Micro, macro e megainfluenciadores: veja as estratégias da Renner, Riachuelo e C&A no Instagram

Dos provadores às dancinhas, o mercado de moda é um dos setores com maior atuação dos influenciadores digitais no Instagram. A fim de entender melhor o impacto e os resultados dessas parcerias entre marca e influencer na moda, fizemos um estudo do Instagram das grandes marcas de fast fashion Renner, Riachuelo e C&A. 

Quando se trata do impacto que o influenciador digital tem na jornada de compra dos clientes, a pesquisa “Quem são os principais influenciadores digitais de 2019”, da MindMiners, mostra que, dentre as categorias de produtos e serviços que as pessoas mais compram seguindo indicações das personalidades da internet, roupas representam 38%.

Para entender na prática quais os resultados dessas parcerias nas redes sociais das marcas, fizemos uma análise do perfil do Instagram da Renner, Riachuelo e C&A, entre 17/05 e 17/06/2022, utilizando o módulo de Analytics da Buzzmonitor.

O estudo traz dados de performances das três marcas – como crescimento de seguidores, engajamento, conteúdo, etc. Além disso, aborda a atuação da marca com influenciadores em números – características dessas parcerias, quais influenciadores tiveram maior destaque, quais tiveram mais interações nas campanhas e muito mais.

Continue lendo e confira o estudo completo!

Renner é a marca que cresce mais rápido no Instagram

Nos dois meses do estudo, entre 17/05 e 17/07, a Renner foi a marca que mais ganhou seguidores no Instagram dentre as três empresas analisadas. A marca conquistou 72.627 novos seguidores em sua conta, alcançando o número total de 8.132.432 seguidores. O crescimento em números totais é mais do que o dobro da Riachuelo e C&A.

A marca, no entanto, teve uma queda de 46,3% no engajamento nesse período. A média de engajamento foi de 0,28, enquanto nos dois meses anteriores foi de 0,65. Segundo a Iconosquare, uma boa taxa de engajamento varia entre 1% e 5%.

Renner aposta em micro e macroinfluenciadores 

Para entender quais foram os conteúdos que tiveram a melhor performance, analisamos o top 10 de posts com mais interações entre 17/05 a 17/07. Oito dos 10 posts com mais interações no perfil Renner neste período foram feitos em parceria com influenciadores digitais, em sua maioria vídeos.

Todos os conteúdos em parceria com influencers tinham as mesmas características: as influenciadoras mostrando, de forma breve, vários looks da loja. Foram abordados looks de inverno, bolsas, looks coloridos, dicas para o fim de semana e mais. 

As influenciadoras que performaram melhor no Instagram da Renner são microinfluencers (10 a 100 mil seguidores) e macroinfluencers (100 mil a 1 milhão). A estratégia em todos os posts foi publicar pelo perfil da Renner, mencionando as influenciadoras.

O destaque vai para a influencer e modelo Maju de Araújo, que aparece nas posições 1 e 7 deste ranking. Apesar de a marca ter mais de um conteúdo com vários influenciadores, ela foi a única que apareceu duas vezes no top 10, dentre elas na primeira colocação, com mais de 18 mil interações.

Os dois únicos posts do top 10 que não foram em parceria com influenciadores digitais se tratavam de um vídeo mostrando como pagar pelo app da Renner e fotos de looks com a persona da loja, Rennata.

Veja o top 10 de posts com mais interações da Renner entre 17/05 e 17/07:

 

Riachuelo tem maior engajamento no Instagram

A Riachuelo foi a marca que menos cresceu em número de seguidores no Instagram neste período, mas foi também a que teve o melhor engajamento médio.

Entre 17/05 e 17/07, a marca ganhou 25.634 novos seguidores, chegando a um total de 8.149.136 seguidores. E é a que acumula mais seguidores, com uma diferença de 17 mil

Neste período, a Riachuelo fez 128 posts orgânicos, sendo 90 fotos e 38 vídeos. Ela foi a marca que mais investiu em vídeos. O dia 01/06, foi o dia em que a marca mais fez publicações, sendo 10 em um único dia. 

Esses posts foram fotos e vídeos da festa de lançamento e dos produtos da collab com a marca de roupas Approve, do influenciador Leo Picon. O evento Approve Yourself contou com a presença de vários influenciadores digitais.

Neste período de 17/05 a 17/07, a Riachuelo teve um crescimento de 68,77% no engajamento, se comparado ao período anterior. A empresa teve uma média de engajamento de 0,77 – o maior engajamento médio entre as três marcas.

O pico de engajamento registrado no gráfico abaixo, entre 28/05 e 01/06 aconteceu no mesmo período em que a Riachuelo lançou a collab com a Approve.

 

Riachuelo faz collab com marca de roupas de influenciador e aposta em megainfluenciadores na divulgação

Dos 10 posts mais bem engajados pelo público neste período, nove foram em parceria com influenciadores. Além disso, quatro desses posts foram da collab #ApproveparaRiachuelo. 

Diferente da Renner, que apostou em seguidores com média de 100 a 200 mil seguidores, a Riachuelo buscou megainfluenciadores, com milhões de seguidores, a exemplo de Rafael Uccman (9 milhões), Álvaro (9,8 milhões), Tata Cocielo (9,5 milhões), Bruna Unzueta (2,3 mlhões), Leo Picon (5,8 milhões) e Lore Improta (13,8 milhões). 

