Duelo Panetone x Chocotone: qual o mais querido nas redes sociais?

Seja por um time de futebol, por um participante do reality show ou por uma escola de samba o brasileiro adora torcer. Fazer parte de um time e defender as opiniões está na nossa cultura e no Natal não seria diferente. 

Além da tradição de presentear amigos e familiares, a época traz à tona algumas “disputas” em relação às preferências do cardápio. Um dos exemplos é o clássico arroz com ou sem uva passa. A fruta cristalizada também é um assunto polêmico nas festividades, por isso o panetone gera divergências. Tem gente que ama e tem gente que prefere o Chocotone. Para saber como está essa disputa no Natal 2022, monitoramos a presença dos termos “Chocotone” e “Panetone” no Twitter.

De acordo com o Buzzmonitor, no período de 11/11 a 11/2 o “panetone” ou “panettone” foi citado em 48.660 publicações. Já o “chocotone” ou “chocottone” foi mencionado em 25.305 posts.

Na disputa por volume de menções, o panetone sai na frente. Mas vamos seguir com as demais métricas para entender a disputa a fundo. 

 

Panetone ou Chocotone: qual o mais querido pelos brasileiros?

Na análise de sentimentos, as postagens que mencionam chocotone são mais elogiosas

Enquanto as menções a chocotone são 66,5% positivas, nas menções à panetone elas são apenas 31,4%. Nos posts do panetone o sentimento negativo é o que predomina em 45,7% dos posts. Já o chocotone é criticado em apenas 14,7% dos posts.

 

Sentimento das menções à “panetone ou “panettone” – De 11/11 a 11/12/21

 

Sentimento das menções à “chocotone” ou “chocottone” – De 11/11 a 11/12/21

 

O que as pessoas mais falam sobre Panetone e Chocotone?

Ao analisarmos os assuntos mais citados relacionado a chocotone e panetone, eles aparecem associado a tradições de Natal como o “Papai Noel” (10.15% dos posts) e doações para as cartinhas de Natal dos Correios (10.26% dos posts). E no ranking vemos a preferência pelas marcas Bauducco, Cacau Show e pelo sabor Nutella. O produto “Chocotone Bauducco” é o terceiro assuntos mais citado.

Assuntos mais citados nas menções à “panetone” ou “chocotone” – De 11/11 a 11/12/21

 

Marcas mais citadas de Panetone ou Chocotone

Bauducco – 88.9% dos tweets sobre marcas

Cacau Show – 6.0% dos tweets sobre marcas

Kopenhagen –  3.4% dos tweets sobre marcas

Havana–  0.7% dos tweets sobre marcas

Visconti–  0.4% dos tweets sobre marcas

La Guapa – 0.3% dos tweets sobre marcas

 

A questão econômica preocupa os brasileiros quando falamos de Panetone e Chocotone. Tanto, que vemos a presença dos termos “parcelado”, “paulo guedes”, “26%” e “5,91%” associado a eles. Essas duas últimas porcentagens são respectivamente o aumento das cestas de produtos de Natal e Panettone em relação ao ano anterior.

Na busca apenas pelos assuntos relacionado à “panetone” ou “panettone”, os usuários citam, além das marcas acima, a Kopenhagem e também os pontos de venda onde pretendem comprar os panettones como “mercado” e “ifood”.

Lançado em 2020 pela Bauducco, o polêmico “panettone salgado” foi outro assunto mencionado no ranking das publicações. 

Assuntos mais citados nas menções à “panetone” ou “panettone” – De 11/11 a 11/12/21

 

Marcas mais citadas de Panetone

Bauducco – 66.2% dos tweets sobre marcas

Cacau Show – 22% dos tweets sobre marcas

Kopenhagen –  11.6% dos tweets sobre marcas

 

Em alguns termos como “sorteio de natal” e “amo” o chocotone podemos perceber como o chocotone é inserido neste tipo de ação e o panetone não. Outro indício da maior presença do chocotone está nos relatos de presente. Nos assuntos mais falados relacionados à panetone, 9 pessoas citaram “ganhei”. Já nas postagens com o termo chocotone foram 94 menções a “ganhei”.

Assuntos mais citados nas menções à “chocotone” ou “chocottone” – De 11/11 a 11/12/21

 

Marcas mais citadas de Chocotone

Bauducco – 82.5% dos tweets sobre marcas

Cacau Show  – 17.5% dos tweets sobre marcas

 

Origem dos usuários que citam Panetone e Chocotone

Nas postagens do Twitter, distinguimos de onde os usuários mais postam sobre o tema. Quando falamos de Panetone, o maior volume de menções vem de Brasília, seguindo de Florianópolis e Curitiba.

Origem das postagens com o termo panetone – De 11/11 a 11/12/21

 

Já nos posts sobre Chocotone, a cidade de Curitiba domina o topo do ranking, seguida de Brasília e Belo Horizonte.

Origem das postagens com o termo chocotone – De 11/11 a 11/12/21

 

No agrupamento por região do Brasil, a que mais cita panetone no twitter é a região Sudeste. De lá foram publicados 29.3% dos tweets. E a que menos mencionou foi a região Nordeste, com 14.9% dos posts. 

Em relação ao chocotone é do Centro-Oeste de onde vem a maior quantidade de tweets (32.9%) e do Nordeste (8.6%) o menor volume. 

 

Gênero dos usuários e bios que citam Panetone e Chocotone

Com uma média acima dos 60% as mulheres são quem mais cita o Panetone e Chocotone nas redes sociais. Nas menções à Panetone elas são 61.2% e nas menções a Chocotone 65.8%, mostrando que os relatos sobre a guloseima natalina é majoritariamente feminino

 

Gênero dos usuários das postagens com o termo panetone e chocotone respectivamente – De 11/11 a 11/12/21

 

Ao analisarmos os termos citados nas biografias de quem cita panetone, percebemos a citação a outras redes sociais como WhatsApp (5.6% deles) e Instagram (9.8%). Alguns dos usuários (4.8%) torcem para o Flamengo. 

Bio dos usuários que postaram com  o termo panetone – De 11/11 a 11/12/21

 

Já na biografia de quem cita chocotone, percebemos menções a termos relacionados ao futebol (“flamengo” e “futebol”). Outro fato que revela o perfil dos consumidores é que 3.6% são mães e 3.37% advogadas.

Bio dos usuários que postaram com o termo chocotone – De 11/11 a 11/12/21

 

Seja dos que preferem Panetone ou Chocotone, o fato é que as guloseimas natalinas fazem parte da mesa e das conversas dos brasileiros no Twitter.  De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos há uma expectativa para aumento de 10% das vendas de panettones esse ano e pelo que podemos perceber no ranking de marcas dos tweets, a Bauducco provavelmente fará parte de grande fatia desse faturamento e destas conversas.

Se você também quem analisar a presença da sua marca e dos seus concorrentes nas redes sociais, conheça as funcionalidades do módulo monitoramento do Buzzmonitor.

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