coletas possui um tipo de cadastro:

1. Hashtags: é necessário preencher no campo de tags as hashtags desejadas. Mas algumas regras devem ser seguidas:

  • Não utilize o símbolo de # e não utilize termos booleanos.
  • Deve ser preenchido de forma simples e com as variações de acentuação/caracteres especiais.
  • Existe a variação de letras maiúsculas e minúsculas.

Exemplo: guaranabrasil, guaranabrasil, Guaranabrasil, Guaranabrasil

  • Existe um limite para coleta de hashtags. Para cada conta de Instagram autenticada na conta do Buzzmonitor é possível monitorar 30 hashtags. Esse limite será exibido no cadastro de brands conforme o número de contas de Instagram autenticadas. Há alguns detalhes sobre esse limite:

a. Em cada alteração feita nas hashtags (por exemplo: retiro a hashtag guaranabrasil e adiciono a guaranábrasil) é necessário esperar um período de 7 dias para a coleta funcionar para a hashtag nova.

b. O limite de 30 hashtags é específico do perfil autenticado de Instagram. Se esse mesmo perfil estiver autenticado também em alguma outra conta Buzzmonitor, o limite será calculado também com as hashtags cadastradas nesta outra conta do Buzzmonitor. Por isso pode acontecer de clientes terem um perfil de Instagram autenticado (limite de 30 hashtags), mas aparecer um limite menor no cadastro de brands.

Veja aqui todos os detalhes sobre o limite para coleta de hashtags.

2. Perfis: só é possível monitorar perfis públicos e comerciais, além dos perfis autenticados.

No caso de perfis públicos e comerciais, apenas as postagens são coletadas e é preciso que o perfil esteja configurado como comercial para que a sincronização seja feita ao Buzzmonitor. Veja aqui o passo a passo do Instagram para converter um perfil em perfil comercial.

Para os perfis autenticados (das marcas que você gerencia), é feita a coleta de postagens, comentários, respostas, menções, marcações, ads (posts patrocinados) e stories que a marca publicar.

Para ativar a coleta de ads do perfil é necessário ter o perfil vinculado ao Gerenciador de Anúncios do Facebook. Aqui você confere o passo a passo completo para ativar o módulo Ads para monitorar posts patrocinados no Instagram.

Além dessas coletas o Instagram permite o agendamento de publicações (fotos e vídeos) no feed do perfil autenticado e também entregar dados de performance do seus stories do mesmo.

No Buzzmonitor também é possível obter dados de performance para perfis não autenticados (não são das marcas que você gerencia) mas com algumas limitações.

Veja as possibilidades: 

Páginas administradas:

  • Monitoramento e atendimento (publicações, comentários, respostas e IGTV);
  • Monitoramento de marcações e stories que a própria marca publicar;
  • Monitoramento e atendimento (ads);
  • Performance completa em Analytics.

Páginas não administradas:

  • Monitoramento de perfis que sejam públicos e comercial (coleta apenas publicações);
  • Monitoramento de posts via hashtags;
  • Performance em Analytics.

Twitter 

Para ativar a coleta de Twitter no Buzzmonitor, é necessário preencher dois campos, que são: Termos de Busca e Usuário para rastrear.

Em termos de busca você deve preencher as palavras-chave através de termos booleanos no início do cadastro do seu projeto e os operadores devem sempre estar em caixa alta.

Exemplo: “guarana zero” OR guaranazero. Aqui não é necessário preencher as palavras-chave com acentuações, caracteres especiais ou letras maiúsculas, pois para este campo não existem estas diferenciações.

Já em usuários para rastrear basta colocar o nome de usuário no Twitter exatamente igual está na rede social, mas sem o @.

O Twitter permite que se faça uma busca em tempo real dos seus termos de busca, para fazer o mesmo basta colocar as palavras e suas variações separadas por vírgulas.

Exemplo: guarana zero, guaraná zero, guaranazero, guaranázero.

Veja as possibilidades: 

Páginas administradas:

  • Monitoramento e atendimento de posts do mural;
  • Menções ao perfil;
  • Monitoramento e atendimento de mensagens privadas (perfis autenticados);
  • Acesso completo à performance em Analytics;
  • Busca por bio;
  • Agendamento de publicações (apenas perfis autenticados).

Páginas não administradas:

  • Monitoramento de perfis públicos;
  • Monitoramento de menções espontâneas (hashtags e palavras-chave);
  • Localização;
  • Seguidores;
  • Biografia;
  • País;
  • Performance em Analytics.

