No dia 14 de julho aconteceu em São Paulo o evento “Gestão de Franquias em Social Media”, que contou com a presença de mais de 40 convidados de agências e empresas. A consultora do Buzzmonitor, Juliana Mendonça, mostrou como fazer uma gestão eficaz de franquias em social media. No final, Camila Alves, do time de Marketing da Ultragaz, apresentou o case da empresa, que hoje tem mais de 700 revendas ativas nas redes sociais.
Aqui vamos fazer um review sobre os pontos principais abordados no evento para que você também consiga gerenciar sua rede de franquias com mais rapidez, facilidade e eficácia, aumentando exponencialmente o faturamento de sua marca.
Conheça os principais destaques do evento:
- Franquias possuem 3 modelos de presença em redes sociais
Cada franquia pode optar por se posicionar de uma forma nas redes sociais. Os modelos mais comuns de presença são:
1. Centralizada: apenas uma “página-mãe” centralizadora de todos os conteúdos.
2. Descentralizada: mais de uma página, independentes uma da outra.
3. Autonomia Padronizada: mais de uma página, com alguns conteúdos padronizados pela marca, mas há certa liberdade para a produção de postagens.
Todos os formatos oferecem oportunidades e ameaças para as marcas. É importante que cada empresa estude o formato mais adequado e estratégico, para que assim as publicações gerem um retorno mais positivo e crises possam ser evitadas.
- Monitoramento de redes sociais agrega benefícios às franquias
Os primeiros tópicos abordados foram como o monitoramento pode trazer uma série de benefícios para as empresas. O monitoramento mostra os principais temas citados pelo seu público para que assim você possa identificar tendências e oportunidades, por exemplo. Além disso, é possível acompanhar as franquias mais engajadas, quais consumidores mais interagem com sua marca, conteúdos potenciais para “viralizar”, explorar percepções por regiões e estados e verificar a reputação de cada franquia.
Importante! O monitoramento também gera a possibilidade de identificar postagens e comentários polêmicos que possam gerar crises à marca. Com isso é fundamental que a empresa crie um plano de contingência para agir em situações de crise.
- Monitoramento de locations é estratégico para as franquias
Atualização: no dia 11/12/2018 o Facebook desativou por tempo indeterminado a API que permitia a busca por localização do Instagram, não sendo mais possível utilizar esse recurso para monitoramento. Saiba mais aqui.
Monitorar a geolocalização em redes sociais já é uma realidade. Aqui você confere o passo a passo como fazer isso e todas as possibilidades que esse monitoramento oferece.
Com as franquias a localização é ainda mais importante. Para exemplificar como o monitoramento da geolocalização é importante para uma rede de franquias, monitoramos as localizações do restaurante Outback. Confira alguns gráficos que foram gerados a partir das Instagram Locations:
1. Volume de publicações em cada loja:
Analisar quantas postagens foram feitas pelos consumidores de cada loja em um determinado período.
2. Os horários com mais postagens em cada franquia:
É possível acompanhar quais são os horários com mais buzz em cada franquia e comparar duas ou mais em um mesmo gráfico. No exemplo abaixo, o pico do Outback Center Norte é às 22h, enquanto no Outback Cidade São Paulo o pico é às 21h.
3. Temas mais citados classificados por sentimento:
O gráfico mostra quais foram os temas mais mencionados nas publicações e se eles foram positivos, negativos ou neutros.
- Alertas por e-mail pode ajudar franquias a monitorar temas sensíveis
É possível criar alertas com termos que possam gerar crises de imagem à marca e assim conter uma situação de risco com mais rapidez. Isso significa que sempre que for feita uma publicação mencionando um termo negativo relacionado à marca, automaticamente um e-mail será enviado para o responsável com um alerta sobre a postagem.
Importante: os cases com repercussão negativa devem servir de exemplo para as marcas observarem o que não deve ser feito de forma alguma pelas franquias nas redes sociais. Basta uma postagem com conteúdo ofensivo ou negativo para que toda a reputação de uma marca seja prejudicada.
O case da Ultragaz, que você confere aqui, serviu para ilustrar que mesmo uma marca com mais de 700 revendas pode ser monitorada de perto para que se tenha um controle de tudo o que é publicado, tanto pelas revendas quanto pelos usuários.
O evento do Buzzmonitor foi um sucesso! Confira a foto com o time do Buzzmonitor e todos os convidados presentes:
Comece agora mesmo a usar o Buzzmonitor e a monitorar sua rede de franquias