Tudo o que você precisa saber sobre o registro de termos e possibilidades de monitoramento com a Buzzmonitor

pessoa em frente a um notebook explorando possibilidades de monitoramento com a Buzzmonitor
Cada rede social possui suas próprias regras e políticas para a interpretação de termos e hashtags, o que exige seguir as diretrizes das APIs, uma vez que cada plataforma tem um processo distinto de coleta de interações.

Na Buzzmonitor, as possibilidades de monitoramento permitem que as marcas acompanhem suas redes de maneira eficaz, garantindo o respeito às regras de cada plataforma.

Veja a seguir como funciona a coleta para cada rede social:

Facebook 

Atualmente, é possível coletar informações de páginas através da URL da página desejada, conforme mostrado na imagem abaixo:

monitoramento de termo no facebook

 

A coleta de posts ocultos (dark posts) não é feita automaticamente para páginas públicas. Portanto, como se trata de informações privadas da marca, só é possível monitorar as postagens de seus concorrentes se você tiver a URL à mão.

Além disso, para ativar a coleta privada de páginas, é necessário realizar o Social Login com um perfil de Facebook que seja administrador da página. Assim, a coleta de mensagens privadas e dark posts será feita automaticamente.

Veja as possibilidades de monitoramento com a Buzzmonitor:

  • Páginas administradas:
    • Mural da página (publicações, comentários, respostas e avaliações orgânicos e patrocinados);
    • Inbox;
    • Dark posts;
    • Grupos (é necessário ser administrador do grupo);
    • Menções fora da sua página, mas você não pode interagir com elas;
    • Programação de publicações;
    • Performance completa em Analytics;
    • Social News: nossa base de fanpages de imprensa.

 

  • Páginas não administradas:
    • Mural da página (publicações);
    • Performance das publicações em Analytics;
    • Social News: nossa base de fanpages de imprensa.

Instagram 

Desde o dia 11/12/2018, o Facebook desativou indefinidamente a API que permitia buscas por localização no Instagram, tornando impossível utilizar essa função para monitoramento. Saiba mais aqui.

Por isso, existem dois tipos de coleta no Instagram: hashtags e perfis. Além disso, cada um desses tipos de coleta possui um formato específico:

Hashtags

É necessário inserir as hashtags desejadas no campo de etiquetas, seguindo algumas regras:

  • Não utilizar o símbolo # nem termos booleanos.
  • Deve ser preenchido de forma simples e com variações de acentos/caracteres especiais.
  • Deve haver variação entre letras maiúsculas e minúsculas.

Exemplo: festivalbrasil, festivalsbrasil, festivaisbrasil, FestivaisBrasil, FestivalBrasil.

Há um limite para a coleta de hashtags. Para cada conta de Instagram autenticada na conta Buzzmonitor, é possível monitorar até 30 hashtags. Esse limite será exibido no registro de marcas conforme o número de contas de Instagram autenticadas. Detalhes sobre esse limite incluem:

a. Por exemplo, em cada alteração feita nas hashtags (por exemplo: removendo a hashtag brasil e adicionando brazil), se for um novo projeto, a atualização será em tempo real. No entanto, se for um projeto existente que acabou de ser editado e incluiu a nova hashtag, pode haver um tempo de atualização de até 4 horas.

b. O limite de 30 hashtags é específico para o perfil de Instagram autenticado. Se esse mesmo perfil também estiver autenticado em outra conta Buzzmonitor, o limite será calculado com base nas hashtags registradas nessa outra conta. Portanto, pode ocorrer que os clientes tenham um perfil de Instagram autenticado (com limite de 30 hashtags), mas no registro de marcas o limite apareça como inferior.

Confira todos os detalhes sobre o limite de coleta de hashtags aqui.

Perfis

É possível monitorar apenas perfis públicos e comerciais, além de perfis autenticados.

Para perfis públicos e comerciais, apenas as postagens são coletadas. Por isso, é necessário que um perfil comercial esteja sincronizado com a Buzzmonitor. Veja aqui o passo a passo para converter um perfil em perfil comercial.

