Tão importante quanto ter um bot é acompanhar todas as métricas e insights que ele oferece para uma marca. Por isso, utilizamos algumas ferramentas para mensurar os dados que os bots nos trazem, como:
- Buzzmonitor
- Facebook Analytics
Aqui abordaremos algumas das métricas do Facebook Analytics que permitem criar segmentações de público para análise e também realizar alguns cruzamentos importantes de dados.
Estes são alguns dos dados disponíveis na ferramenta:
Dados sobre o dispositivo que acessa o bot
- Quantidade de espaço disponível;
- Tamanho da tela;
- Marca e modelo;
- Operadora de telefonia;
- Sistema operacional;
- Navegador web;
- Número de núcleos do processador;
- Idioma da interface.
Dados sobre o consumidor
- Região (estados);
- Cidades;
- Idade;
- País;
- Sexo;
- Idioma do Facebook;
- Timezone.
Dados sobre interações com o bot
- Clique em botão;
- Envio de arquivo;
- Envio de texto;
- Mute on/off;
- Exclusão de conversa;
- Denúncia;
- Bloqueio.
Com estes dados “crus” é possível fazer uma série de cruzamentos com o objetivo de conhecer melhor o seu público, tais como:
- Nos últimos 28 dias tivemos em um bot de cliente 753 usuários do sexo feminino que acessaram o bot a partir de dispositivos Apple na cidade de São Paulo.
- Nos últimos 28 dias tivemos 288 usuários, entre 25 e 34 anos, que utilizaram dispositivos com sistema Android da operadora Vodafone para interagir com o bot a partir da cidade do Porto.
- Dos usuários que interagiram com um determinado bot nos últimos 60 dias, 2,24% utilizam celulares com sistema Android da Samsung (Galaxy J5 Prime) ou Motorola (Moto G).
A qualidade e quantidade de cruzamentos disponíveis está atrelada à quantidade de usuários que cada bot possui. Isso significa que quanto maior for o número de usuários, maior a quantidade de cruzamentos possíveis.
Essas métricas são importantes para entender de forma aprofundada quem é o público que interage com seu bot e assim criar campanhas mais específicas para seus consumidores.
Confira alguns cases de bots da E.life!
Ficou interessado e deseja saber mais sobre bots e criar um para sua empresa? A E.life tem uma equipe dedicada ao desenvolvimento de bots: navegação, programação, redatores e designers estão preparados para criar o seu chatbot. Fale com nossos consultores aqui!