As métricas da Buzzmonitor estão diferentes do Meta Business. O que isso significa?

Se você comparou os dados das suas contas do Facebook ou do Instagram através do módulo de Analytics da Buzzmonitor com os dados fornecidos diretamente no Meta Business durante o mesmo período e percebeu diferenças nos dados, isso não é um erro e nós vamos te explicar!

Os dados do Meta Business são gerados diretamente pelas redes sociais – Facebook e Instagram. Já os dados que são fornecidos pela Meta para a Buzzmonitor (e para qualquer outra ferramenta de gestão de social media) são retornados pela Graph API, que é a API oficial da Meta. Vale salientar que a Buzzmonitor é parceira oficial da Meta e utiliza apenas os dados fornecidos pela Graph API, sem dados de outras fontes.

Dito isto, primeiro é preciso entender que Rede Social e API possuem conceitos, ambientes e cálculos diferentes. E sistemas diferentes mensuram de formas diferentes. E é por isso que podem surgir pequenas diferenças nas duas coletas de dados.

Uma das causas dessas diferenças, por exemplo, é o fuso horário. A Graph API utiliza o fuso horário PST (local da sede do Facebook). Convertendo para o fuso horário do Brasil, esses dados são coletados entre 4h e 5h da manhã. 

Já os dados e insights que aparecem nos relatórios das páginas do Facebook costumam ser gerados dentro do fuso horário local do usuário. O que vai causar diferença nos dados.

Há, ainda, diferenças no tempo de processamento dos dados pela API e pela própria rede social. Se você selecionar dados do dia anterior, por exemplo, a depender do horário, pode ser que a API ainda não tenha processado 100% dos dados.

Essas e outras diferenças na forma de coleta das duas plataformas podem gerar pequenas diferenças de dados, que fazem com que a comparação seja imprecisa entre os dois relatórios.

 

O que fazer quando as métricas estão diferentes?

A nossa recomendação é: não faça comparações. Pequenas diferenças nos dados podem ser aceitas, considerando as diferenças de coletas entre as duas ferramentas. Utilize sempre a mesma fonte de dados para avaliar o crescimento da sua marca, pois assim você estará partindo sempre do mesmo padrão de coleta e conseguirá analisar com precisão a sua evolução.

No entanto, se a discrepância de dados for muito significativa para o mesmo período avaliado, por favor, entre em contato com o nosso atendimento, para que possamos investigar as causas. 

 

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