Já para perfis autenticados (das marcas que você administra), é feita a coleta de postagens, comentários, respostas, menções, etiquetas, anúncios (posts patrocinados) e stories publicados pela marca.

Para ativar a coleta de anúncios do perfil, é necessário ter o perfil vinculado ao Administrador de Anúncios do Facebook. Aqui você pode ver o passo a passo completo para ativar o módulo de anúncios para monitorar postagens patrocinadas no Instagram.

monitoramento de termos no Instagram

Além disso, o Instagram permite programar postagens (fotos e vídeos) no feed do perfil autenticado e também fornecer dados sobre o desempenho das stories da sua marca.

Na Buzzmonitor, também é possível obter dados sobre o desempenho de perfis não autenticados (que não são das marcas que você gerencia), mas com algumas limitações.

Veja as possibilidades de monitoramento com a Buzzmonitor:

  • Páginas administradas:
    • Monitoramento e atendimento ao cliente (postagens, comentários, respostas e Reels);
    • Monitoramento de menções e stories publicadas pela própria marca;
    • Monitoramento e atendimento ao cliente (anúncios);
    • Desempenho em Analytics.

 

  • Páginas não administradas:
    • Monitoramento de perfis públicos e comerciais (coleta apenas de postagens);
    • Monitoramento de postagens através de hashtags;
    • Desempenho em Analytics.

Twitter (Agora X)

Para habilitar a coleta do Twitter na Buzzmonitor, você deve completar o campo “Usuário a rastrear“.

Em termos de busca, você deve preencher as palavras-chave usando termos booleanos no início do registro do seu projeto e os operadores devem estar sempre em maiúsculas.

Por exemplo, você pode utilizar: “festivais sao paulo” OR “festival brasil”. Não é necessário incluir acentos, caracteres especiais ou maiúsculas nas palavras-chave, pois essas diferenças não são consideradas neste campo.

Em relação aos usuários a serem rastreados, basta inserir o nome de usuário no Twitter exatamente como na rede social, porém sem o @.

Monitoramento do Twitter na Buzzmonitor

Confira as possibilidades de monitoramento com a Buzzmonitor:

  • Páginas administradas:
    • Monitorar e responder postagens no mural;
    • Menções ao perfil;
    • Monitorar e responder mensagens privadas (perfis autenticados);
    • Acesso completo ao desempenho em Analytics;
    • Busca por biografia;
    • Programação de postagens (somente perfis autenticados).
  • Páginas não administradas:
    • Monitoramento de perfis públicos;
    • Monitoramento de menções espontâneas (hashtags e palavras-chave);
    • Localização;
    • Seguidores;
    • Biografia;
    • País;
    • Desempenho em Analytics.

TikTok

O TikTok também é uma das plataformas monitoradas pela Buzzmonitor, permitindo que as marcas acompanhem as interações e a performance de seus vídeos.

Veja as possibilidades:

  • Monitoramento de postagens da marca;
  • Coleta de dados patrocinados para anúncios no formato Spark ADS;
  • Métricas de desempenho em Analytics, como: total de seguidores, principais conteúdos e postagens, engajamento, interações e impressões.

Além disso, é possível programar postagens de vídeos curtos com apenas alguns cliques através da Buzzmonitor.

Ao sincronizar o TikTok com a Buzzmonitor, os dados de desempenho dos últimos 30 dias são automaticamente retroativos. Não é necessário solicitá-los, apenas aguardar alguns minutos.

LinkedIn 

A coleta ocorre por meio do Social Login de um perfil que administre a página desejada e não por palavras-chave. Desde abril de 2024, é possível monitorar também páginas do LinkedIn não administradas pela conta vinculada à Buzzmonitor. Para isso, crie um projeto e inclua as URLs das páginas desejadas na seção dedicada ao LinkedIn.

Além disso, a Buzzmonitor também permite programar postagens com fotos e textos.

Veja as possibilidades:

Para páginas administradas:

  • Monitoramento de postagens, comentários e respostas no perfil da marca;
  • Monitoramento de postagens em perfis de terceiros que mencionem a marca;
  • Métricas de desempenho em Analytics, como crescimento de seguidores, total de fãs, conteúdo e Top Post, engajamento e interações.