Outra característica das parcerias feitas entre Riachuelo e os influenciadores digitais é que as publicações são feitas em conjunto, nos perfis dos dois ao mesmo tempo. Apenas uma delas não foi feita dessa forma e foi postado apenas no perfil da marca.

O influencer com melhor performance em números foi Rafael Uccman, que teve 179 mil interações em sua foto em parceria com a Riachuelo. Esse número representa mais de 30% do que o segundo post do top 10 e mais de 50% do que o terceiro post nessa sequência.

Outro destaque foi o influenciador Leo Picon, que fez duas das campanhas do top 10, nas posições 5 e 6, além de participar do vídeo da campanha com a influenciadora Gabi Lopes (7º) e da foto com a influenciadora Bruna Unzueta (4º), que também performaram no ranking. 

Ele é também o dono da marca Approve, que teve peças nas campanhas com Rafael Uccman (1º), Tata Cocielo (3º), Bruna Unzueta (4º) e com ele mesmo (6º)..

Veja o top 10 de posts com mais interações na Riachuelo entre 17/05 e 17/07:

C&A faz mais posts no Instagram, mas tem menos engajamento

A C&A foi a marca que mais fez posts orgânicos no Instagram entre 17/05 e 07/07. Ao total, foram realizadas 137 publicações orgânicas em sua conta, sendo 118 do tipo foto e 19 do tipo vídeo. 

Até o último dia da análise (17/07), a C&A acumulou 6.674.784 seguidores no Instagram. No período de dois meses estudados, a marca conquistou 31.370 seguidores em seu perfil.

A marca teve o menor engajamento médio dentre as três empresas estudadas, chegando a uma média de 0,21. Esse número representa uma queda de 34,9% se comparado com o período anterior. 

Houve três picos de engajamento, como podemos ver no gráfico abaixo. O primeiro (17/05), que já vinha do dia anterior, foi um post sobre casacos para o inverno, que teve mais de 6 mil interações (este post não consta nos nossos relatórios pois foi feito no dia 16/05, um dia antes do início da nossa análise, no entanto, podemos ver que as interações no post continuaram mesmo no dia seguinte).

Os outros picos de engajamento foram resultados de posts sobre os temas: looks jeans e dia dos namorados (30/05) e jaqueta puffer (22/06).

C&A trabalha com coletivos, ilustradores e pequenas marcas

Seguindo um caminho diferente das concorrentes, a C&A não trabalhou com muitos influenciadores em seu perfil do Instagram entre 17/05 e 17/07. A marca criou a coleção #CeATees, com o intuito de dar voz e suporte aos artistas independentes. As peças dessa coleção são exclusivas e feitas por ilustradores que ocuparam espaço na rede social da C&A nesses últimos meses.

Além disso, a marca não utilizou grandes influenciadores para fazer os tradicionais posts de escolhas de looks. Ao invés disso, estrelou os próprios colaboradores da marca, como podemos ver no exemplo do post abaixo:

Dos 10 posts com mais interações da C&A, um deles foi feito em parceria com as microinfluenciadoras Aryane Calazans (@diquinhadamiga_) e Izzadora M Souza, abordando os mesmos looks em corpos diferentes. Esse post ocupou o 2º lugar no ranking das publicações com mais interações. 

Outros dois posts que traziam ilustradoras da coleção #CeATees também estiveram no top 10. Em 7º colocado, um vídeo com a ilustradora Cristine, do Recife, e seu processo criativo. E em 10º no ranking, fotos das peças feitas pela ilustradora Bruna Bastos, de Belém. 

Os demais posts do top 10 foram fotos de produtos, com a temática de moda inverno (1º), jeans, jaqueta puffer, botas para o Rock in Rio, bolsas, dia dos namorados e infantil. 

Veja os top 10 de posts com mais interações da C&A entre 17/05 e 17/07:

Faça análise de performance das redes sociais

Acompanhar as métricas do Instagram e das demais redes sociais é essencial para o crescimento da marca. Utilizar Inteligência de Dados ajuda a identificar qual a preferência do seu público, que tipo de conteúdo performa melhor e ter insights de crescimento. Mas isso não é tudo.

Com o módulo de Analytics da Buzzmonitor, você pode monitorar não só a sua marca, mas também os seus concorrentes, fazer benchmarking baseado em dados de qualidade e ter insights incríveis para superá-los nas redes sociais. 

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Identifique o influenciador ideal para a sua marca

O módulo de Influencers da Buzzmonitor te ajuda a identificar o influenciador ideal para a sua marca, que tenha o perfil da sua empresa. Use palavras-chave, tipo de perfil (pessoal ou empresa), número de seguidores e outros filtros para encontrar o influenciador perfeito para representar seu produto ou sua marca nas mídias sociais.

São quase 1 milhão de influencers em nosso banco de dados, 13 filtros diferentes e 22 relatórios pré-configurados. Você também consegue armazenar e monitorar as informações sobre seus influenciadores, acompanhar os resultados das suas campanhas em tempo real e ver outros temas que seus influenciadores mais citam.

 

 

 

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