Você com certeza já usou o Twitter para reclamar de algo ou já viu alguém reclamando, né? Esse comportamento comum na rede social foi a chave para gerar buzz sobre um lançamento de O Boticário. A linha Nativa SPA Jasmim Sambac reduz os efeitos do estresse na pele em apenas 7 dias!. E para dialogar de um jeito criativo com os potenciais clientes, a marca mapeou conversas com possibilidade de interação com os termos “estresse”,”estressado” ou “estressada” no Twitter, aumentando assim o alcance do lançamento para além dos canais do Boticário.
Foi aí que entrou o módulo monitoramento do Buzzmonitor.
MONITORAMENTO CRIATIVO GEROU DIÁLOGO COM POTENCIAIS CLIENTES
- DESAFIO
Dentre o universo de mensagens postadas no Twitter diariamente, O Boticário
tinha que monitorar as menções a “estresse”, “estressado” e “estressada” fora de seus canais. O cuidado aqui foi de mapear e entrar apenas em conversas que tivessem um tom positivo e bem-humorado, em que a marca pudesse oferecer a linha Nativa SPA Jasmim Sambac para reduzir os efeitos do estresse na pele e cabelos.
- PROCESSO
Utilizando o módulo monitoramento do Buzzmonitor, o time de marketing do Boticário fez a coleta de menções a “estresse”, “estressado” e “estressada” no Twitter. Após o mapeamento, a equipe fez uma análise qualitativa de quais usuários eles iriam interagir (diante do escopo citado no desafio). Além disso, influenciadores para reverberar a ação além de premiar as mensagens mais criativas com um kit do lançamento Nativa SPA Jasmim Sambac. Ao todo,os autores de 100 mensagens receberam o kit.
Depois dessa coleta, chegou a hora de interagir com os usuários sugerindo a linha como uma solução. Olha só um exemplo de como a marca dialogou com os twitteiros.
- RESULTADOS
Além de gerar buzz nas redes sociais, a ação foi compartilhada em portais de publicidade como a Propmark.
No Twitter, o objetivo de gerar awareness sobre o lançamento foi alcançado. Por meio das interações, O Boticário atingiu 21 milhões de impressões e 187 mil engajamentos com as mensagens.
Confira o vídeo do case:
O case é um exemplo criativo de como marcas podem utilizar o módulo monitoramento do Buzzmonitor para mapear potenciais clientes e criar diálogo considerando sua rotina. Ao invés de pesquisar apenas pela sua marca, monitorar menções relacionadas a um momento da jornada de compra (nessa ação os usuários estavam no momento do reconhecimento do problema) é um caminho que gera bons frutos.
Se você quer entender mais sobre o tema, te convidamos a assistir nosso webinar.