Análise de performance do Instagram: por onde começar

Você está de olho na performance do Instagram? A rede social é queridinha para compartilhamento de fotos e vídeos. Lá a presença das marcas é muito importante, pois com imagens e conteúdos em diversos formatos, o Instagram ajuda potenciais clientes a conhecerem marcas e criar um relacionamento com elas. No entanto, para saber se você está indo no caminho certo, é preciso analisar se a performance do Instagram está cumprindo os objetivos da sua marca.

Essa análise de performance do Instagram ajuda a entender, por exemplo, qual o pico de interações, o engajamento, a quantidade de novos seguidores e mais. Assim, fazendo um cruzamento entre várias métricas, você terá um panorama completo sobre o resultado das suas ações e estratégia de conteúdo. Mas, por onde começar a sua análise de performance do Instagram?

Vamos te dar algumas dicas para que você consiga avaliar seus resultados:

1. Crie um planejamento de conteúdo 

Foque no conteúdo para analisar a performance do Instagram

Não tem como querer analisar a performance de um perfil no Instagram se ele não tem uma organização e frequência de conteúdo, não é mesmo?

O primeiro passo é criar um planejamento editorial e seguir o calendário das publicações para fazer uma análise assertiva dos resultados. Para que isso seja possível, faça um benchmarking dos concorrentes, entenda os temas de interesse do seu público e crie categorias de postagens (sem esquecer das datas comemorativas). 

*Não esqueça de manter sua identidade visual nos posts, isso ajuda os seguidores a memorizarem que aquele conteúdo é da sua marca.

2. Busque ferramentas para entender a sua performance

Depois do conteúdo é hora de analisar os resultados

O Instagram permite que os administradores dos perfis visualizem algumas métricas como curtidas, compartilhamentos, comentários, salvos e mais. Porém apenas essas métricas não são suficientes para fazer uma análise completa da sua performance do Instagram. 

No Buzzmonitor Analytics Pro é possível acessar 21 métricas para entender todos os detalhes do seu perfil. Desde seguidores a engajamento, você acompanha tudo da sua performance. 

Exemplo: perfil não administrado da Deezer 

3. Por que é importante entender seu engajamento?

A métrica é tudo quando o assunto é Instagram

Usar o Instagram é saber que o engajamento é importantíssimo. Ele é a chave para que a sua marca consiga atrair os seguidores, estimulando a interação com o conteúdo. 

Mas não basta ter uma porcentagem boa de engajamento sem entender realmente qual é a taxa ideal. O engajamento é calculado a partir das particularidades do seu perfil, nesse blog nós explicamos como calcular e o que é considerada uma boa taxa de engajamento.

4. Avalie resultados e implemente melhorias

Com o seu plano editorial pronto e acompanhamento das métricas, é hora de transformá-las em plano de ação. Periodicamente (aqui no Buzzmonitor esses encontros são mensais), reúna seu time para avaliar a performance do Instagram e decidir o que precisa ser ajustado. A partir dos relatórios, vocês poderão descobrir com clareza o que deu certo ou não.

Para otimizar a visualização dos resultados, o módulo analytics do Buzzmonitor mostra em uma só tela métricas essenciais da sua marca e de concorrentes, que também podem ser personalizadas por período. 

 

Se você ainda não é assinante do Buzzmonitor, teste grátis por 14 dias e se gostar solicite uma proposta com nossos consultores. 

Módulo citado no texto: Buzzmonitor Analytics Pro 

 

Análise de performance do Instagram: por onde começar
Rolar para o topo