Painel de Consumidores no Twitter: Top Termos


 

 

Com ajuda do Painel de Consumidores no Twitter, da E.life, analisamos os depoimentos dos usuários do Twitter que vivem nas capitais dos estados mais populosos do país e destacamos os termos mais utilizados: Malandramente e Justin Bieber.

Os dados de Twitter foram coletados entre os dias 5 e 12 de julho.

 

Malandramente

A nova música do MC Nandinho com o Nego Bam, “Malandramente”, já caiu nas graças dos usuários de redes sociais. Percebemos através do Painel de Consumidores no Twitter que Rio de Janeiro e Porto Alegre foram os locais que mais se engajaram no uso do termo (seja para se referir a música ou algum meme), com 15,1% e 11,1% do total de usuários, respectivamente. Salvador é a capital que menos menciona o termo no Twitter, com apenas 4% dos usuários.

Ranking das 10 capitais e porcentagem do público que mencionou o termo “Malandramente”:

  1. Rio de Janeiro: 15,10%;
  2. Porto Alegre: 11,10%;
  3. São Paulo: 10,70%;
  4. Belo Horizonte: 9,10%;
  5. Manaus: 7,80%;
  6. Curitiba: 7,30%;
  7. Recife: 6,40%;
  8. Brasilia: 4,50%;
  9. Fortaleza: 4,30%;
  10. Salvador: 4%.

 

Justin Bieber

Percebemos que muitos usuários únicos mencionaram o termo “Justin Bieber” devido à premiação MTV Awards 2016 (evento anual da MTV ao estilo do Oscar para músicos).

Com ajuda do Painel de Consumidores no Twitter descobrimos em quais das 10 principais capitais do Brasil (segundo IBGE) o cantor canadense foi mais citado. Rio de Janeiro e São Paulo foram os locais onde o nome do músico mais apareceu, com 6,7% e 5,3% do total de usuários, respectivamente. Em Salvador e Porto Alegre, locais menos engajados com o assunto, foram 2,5% e 2,2% do total de usuários.

Ranking das 10 capitais e porcentagem do público que mencionou o termo “Justin Bieber”:

  1. Rio de Janeiro: 6,70%;
  2. São Paulo: 5,30%;
  3. Belo Horizonte: 4,90%;
  4. Manaus: 3,70%;
  5. Brasília: 3,60%;
  6. Curitiba: 3,30%;
  7. Fortaleza: 3,20%;
  8. Recife: 3,10%;
  9. Salvador: 2,50%;
  10. Porto Alegre: 2,20%.

 

Como fizemos?

O Painel de Consumidores no Twitter faze parte de um projeto da E.life que visa mensurar todas as flutuações de boca a boca e tendências no Brasil por meio de databases geolocalizados. Além disso, é possível traçar diversos perfis de interesse por buscas dentro dessas databases. Já contamos com um total de 10 painéis.

Cada localidade é composta por 10 mil usuários que fizeram pelo menos duas publicações no período de uma quinzena e que sejam perfis de pessoas – descartados perfis de empresas, personagens fictícios ou veículos de comunicação – para cada localidade analisada.

O Painel de Consumidores no Twitter permite a mensuração de Brand Awareness de marcas no Twitter e Instagram. Por exemplo, numa ação com influenciadores um painel como este, apenas de influenciadores, pode ser construído, para compreender como a lembrança espontânea de marca evoluiu de um momento a outro de uma campanha.

Painel de Consumidores no Twitter: Top Termos
Rolar para o topo