Recentemente, o Instagram fez mudanças em sua API em relação à quantidade de posts. Agora, perfis comerciais só podem fazer até 25 publicações em um período de 24h. Sobretudo, essa atualização quer estimular conteúdos de alta qualidade e preservar a integridade da plataforma. Afinal, um grande volume de posts nem sempre é relevante para os usuários. Através dessa novidade eles deixam bem claro que o foco do Instagram é a experiência do consumidor.
Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, a rede social tornou- se uma grande ferramenta para descoberta de novos produtos. Tanto, que o contato com marcas e serviços no Instagram estimula a tomada de outras ações pelos usuários brasileiros.
- 82% buscam por mais informações
- 69% visitam o site ou app da marca
- 50% fazem uma compra online ou no meio físico
- 42% visitam a loja
- 36% seguem o perfil da marca
Fonte: Facebook IQ – Pesquisa Project Instagram
Definitivamente o Instagram é um grande gatilho para o início de um relacionamento com as marcas. Mas, com tantos posts rolando no feed a cada segundo, é preciso criar um conteúdo de qualidade para alcançar um lugar de destaque.
E para te ajudar nessa jornada, vamos dar algumas dicas inspiradas no Instagram Business. Então, utilizando o Buzzmonitor, fizemos uma análise dos Instagram da Americanas.com. Acompanhe a performance dos posts mais engajados* do Instagram para exemplificar esses conselhos
*período de 01/01 a 01/02/2020
Dicas para posts comerciais criativos no Instagram
Deixe claro que é um conteúdo comercial
Não adianta criar um post incrível para o Instagram se os usuários não associarem que é da sua marca. Porém, a identidade não precisa estar só na assinatura. Essa publicação, por exemplo, tem muito a cara das Americanas.com pelo fundo vermelho e o “a” com a fonte da marca, não acharam? Com poucos elementos, conseguiram passar o recado de um jeito nada óbvio.
Menos elementos, mais impacto no Instagram
Nem sempre o seu conteúdo do Instagram vai precisar de um texto e esse post é prova disso. As características de conforto do produto ficaram por conta da criatividade da legenda e da imagem bem destacada. Acima de tudo, o contraste de cores e escolher um ponto focal também são essenciais. Assim, seu conteúdo terá uma boa visualização no mobile.
Nesse sentido, explorar novos ângulos é outra ideia que te ajudará a destacar os elementos. Além disso, você consegue renovar imagens antigas com essa estratégia. Dar uma nova cara à elas.
Use o ponto de vista do seu público
Imagine como a sua marca pode estar presente no cotidiano dos seguidores e transforme isso em posts do Instagram. Eles com certeza vão se identificar. Quer um exemplo? O post da Americanas que falava sobre maratonar veio no timing exato de quem estava na expectativa do BBB 21. Por isso, foi um dos destaques de engajamento no período.
Já essa seleção de itens dialoga com os desejos do jovem adulto, antes mesmo do usuário ler a legenda. Em outras palavras, produtos que remetem diretamente ao cotidiano desse público.
Se você gostou dessas dicas, compartilhe com um profissional de social media. 😊 Por fim, desejamos bons resultados e lembre-se que além de pensar na estratégia de criação, avaliar os resultados é fundamental. Por isso, o modo Buzzmonitor Analytics disponibiliza diversos relatórios para acompanhar a sua performance no Instagram em comparação aos concorrentes.
Nesse sentido, selecionamos um conteúdo especial sobre o tema para você!