A queda do WhatsApp foi citada em 94.437 postagens de veículos de imprensa e influenciadores em redes sociais

Definitivamente, os brasileiros não estão preparados para uma vida sem redes sociais. 

É o que ficou claro ontem (04/10) com a queda do Facebook, Instagram e WhatsApp. 

A instabilidade, que durou cerca de 6h, pegou a todos de surpresa e foi até apelidada de “Apocalipse das Redes Sociais”, levando o Facebook a um prejuízo de aproximadamente US$6 bilhões.

Sem a opção de compartilhar informações no Instagram, Facebook e WhatsApp, a solução dos usuários foi migrar sua atenção para outras redes sociais. E para entrar no clima, até o perfil oficial do Twitter fez uma brincadeira irônica sobre a situação. A publicação foi repostada por mais de 500 mil usuários e até o WhatsApp respondeu.

Para analisar o buzz sobre a queda, utilizamos o Buzzmonitor Trends, que mapeia o que dizem noticiosos e perfis de influenciadores em redes sociais. Em 04/10, foram 213.267 menções em português às redes sociais do Facebook (WhatsApp, Instagram e Facebook). No ranking das mais citadas, o WhatsApp está no topo, confirmando a importância do mensageiro entre os brasileiros. 

WhatsApp – 94.437 menções

Instagram – 67.545 menções

Facebook – 51.285 menções

Abaixo, podemos ver a distribuição de menções sobre cada rede social.

Fazendo um comparativo com o buzz da semana, podemos perceber o quanto foram expressivos os picos de menções. O dia 04/04 foi responsável por 56,35% do buzz da semana sobre o WhatsApp, 65,47% sobre o Instagram e 66,84% sobre o Facebook.

O concorrente do WhatsApp também teve um aumento repentino no buzz. Só em 04/10, foram 24.488 citações ao Telegram coletadas pelo Buzzmonitor Trends, o que representa 83,43% das menções de toda a semana.

Já o Twitter foi mencionado em 28.640 posts na ferramenta. Esse volume é 60% do buzz de toda a semana em relação ao termo Twitter.

 

A queda do WhatsApp foi citada em 94.437 postagens de veículos de imprensa e influenciadores em redes sociais
Rolar para o topo