O que é considerada uma boa taxa de engajamento no Instagram?

Além de produzir conteúdos de qualidade para sua marca é importante analisar se eles trazem resultados positivos. É aí que entra o tal do engajamento. Mas como saber se a taxa de engajamento do seu perfil do Instagram está boa?

Primeiro vamos entender melhor sobre o engajamento:

 

  • O que é engajamento? 

O engajamento é uma métrica utilizada para medir o quanto os usuários da rede social se envolvem com sua marca. Em outras palavras é mostrar se sua estratégia de marketing está realmente alinhada e funcionando. 

Quanto maior a taxa de engajamento, mais seu conteúdo será distribuído a outros usuários que não necessariamente te seguem. 

 

  • Como é calculada a taxa de engajamento no Buzzmonitor?

Para Facebook: 

No Buzzmonitor, plataforma de gerenciamento de redes sociais e atendimento multicanal, o cálculo da taxa de engajamento para Facebook é feita a partir da base de 1.000 fãs e é analisada em três métricas: Média de Engajamento, Crescimento de Engajamento e Máximo de Engajamento.

 

A Média de Engajamento é o resultado da divisão entre o número de interações e  o número de fãs, dividido pelo total de publicações no dia, no período selecionado, multiplicado por 1.000.

 

O Crescimento de Engajamento é a diferença proporcional entre o engajamento total do período selecionado e o engajamento total do período anterior.

 

O Máximo de Engajamento é o resultado da divisão entre o número de interações e o número de fãs, dividido pelo total de publicações no dia, no período selecionado, multiplicado por 1.000.

 

Interações = reações + comentários + compartilhamentos

 

Para Instagram:

Assim como para o Facebook, no Instagram a base do cálculo da taxa de engajamento também é de 1.000 seguidores. 

 

A Média de Engajamento é o resultado da divisão entre o número de interações e  o número de seguidores no período selecionado, multiplicado por 1.000.

 

O Crescimento de Engajamento é a diferença proporcional entre o engajamento total do período selecionado e o engajamento total do período anterior.

 

O Máximo de Engajamento é o resultado da divisão entre o número de interações e o número de seguidores no período selecionado, multiplicado por 1.000.

 

Interações = curtidas + comentários

 

  • Como saber se o seu engajamento está indo bem?

Para Instagram:

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Iconosquare com mais de 30.000 mil perfis do Instagram, a média da taxa de engajamento é de 4,7%. 

Essa estatística é variável de acordo com o tipo de perfil e setor. Por exemplo, os perfis de “Figura pública” atingem uma taxa de engajamento de 5,77% no Instagram. Já páginas do setor de educação, mais especificamente ensino superior, ficam na média de 3,57%,de taxa de engajamento.

Mesmo com essa variação de página para página, é considerada BOA a taxa de engajamento no Instagram que esteja entre 1% e 5% de acordo com o Iconosquare.

Para Facebook:

O Iconosquare também realizou um estudo parecido com 2.810 páginas de negócios para analisar a taxa de engajamento para Facebook

Foi apontado que, globalmente, as taxas são: 28,3% para o engajamento da página e 3,22% por postagem. 

No geral, esses números servem como base, mas no entanto é fundamental estabelecer metas para a sua página do Instagram e do Facebook baseadas no seu histórico e no desempenho dos concorrentes da sua categoria. 

Vamos imaginar que em março sua taxa de engajamento no Instagram foi de 4% em e em fevereiro foi de 5,2%. Olhando a porcentagem de março isoladamente ela está dentro da média do Iconosquare, mas quando comparamos com o mês anterior houve uma queda na taxa de engajamento. 

Para ter uma análise mais profunda, você pode fazer o cruzamento da taxa de engajamento com outros indicadores. Por exemplo: a média de interações, crescimento de seguidores e top posts são métricas que junto à taxa de engajamento te ajudam a ter um panorama do que está funcionando ou não. 

Todas elas estão disponíveis no módulo Analytics Pro do Buzzmonitor, tanto para Instagram quanto para Facebook. Por lá também é possível cadastrar o perfil dos seus concorrentes para acompanhar e comparar o engajamento.

Além disso, se você quer saber como aumentar a taxa de engajamento do seu perfil nas redes sociais, confira esse blog post com 5 estratégias para aumentar o engajamento

 

Até a próxima! =)

O que é considerada uma boa taxa de engajamento no Instagram?
Rolar para o topo