Monitoramento BBB21: como está o engajamento sobre o reality show?

Buzzmonitor-Monitoramento-BBB21

A edição 2021 do Big Brother Brasil está dando o que falar nas redes sociais. Quer ver só? Fizemos um levantamento no módulo monitoramento do Buzzmonitor, que revelou que entre os dias 10/01 a 09/02 (16h), 2.846.379 usuários distintos citaram o BBB no Twitter. Já no acumulado das redes sociais (Twitter, Instagram e Facebook), foram 41.461.784 de publicações mencionando o termos “bbb”, “bbb21” ou “#bbb21” no mesmo período. Só para ter uma ideia: o buzz em português sobre a COVID-19 no mesmo período foi de 9,953,198 publicações e 1,835,703 usuários distintos. 

O alto volume de engajamento começou antes mesmo do início do programa. No dia da divulgação dos participantes, em 19/01, foram quase 2 milhões de citações ao reality show. Mas nenhum assunto movimenta mais as publicações sobre o Big Brother do que as polêmicas. 

O estudo mostrou que sempre que o clima esquenta na casa, as menções aumentam. Tanto, que o domingo, 07/02, foi recordista de menções. Foram quase 07 milhões de posts – feitos por 1.082.125 usuários diferentes – no dia em que Lucas Penteado saiu da casa e a prova do Bate e Volta tirou Karol Conká do paredão. 

O segundo lugar em volume de menções ocorreu no dia do primeiro Jogo da Discórdia, em 02/02.

Buzzmonitor_volume_BBB21

Quando falamos em sentimento sobre o reality show, a maioria dele é de postagens negativas e neutras. Segundo os dados coletados, apenas 15,5% dos usuários têm sentimento positivo em relação ao BBB 21.

E quem são os comentaristas do BBB? Em sua maioria mulheres. 

Buzzmonitor_Perfil_Comentaristas BBB

 

Quem acompanha o programa pelo Pay-Per-View, sabe a quantidade de situações que acontecem diariamente na casa, mas as atualizações das redes sociais também não ficam atrás. A rede social preferida para falar sobre o BBB é o Twitter, justamente pela característica de instantaneidade da rede social. Ela também é a rede que oferece mais possibilidades de monitoramento (busca por menções a termos).

Buzzmonitor-BBB2-Twitter

Tudo que acontece no reality show é imediatamente comentado no Twitter. Tanto, que do dia 10/01 a 09/02 (16h), 2.846.379 usuários distintos citaram o BBB no Twitter. A plataforma de monitoramento Buzzmonitor apontou uma média de 14,23 tweets por usuário no período. Um número expressivo se comparado, por exemplo, ao estudo sobre o termo COVID-19, que no mesmo período teve média de 5,42 tweets por usuário.

No Buzzmonitor, também identificamos os os usuários mais engajados sobre o tema do dia 08 a 09/02. Foram 1.383 menções ao programa somente do perfil Robô do BBB. Através dos nomes dos perfis, os usuários também revelam a sua torcida (ou não aprovação) em relação aos participantes do programa, como é o caso do Karolfóbica Conká e RevoltadoComKarolBBB21.

Buzzmonitor-BBB21-UsuáriosEngjados

 

Figura: Os 20 usuários que mais publicaram sobre o BBB21 no Twitter do dia 08 a 09/02. Alguns dos perfis são bots.

 

Gostou de saber esse dados? Você também pode acompanhar o engajamento dos participantes através do nosso módulo Big Brother Brasil 2021 no Buzzmonitor Influencers. Descubra mais aqui.

Monitoramento BBB21: como está o engajamento sobre o reality show?
Rolar para o topo