Os itens aspiracionais são desejos de Natal em 78.6% dos temas citados no Twitter

O Natal é uma das datas mais esperadas pelo varejo brasileiro e, ainda que os dados do varejo geral não sejam tão animadores – para a Confederação Nacional do Comércio (CNC) o faturamento deve ser 2,6% inferior a 2020, é a data com maior movimento no comércio nacional.

E no aquecimento para essa data em que todos estão buscando um presente para alguém especial (ou para si), investigamos pelos posts do Twitter os itens mais desejados. 

De acordo com a metodologia proprietária Wishlist, técnica exploratória que busca por categorias de interesse no database de uma coleta ampla, da plataforma Buzzmonitor, do dia 30/11 a 15/12 foram feitos 30.516 tweets com os termos “quero comprar”,”queria comprar”,”querendo comprar”,”quero ganhar”,”queria ganhar” ou “querendo ganhar”. As publicações vieram de  26.178 usuários distintos.

Ao fazer um levantamento dos temas mais citados no Twitter com os termos “quero comprar”,”queria comprar”,”querendo comprar”,”quero ganhar”,”queria ganhar” ou “querendo ganhar” agrupamos os termos em 5 categorias/segmentos, sendo os itens aspiracionais os mais desejados.

A categoria aspiracional é citada em 78.6% dos tweets. Em seguida, temos as categorias de vestuário com 7.5% dos tweets, presentes com 7% dos tweets, entretenimento com 3.9% dos tweets e por fim livros com 2.9% dos tweets. 

Termos agrupados em cada categoria

Aspiracional: “apartamento” “mobiliado” e “iphone

Vestuário: “roupa”, “camisa” e “roupas”

Presentes: “presente” e “buque”

Entretenimento: “livro” e “jogo”

Livros: “livro” e “livros”

Na categoria aspiracional, percebemos o desejo por itens como apartamento mobiliado e iPhone. Estes pedidos mais elaborados são feitos em tom bem humorado e não refletem real expectativa de concretização, embora indiquem algum desejo de tranquilidade e estabilidade.

 

Os tuiteiros esperam investir em sapatos, vestidos e repaginada no visual para celebrações de Natal

Quando olhamos para compras mais realistas, descobrimos o desejo do público (principalmente o femino) de causar impacto com suas roupas. Atributos estéticos foram associados à categoria vestuário, como “bonita” (1.43% dos tweets sobre vestuário) e “linda” (1.67% dos tweets sobre vestuário). 

Termos mais citados no Twitter (30/11 a 15/11) com os termos “roupa” ou “roupas” ou “camisa” e “quero comprar”,”queria comprar”,”querendo comprar”,”quero ganhar”,”queria ganhar” ou “querendo ganhar”

O vestuário também está muito associado a situações sociais como a própria noite de “natal” (11.29% dos tweets sobre vestuário) e “sair” (1.83% dos tweets sobre vestuário) para eventos sociais. Há inclusive os que já estão pensando em roupas para o Réveillon (1.43% dos tweets sobre vestuário). 

Entre as peças mais citadas estão: sapato (2.31% dos tweets sobre vestuário), tênis (1.59% dos tweets sobre vestuário) e vestido (.1.27% dos tweets sobre vestuário). E para complementar o visual, alguns dos usuários mostraram intenção de investir em arte corporal ou tratamentos de beleza

 

No que os usuários desejam investir para repaginar o visual?- 30/11 a 15/12

Tweets associados à categoria vestuário

Cabelo – 26.97% dos posts sobre repaginada no visual

Piercing –  20.22% dos posts sobre repaginada no visual

Unha – 19.10% dos posts sobre repaginada no visual

Tatuar – 16.85% dos posts sobre repaginada no visual

Maquiagem – 16.85% dos posts sobre repaginada no visual

 

No Natal as pessoa esperam presentear ou serem presenteadas por amigos ou pelo namorado

Das pessoas que tuitaram sobre a categoria presentes, 3.11% estão buscando ou esperam ganhar presentes na tradicional brincadeira do amigo secreto. Há também os que desejam surpreender ou comprar flores (0.57% dos tweets sobre presentes) e maquiagem (0.50% dos tweets sobre presentes) ou até mesmo um pix (0.99% dos tweets sobre presentes).