Para páginas não administradas:

  • Monitoramento de postagens das páginas monitoradas.

YouTube 

Atualmente, na Buzzmonitor, é possível monitorar, realizar atendimento ao cliente e obter dados de performance em canais autenticados. Para autenticar seu canal, é necessário fazer o Social Login através da Buzzmonitor. Confira como fazer isso aqui.

Além disso, para canais que não administramos, você deve inserir a URL do canal na Buzzmonitor, conforme mostrado na imagem abaixo. Por isso, é importante destacar que o link deve conter a palavra “canal” para que possamos obter dados de performance.

possibilidade de Monitoramento no YouTube

Obs: Se o canal não for administrado por você, não será possível monitorar vídeos e comentários. Apenas os dados de insights dos últimos 30 dias estarão disponíveis através do Analytics.

Veja as possibilidades:

Páginas administradas:

  • Monitoramento e atendimento de vídeos, comentários e respostas (dentro do canal).
  • Performance completa em Analytics.

Páginas não administradas:

  • Performance em Analytics.

Blogs e Fóruns 

A Buzzmonitor possui uma base de dados com centenas de milhares de blogs e fóruns que têm RSS. Portanto, se algum desses sites mencionar uma das palavras-chave registradas, utilizando termos booleanos padrão, coletaremos essa menção.

possibilidade de Monitoramento de Blogs e Fóruns

Veja as possibilidades:

Em público:

  • Monitoramento de palavras-chave e hashtags em sites, blogs e fóruns com RSS.

Buzzmail 

Após sincronizar o e-mail com a Buzzmonitor, a primeira coleta ocorre em até 10 minutos. Coletamos novos e-mails  a cada 4 minutos.

Possibilidades de monitoramento com a Buzzmonitor:

  • Sendo administrador:
    • Monitoramento e resposta a e-mails recebidos.

Obs: O monitoramento público não está disponível. Portanto, é necessário ser administrador e estar sincronizado com a Buzzmonitor.

Google My Business 

Depois de sincronizar seu perfil do Google My Business, a Buzzmonitor permitirá visualizar o desempenho no Analytics, assim como avaliações e comentários no seu perfil e interações.

Veja as possibilidades:

Como administrador:

  • Monitoramento e resposta às avaliações (sem comentários nem perguntas);
  • Monitoramento de perguntas nos locais sincronizados;
  • Performance no Analytics.

*Não é possível monitorar publicamente. Para realizar essas atividades, é necessário ser administrador e estar sincronizado com a Buzzmonitor.

WhatsApp 

Como administrador da conta, é possível monitorar e responder às mensagens recebidas no número sincronizado. Além disso, você também pode responder às mensagens enviadas dentro de 24 horas.

* Não é possível monitorar publicamente. Para realizar essas atividades, é necessário ser administrador da marca, ter a API do WhatsApp contratada e sincronizar essa API com nossa plataforma.

Veja as possibilidades:

Como administrador:

  • Monitorar e responder mensagens recebidas no número sincronizado.
  • Responder a mensagens enviadas dentro das 24 horas.

*O monitoramento público não é permitido. É necessário ser administrador e estar sincronizado com a Buzzmonitor.

App Store

Na Buzzmonitor, é possível registrar a URL da App Store para monitorar e responder às avaliações dos usuários.

Veja as possibilidades:

De forma pública:

  • Monitoramento e resposta a avaliações (registro da URL).

Google Play Store 

Com a Buzzmonitor, você pode monitorar e responder às avaliações dos seus aplicativos na Google Play Store.

Principais funcionalidades de monitoramento:

  • Monitoramento e resposta a avaliações dos usuários, com registro das URLs.

Obs: o monitoramento não é público. É necessário ser administrador do aplicativo e realizar a sincronização com a Buzzmonitor.

Aprenda aqui como vincular seu aplicativo da Google Play Store a Buzzmonitor.

Tudo o que você precisa saber sobre o registro de termos e possibilidades de monitoramento com a Buzzmonitor
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