LinkedIn

A coleta não é feita através de palavras-chave e sim pelo Social Login de um perfil que seja administrador da página desejada. Ou seja: só há coleta para página de empresa em que o usuário seja administrador.

Também é possível pelo Buzzmonitor o agendamento de publicações fotos e textos.

Veja as possibilidades: 

  • Monitoramento e atendimento de posts e comentários (dentro da página da marca);
  • Monitoramento de mensagens (dentro da página da marca).

YouTube

Atualmente no Buzzmonitor para canais autenticados é possível fazer o monitoramento e atendimento dos mesmos e também ter dados de performance. Para autenticar seu canal é preciso que seja feito o Social Login pelo Buzzmonitor que você pode ver como fazer aqui.

Para os canais que não administramos é preciso colocar o link do canal no Buzzmonitor como na imagem abaixo. Importante que seja o link que contenha a palavra channel, feito isso será possível ter dados de performance deste canal.

OBS: Se não for um canal que você administra não é possível monitorar vídeos e comentários. É possível visualizar através do Analytics, os dados de insights dos últimos 30 dias.

Veja as possibilidades: 

Páginas administradas:

  • Monitoramento e atendimento dos vídeos, comentários e respostas (dentro do canal);
  • Performance completa em Analytics.

Páginas não administradas:

  • Performance em Analytics.

Blogs e Fóruns

O Buzzmonitor possui um banco de dados com centenas de milhares de blogs e fóruns que possuem RSS e, se algum destes sites citar uma das palavras-chave que esteja cadastrada em termos de buscas através dos termos booleanos padrão, ela será coletada.

Veja as possibilidades: 

De forma pública:

  • Monitoramento por palavras-chave e hashtags de sites, blogs e fóruns que possuem RSS;

Buzzmail

Após sincronizar o e-mail ao Buzzmonitor, a primeira coleta acontecerá em no máximo 10 minutos. Após isso, novos e-mails serão coletados em até 4 minutos.

Veja as possibilidades:

Sendo administrador

  • Monitoramento e atendimento de e-mails recebidos;

*Não é possível monitorar de forma pública. É necessário ser administrador e sincronizado ao Buzzmonitor.

Google My Business

Após a sincronização do seu perfil Google My Business o Buzzmonitor vai permitir que você veja a performance em Analytics, as avaliações e os comentários no seu perfil (+interações).

Veja as possibilidades:

Sendo administrador

  • Monitoramento e atendimento de avaliações (sem comentários e perguntas);
  • Monitoramento de perguntas nos locais sincronizados;
  • Performance em Analytics

*Não é possível monitorar de forma pública. É necessário ser administrador e sincronizado ao Buzzmonitor.

Reclame Aqui

Sendo administrador da conta, é possível realizar o monitoramento e atendimento das mensagens recebidas (públicas e privadas).

*Não é possível monitorar de forma pública sendo necessário ser administrador da marca, ter contratado a API de leitura e escrita e sincronizar essa API com nossa plataforma.

Veja as possibilidades:

Sendo administrador

  • Monitoramento e atendimento de mensagens públicas e privadas;
  • Solicitação de avaliação do atendimento.

*Não é possível monitorar de forma pública. É necessário ser administrador e sincronizado ao Buzzmonitor.

WhatsApp

Sendo administrador da conta, é possível realizar o monitoramento e atendimento das mensagens recebidas no número sincronizado. É possível responder mensagens enviadas em até 24 horas.

*Não é possível monitorar de forma pública sendo necessário ser administrador da marca, ter contratado a API do WhatsApp e sincronizar essa API com nossa plataforma.

Veja as possibilidades:

Sendo administrador

  • Monitoramento e atendimento de mensagens recebidas no número sincronizado.

*Não é possível monitorar de forma pública. É necessário ser administrador e sincronizado ao Buzzmonitor.

App Store

É possível cadastrar a URL da App Store e monitorar a avaliação dos usuários.

Veja as possibilidades:

De forma pública

  • Monitoramento e atendimento das avaliações (cadastrando a URL).

Google Play Store

É possível realizar o monitoramento e atendimento das avaliações do app da Google Play Store.

Veja as possibilidades:

Sendo administrador

  • Monitoramento e atendimento das avaliações (cadastrando as URL).

*Não é possível monitorar de forma pública. É necessário ser administrador e sincronizado ao Buzzmonitor.

Aprenda aqui como vincular seu aplicativo do Google Play Store ao Buzzmonitor

 

Gostou? Inscreva-se para receber nossos conteúdos

 

Tudo o que você precisa saber sobre cadastro de termos e possibilidades de monitoramento
Rolar para o topo