O mercado pet é um segmento promissor no Brasil e atualmente representa 0,36% do PIB do país, segundo a ABINPET. O amor pelos animais de estimação movimentam o mercado com produtos, serviços especializados e geração de empregos. Nas redes sociais os tutores e marcas do segmento compartilham conteúdos sobre o tema.
Para mapear as conversas nas redes sociais de noticiosos e influenciadores, a Buzzmonitor analisou com a IA do ChatGPT os posts que mencionam pet, pets, animal de estimação ou bicho de estimação no Instagram. A partir do olhar sobre o engajamento, destacaram-se os posts que mencionam cão (16,3%), seguido de cat (12,1%) e gato (11,1%).
Para o database, foram considerados os 500 posts com maior engajamento, no período de 01/01 a 06/04/24.
Confira abaixo mais insights sobre o mercado pet segundo a análise da inteligência artificial a partir dos posts coletados no Buzzmonitor Trends.
Petz, Zoetis Pets e Special Dog são as marcas de destaque no segmento
Na análise dos 500 posts do Instagram com maior engajamento, a IA mapeou a presença de marcas e o volume de publicações de cada uma delas. No topo aparece a Petz (com 6 posts), seguido da Zoetis Pets Brasil, canal com dica de bem-estar para saúde animal (5 posts), Special Dog (5 posts) e Hill Pets Brasil (5 posts).
Vale destacar que a análise considera apenas os posts que mencionam pet, pets, animal de estimação ou bicho de estimação (período 01/01 a 06/04) e não a totalidade dos publicados pelas marcas no período.
Cães lideram o engajamento no Instagram
A análise com inteligência artificial revelou o quanto o público se interessa por cada tipo de conteúdo, fazendo a relação das menções aos pets com o engajamento no Instagram. No topo do ranking aparecem os posts sobre cão (16,3%), seguido de cat (12,1%) e gato (11,1%).
- Cão – Engajamento médio de 16,3%
- Cat – Engajamento médio de 12,1%
- Gato – Engajamento médio de 11,1%
- Dog – Engajamento médio de 7,9%
- Gatinho – Engajamento médio de 7,4%
- Cachorro – Engajamento médio de 1,2%
Os altos índices de engajamento mostram que as pessoas realmente gostam de ver e interagir com posts sobre animais de estimação. Segundo o Iconosquare, uma boa taxa de engajamento está entre 1% e 5% (a depender da quantidade de seguidores do perfil).
Posts que mencionam compras de itens para pets atinge 28,7% de engajamento
A inteligência artificial também identificou o quanto a comercialização de produtos e serviços para animais é relevante no Instagram.
O engajamento médio (soma de likes e comentários) para posts relacionados a compras é de aproximadamente 28,7%.
Este alto nível de engajamento sugere que o conteúdo relacionado a compras de produtos e serviços para pets gera interesse significativo entre os usuários da plataforma. Isso pode indicar uma oportunidade para marcas e varejistas no mercado pet de engajar com seu público por meio de conteúdos que destacam novos produtos, promoções e informações úteis sobre itens à venda.
A hashtag #amor está presente em 11% dos posts sobre animais de estimação
A relação afetuosa dos tutores com os seus animais de estimação é um tema recorrente no uso das hashtags do Instagram. No topo das hashtags mais utilizadas nos posts está #amor e na lista também temos a presença de #doglovers e #carinho.
No ranking, não estão presentes hashtags que mencionem gatos, o que pode indicar que os tutores de cachorros são mais ativos no Instagram.
- #amor – 11,6% das menções
- #pet – 8,8% das menções
- #pets – 7,6% das menções
- #cachorros – 6,8% das menções
- #cachorro – 6,6% das menções
- #doglovers – 4,2% das menções
- #brasil, #medvet, #viralatas – 3,38% das menções cada
- #carinho – 3,6% das menções
Emojis de cachorros são 2,2 vezes mais usados do que os de gatos
Emojis de coração, cachorro, pegadas de animal e faíscas lideram da frequências dos emojis, sugerindo uma forte expressão de amor e admiração pelos pets, bem como um destaque para conteúdos positivos e inspiradores. Esses insights podem ser úteis para o time de comunicação ao desenvolver conteúdo visual e emocionalmente engajador que ressoa com o público interessado em pets.
Assim como nas hashtags, os emojis de cachorros superam o uso de emojis de gatos. O emoji 🐶 é 2,24 vezes mais utilizado do que o emoji 🐱.
- ✨ (faíscas) – 27% das menções
- 🐶 (cachorro) – 22% das menções
- 🐾 (pegadas de animal) – 18,4% das menções
- ✅ (marca de seleção) – 13% das menções
- ❤️ (coração) – 12,4% das menções
- 📍 (localização/pin) – 12,4% menções
- 👉 (dedo apontando para a direita) – 11,4% menções
- 🐱 (gato) – 9,8% menções
O emprego da inteligência artificial em análises de dados representa um marco estratégico para as marcas focadas em não somente ampliar seus resultados de vendas, mas também em fomentar diálogos autênticos com sua audiência. No âmbito do mercado pet, o mapeamento da Buzzmonitor desvenda como a conexão emocional, o foco em cachorros, e a oferta de produtos especializados emergem como pilares vitais na construção de comunidades engajadas e no desenvolvimento de conteúdos que ressoam com o público. Este é um insight valioso para empresas que aspiram a ingressar ou se consolidar neste setor. Nesse contexto, a paixão compartilhada por pets inaugura um canal de comunicação privilegiado entre marcas e tutores, estabelecendo uma base sólida para relacionamentos duradouros e significativos.
No quesito da produtividade, marcas também podem otimizar insights com tecnologia. Análises qualitativas e insights instantâneos já são possíveis graças à funcionalidade AI Insights da Buzzmonitor, que destaca os pontos mais relevantes de relatórios de mídias sociais, monitoramento ou atendimento utilizando a Inteligência Artificial do ChatGPT.
A Buzzmonitor é a primeira plataforma de gestão de social media a integrar a Inteligência Artificial do ChatGPT na ferramenta. Com essa integração, os módulos de atendimento, agendamento e monitoramento contam com recursos de IA.