5 passos para criar um planejamento estratégico em social media e CRM para 2022

Seu planejamento estratégico para 2022 está pronto? Nunca foi tão importante se posicionar estrategicamente no mercado como nos dias de hoje. A economia abalada pela pandemia, o boom do Marketing Digital e o aumento da exigência dos clientes são apenas alguns dos fatores que tornam o ano de 2022 desafiador para as empresas que esperam crescer em resultados.

Falar em planejamento significa parar e pensar antes de fazer algo. Já a estratégia está relacionada diretamente com as escolhas que serão feitas. Mas é a junção dos dois que irá fazer a sua empresa crescer no digital em 2022, alinhada com sua missão e valores, e alavancar seus resultados.

Mas para construir tudo isso é preciso revisitar o que foi realizado em 2021, conhecer bem o cliente, estabelecer novas metas, entender as novas tendências, investir em inovação e muito mais.

Neste artigo, você vai entender a importância do planejamento estratégico e ver dicas super importantes para colocá-lo em prática na sua empresa e ter mais resultados em 2022. Continue lendo!

 

O que é um planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é um processo que irá definir quais as metas da sua marca para o ano de 2022. E, desta forma, estabelecer quais as ações que serão utilizadas para alcançá-las e quais recursos serão necessários para isso.

Criar um planejamento estratégico é essencial e traz diversos benefícios:

  •   Possibilita maior entendimento e solução de problemas;
  •   Ajuda a compreender os cenários e identificar oportunidades;
  •   Proporciona a análise e controle dos resultados de forma mais simples e assertiva;
  •   Envolve pessoas e departamentos;
  •   Direciona ao norte verdadeiro, onde se quer chegar – e sem perder de vista os valores fundamentais da empresa.

“O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho.” (Peter Drucker)

Mas como criar um planejamento estratégico quando se fala em redes sociais e atendimento ao cliente? É isso que a gente vai te explicar neste artigo!

 

5 passos para criar um planejamento estratégico em gestão de redes sociais e CRM para 2022

 

1. Faça uma análise de 2021

Para saber para onde vamos, é necessário antes saber de onde viemos

Entender a performance da sua marca no mundo digital é o primeiro passo para aprimorar essa presença e melhorar o atendimento e relacionamento com o cliente.

Para isso, leve em consideração alguns indicadores importantes para analisar a performance da sua marca no ano de 2021. Além de fazer social listening para avaliar mais profundamente a saúde e reputação da marca, sugerimos considerar as seguintes métricas:

 

  •             Crescimento de seguidores
  •             Top posts do ano
  •             Frequência de posts que a marca faz por dia e mês
  •             Média de engajamento
  •             Total de interações
  •             Total de alcance
  •           Classificação do sentimento dos comentários

 

Essas e outras métricas vão conseguir revelar a percepção do seu cliente sobre o seu conteúdo. O top posts do ano, por exemplo, podem te mostrar qual tipo de conteúdo é melhor recebido pelo público. A média de engajamento revela o grau de envolvimento dos seus seguidores com a marca. 

Já a classificação dos sentimentos dos comentários e menções, aprofunda se as reações ao conteúdo são positivas, negativas ou neutras.

“Assumir uma atitude responsável perante o futuro sem uma compreensão do passado é ter um objetivo sem conhecimento. Compreender o passado sem um comprometimento com o futuro é conhecimento sem objetivo.” (Ronald T. Laconte)

No Buzzmonitor, o módulo de Analytics Pro oferece mais de 50 métricas em tempo real de todas as redes sociais da sua marca. Você também consegue gerar dashboards personalizados em poucos cliques, para te permitir trabalhar no seu planejamento estratégico com inteligência de dados.

Veja também: 46 métricas de Social Analytics para a gestão da sua marca.

 

2. Estude o seu cliente

Saiba quem é o seu consumidor e o que ele espera da sua marca

É impossível nortear ações de marketing sem conhecer as pessoas que compram seus produtos/serviços. Conhecer bem a persona da sua marca é importante para alcançar os resultados esperados. Afinal, as decisões mais importantes precisam ser tomadas baseadas no seu público.

Fazer Social Listening é uma ótima estratégia para conhecer melhor o seu público, entender com quem está se comunicando, seus gostos, desafios, objetivos, expectativas e comportamentos de compra.