Pelo que revelam os tweets, “amigos” (0.78% dos tweets sobre presentes) e “namorado” (0.64% dos tweets sobre presentes) farão parte desse momento de celebração.

Termos mais citados no Twitter (30/11 a 15/11) com os termos “presente” ou “buquê” e “quero comprar”,”queria comprar”,”querendo comprar”,”quero ganhar”,”queria ganhar” ou “querendo ganhar”

 

Os ingressos para jogos do Flamengo, Corinthians e filme do Homem-Aranha são os mais falados no Twitter

Mesmo com os diversos compromissos/encontros que geralmente surgem no final do ano, ainda há quem tire um tempinho para ir ao estádio ou assistir um filme no cinema. O lançamento do homem aranha (nos termos “homem” “aranha” e “miranha”), por exemplo, foi citado em 16.03% dos tweets sobre entretenimento. Já os torcedores dos times “flamengo” (7.89% dos tweets sobre entretenimento), “corinthians” (1.65% dos tweets sobre entretenimento) e “grêmio” (1.40% dos tweets são os que mais postaram sobre o desejo de compra um ingresso para o jogo ou mesmo se tornarem “socio” (1.91% dos tweets sobre entretenimento) 

Há também os tuiteiros que desejam ir a festas. 1,40% dos usuários que postaram sobre entretenimento de 30/11 a 15/12.

Termos mais citados no Twitter (30/11 a 15/11) com os termos “ingresso” ou “jogo” e “quero comprar”,”queria comprar”,”querendo comprar”,”quero ganhar”,”queria ganhar” ou “querendo ganhar”

 

A Bíblia é o título mais citado nos tweets sobre livros de 30/11 a 15/12

A menos de duas semanas para o Natal, os usuários revelaram o desejo em ganhar livros. As obras são colocadas em “listas de presente” (6.01% dos posts sobre livros), como pedidos de “presente” (5.34% dos posts sobre livros) e os usuários também participam de “sorteios” (2.38% dos posts sobre livros). Entre os títulos, se destaca a Bíblia em 1.81% dos tweets sobre a categoria.

Assim como na Wishlist de Black Friday, a “amazon” (3.24% dos posts sobre livros) foi destaque como ponto de venda para compra de livros.

Termos mais citados no Twitter (30/11 a 15/11) com os termos “livro” ou “livros” e “quero comprar”,”queria comprar”,”querendo comprar”,”quero ganhar”,”queria ganhar” ou “querendo ganhar”

 

Gêneros/tipos de livros mais desejados na Amazon – 30/11 a 15/12

Tweets associados à categoria livros

Inglês – 9.09% dos posts sobre a Amazon

Fantasia – 9.09% dos posts sobre a Amazon

Aventura- 9.09% dos posts sobre a Amazon

O cenário econômico também está presente nas preocupações e nos pedidos de natal dos internautas. Tanto nos termos gerais quanto nas categorias roupas e livros, o dinheiro aparece entre os mais citados e é questão de preocupação entre aqueles que querem presentear ou ser presenteados

Termos mais citados no Twitter (30/11 a 15/11) com os termos “quero comprar”,”queria comprar”,”querendo comprar”,”quero ganhar”,”queria ganhar” ou “querendo ganhar”.

Outros destaques do ranking são “mãe”, como o único familiar citado para receber presentes (ou pedir presentes) e “amigo”, tanto em relatos de desejo de presentear como de vontade de ser presenteado.

 

Os itens aspiracionais são desejos de Natal em 78.6% dos temas citados no Twitter
Rolar para o topo