Social Business: mudando velhos hábitos

imagem de um quadro com varias palavras, relacionadas aos hábitos de consumidores
Os inputs de redes sociais se configuram em um grande repositório de dados desestruturados.  Pelo monitoramento das redes sociais é possível descobrir desde as lojas de cadeias de fast foods mais frequentadas até o uso das redes sociais no processo de decisão de compra de automóveis pelos brasileiros.
E isso é apenas o começo. Cada vez mais as redes sociais nos permitirão investigar os hábitos do consumidor em profundidade, cruzar estes dados com informações de outras fontes (vendas, ligações telefônicas, reclamações no SAC, amostras distribuídas etc). Mas para isso precisaremos mudar velhos hábitos. Destaco dois principais:
Velho hábito 1: Olhar apenas métricas que as redes sociais nos fornecem:
Este é o primeiro hábito negativo que deve ser mudado. 90% do buzz da maioria dos clientes da E.life hoje está concentrado em Facebook e twitter. É natural então que a inteligência tente adaptar métricas destas redes para explicar o negócio. Porém nem sempre LIKES, COMMENTS, SHARES e RTs conseguirão explicar que o consumidor que consome determinado alimento tarde da noite nos finais de semana costuma ir no supermercado comprar o produto neste mesmo horário. E que por conta deste comportamento o Trade da empresa deveria alocar as promotoras de vendas para a madrugada no final de semana.
Este hábito tem dois motivos nas empresas: diretores e presidentes ainda não exploraram o potencial estratégico das redes sociais, usando apenas métricas para monitorar o retorno de campanhas em canais próprios. O segundo motivo é que redes sociais ainda são encaradas como um canal promocional e por conta disso apenas foco do trabalho das agências.
Velho hábito 2: Usar os softwares que têm relatórios fixos, focados em métricas das redes sociais.
É incrível dizer isso: mas se você quiser explorar as redes sociais de forma estratégica hoje o seu grande amigo na verdade será o Excel. Isso porque a maioria dos softwares não traz a possibilidade de você criar seus próprios relatórios. No exemplo dado acima, se hoje eu quiser criar um report cruzando o horário de menções a um produto X e os checkins no supermercado dos mesmos usuários do twitter vou ter que exportar tudo para o Excel para criar este relatório. Ou usar o nosso E.life Buzzmonitor.  Uma das preocupações da E.life no desenvolvimento deste software foi aplicar tudo o que aprendemos transformando os inputs de inteligência de nossos clientes em insights. E para isso foi necessário que criássemos um produto que permitisse ir além da observação das métricas tradicionais de redes sociais para começarmos a trabalhar com indicadores de negócios (KPIs).
Usar o Buzzmonitor vai ajuda-lo a mudar estes velhos hábitos e convencer seu chefe a sair do mundo de medição de LIKES, COMMENTS, SHARES e RTs para explicar o seu negócio.

 

Social Business: mudando velhos hábitos
Rolar para o topo