O Social Listening, ou “escuta social” é a prática de analisar conversas e tendências relevantes para a sua marca, mas que gira não somente em torno dela e sim de todo o setor, com base em termos específicos (palavras-chave) ou temas associados ao universo.

Essa prática ajuda a entender o contexto dessas conversas e o que as pessoas pensam. A análise gera insights para criar melhores estratégias, gerar campanhas futuras e mensagens de conteúdo, criar parcerias importantes, evitar repercussões negativas e aprimorar a experiência do seu cliente.

Com o módulo de Monitoramento do Buzzmonitor você consegue monitorar termos e menções em todas as redes sociais e social News, sem perder nenhum comentário relevante para a sua marca ou mercado. Otimizando o seu trabalho, as menções de todos os canais são apresentadas em uma única tela do Buzzmonitor, com classificação de sentimento automática e dashboards de monitoramento em tempo real.

3. Pesquise novas tendências

Aposte em inovação e esteja um passo à frente

Uma empresa que busca crescer precisa estar atenta às novas tecnologias, novas tendências e às mudanças no comportamento de compra de seus consumidores. A inovação é o que faz uma marca se destacar.

Por isso, esteja sempre antenado com as novidades do mercado e ofereça o que há de melhor para o seu cliente.

Falando em novidades no mundo digital, podemos citar algumas iniciativas que têm ganhado bastante espaço no mercado e tendem a crescer ainda mais em 2022:

 

Social Commerce

O comércio eletrônico, que já vinha crescendo ano após ano, foi impulsionado ainda mais pela pandemia. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, mais de 20 milhões de brasileiros fizeram uma compra online pela primeira vez em 2020, com um ticket médio de R$419.

E esse faturamento não se limitou apenas às lojas onlines. As compras pelas redes sociais, o chamado Social Commerce, também conquistaram seu espaço pela sua praticidade, rapidez e conveniência.

O Facebook, o Instagram e o WhatsApp são alguns dos canais em destaque para o Social Commerce, pois permitem a criação de lojas (Facebook e Instagram) e de catálogos de peças (WhatsApp). Além disso, conseguem gerir o modelo de vendas de conversa, muito atrativo para os clientes.

Veja também: Como o Social Commerce pode impulsionar o seu negócio

 

Atendimento Multicanal

Cada vez mais, os consumidores usam a internet como meio de se relacionar com as empresas, fazendo deste um lugar muito importante para atendimento ao cliente. Por isso, responder e interagir com os consumidores nas mídias sociais precisa ser uma tarefa realizada com agilidade e constância.

Estudos realizados pelo Buzzmonitor apontam que novos canais de atendimento surgiram em 2021 e tendem a crescer ainda mais em 2022, como o Google Meu Negócio, WhatsApp, Apple Store e Play Store.

O fato é que, com o aumento do uso e da relevância desses canais para os clientes, as avaliações e comentários, impactam diretamente na decisão de compra de outros clientes.

Afinal, antes de escolher uma marca, o usuário pesquisa sobre ela na internet, lê comentários de outros consumidores e leva tudo isso em consideração na sua jornada de compras.

Seus clientes já estão nesses canais e em outros canais nas redes sociais e a sua empresa precisa entender como atuar nessas frentes de atendimento, criar um relacionamento com o consumidor e manter a boa reputação da marca.

O módulo de Atendimento Multicanal do Buzzmonitor centraliza as mensagens e interações de todas as suas redes sociais, email, chat, WhatsApp, Google Meu Negócio, Apple Store, Play Store e Reclame Aqui. Assim, você otimiza o atendimento e o tempo do seu time de analistas. 

 

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial está presente no nosso dia a dia de várias maneiras. Quando se fala em IA, é comum que as pessoas pensem em sistemas que corrigem erros automaticamente. Mas quando aplicada à social media e CRM, os mais interessantes são os que conseguem humanizar as ações.

Com o uso crescente das redes sociais, a interação imediata com os consumidores se tornou uma necessidade. Por isso, muitas ferramentas de social e CRM passaram a incluir inteligência artificial em suas operações.

Mas ninguém gosta de receber aquela mensagem automática, robótica e igual, certo? O módulo de Atendimento do Buzzmonitor usa IA para sugerir mensagens automáticas aos analistas, baseadas nas mensagens anteriores que eles cadastraram, tornando assim a comunicação mais humanizada. As Smart Replies podem deixar o seu atendimento 2,7x mais rápido.

Além disso, o Buzzmonitor conta com Inteligência Artificial nos módulos de monitoramento, agendamento e influencers.

Quer saber mais sobre o tema? Baixe o ebook Aplicações da Inteligência Artificial para Social Media e Atendimento Multicanal.

 

Marketing de Influência

É provável que você já tenha visto algum post patrocinado em perfis de influenciadores. E essa é uma das estratégias na qual você pode apostar em 2022. O marketing de influência consiste na parceria entre uma empresa e influencers digitais, que divulgam o produto/serviço da empresa em suas redes sociais e exercem um papel de influência sob seus seguidores.

Em outras palavras, o marketing de influência é a versão digital do “boca a boca”, em uma escala de quantidade e impacto muito maiores. Isso porque os influenciadores, que acumulam milhares ou até milhões de seguidores, compartilham o seu dia a dia com os usuários nas redes sociais e criam uma relação de identificação e intimidade com quem assiste seu conteúdo. Então, quando eles indicam algum produto ou marca, seus seguidores tendem a ouvi-los e são influenciados por esse conteúdo.

Para os usuários que já têm interesse naquele tipo de produto/serviço, essa “aprovação” do influenciador funciona como a opinião de alguém que ele conhece e confia, impactando diretamente na jornada de compra desses seguidores.

De uns anos para cá, essa estratégia tem se tornado cada vez mais frequente e trazendo resultados para diversas marcas de todos os segmentos. Para isso, as marcas escolhem influenciadores baseados no seu nicho e público, nos temas que eles falam no dia a dia e nos valores que se assemelham aos da marca.

O módulo Influencers do Buzzmonitor te ajuda a mapear os influenciadores ideais com inteligência de dados. Por lá, você tem acesso a mais de 900.000 perfis, que podem ser filtrados por temas, idade, número de seguidores e diversos filtros que utilizam Inteligência Artificial. Além de um painel completo com taxa de engajamento, nuvem de termos e evolução de seguidores de cada influenciador.

 

4. Estabeleça metas e ações

Todo o planejamento gira em torno de um foco

Alice no País das Maravilhas já nos ensinava que “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Um bom planejamento estratégico precisa ter metas bem estabelecidas, para que saibamos quais os melhores caminhos a seguir para alcançá-las em 2022.

Essas ações também devem ser traçadas no planejamento, bem como os recursos necessários, tais como contratação de ferramentas novas, anúncios em mídia paga, aumento da equipe, etc.

Já com os resultados de 2021 em mãos, um estudo aprofundado sobre o seu cliente e as novas tendências do mercado, estabeleça metas REAIS de crescimento nas redes sociais e melhoria do atendimento, que sejam possíveis de serem alcançadas e façam sentido para o momento que sua empresa está vivendo.

Monte um cronograma com essas informações e utilize as métricas de performance para acompanhar os resultados durante o ano. Revisite o planejamento pelo menos mensalmente, para fazer os ajustes necessários e remodelar as ações e orçamento quando preciso.

Mas lembre-se: esse planejamento de metas e ações também precisa ser flexível, pois um plano engessado tende a dar errado em algum momento.

 

5. Otimize seus processos

Conte com a tecnologia para facilitar fluxos e otimizar seu tempo

Existem muitas ferramentas disponíveis no mercado para facilitar o dia a dia do profissional de marketing, otimizar fluxos e processos. Por isso, inclua no seu planejamento a contratação de ferramentas que tornem a execução do plano de marketing mais fácil.

E nós podemos te ajudar! O Buzzmonitor é a plataforma mais completa e flexível de gestão de redes sociais e CRM. Com nosso software, sua empresa tem acesso a monitoramento de redes sociais, atendimento ao cliente nas redes sociais (integrado ao CRM), métricas de performance, dashboards em tempo real e um banco de dados de quase 1 milhão de influencers. Tudo isso em um único lugar.

Para ter insights estratégicos e melhorar o planejamento de 2022, veja outros conteúdos como este na CENTRAL DE INSIGHTS DO BUZZMONITOR. Alcance resultados incríveis em 2022!

 

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