Como criar conteúdos comerciais que se destacam no Instagram

Recentemente, o Instagram fez mudanças em sua API em relação à quantidade de posts. Agora, perfis comerciais só podem fazer até 25 publicações em um período de 24h.  Sobretudo, essa atualização quer estimular conteúdos de alta qualidade e preservar a integridade da plataforma. Afinal, um grande volume de posts nem sempre é relevante para os usuários. Através dessa novidade eles deixam bem claro que o foco do Instagram é a experiência do consumidor. 

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, a rede social tornou- se uma grande ferramenta para descoberta de novos produtos. Tanto, que o contato com marcas e serviços no Instagram estimula a tomada de outras ações pelos usuários brasileiros.

  • 82% buscam por mais informações
  • 69% visitam o site ou app da marca
  • 50% fazem uma compra online ou no meio físico
  • 42% visitam a loja
  • 36% seguem o perfil da marca

Fonte: Facebook IQ – Pesquisa Project Instagram

Definitivamente o Instagram é um grande gatilho para o início de um relacionamento com as marcas. Mas, com tantos posts rolando no feed a cada segundo, é preciso criar um conteúdo de qualidade para alcançar um lugar de destaque

E para te ajudar nessa jornada, vamos dar algumas dicas inspiradas no Instagram Business. Então, utilizando o Buzzmonitor, fizemos uma análise dos Instagram da Americanas.com. Acompanhe a performance dos posts mais engajados* do Instagram para exemplificar esses conselhos

*período de 01/01 a 01/02/2020

 

Dicas para posts comerciais criativos no Instagram

Deixe claro que é um conteúdo comercial 

Não adianta criar um post incrível para o Instagram se os usuários não associarem que é da sua marca. Porém, a identidade não precisa estar só na assinatura. Essa publicação, por exemplo, tem muito a cara das Americanas.com pelo fundo vermelho e o “a” com a fonte da marca, não acharam? Com poucos elementos, conseguiram passar o recado de um jeito nada óbvio.

Buzzmonitor_Americanas_Engajamento

Menos elementos, mais impacto no Instagram

Nem sempre o seu conteúdo do Instagram vai precisar de um texto e esse post é prova disso. As características de conforto do produto ficaram por conta da criatividade da legenda e da imagem bem destacada. Acima de tudo, o contraste de cores e escolher um ponto focal também são essenciais. Assim, seu conteúdo terá uma boa visualização no mobile. 

Buzzmonitor_Americanas_ConteúdoEngajamento

Nesse sentido, explorar novos ângulos é outra ideia que te ajudará a destacar os elementos. Além disso, você consegue renovar imagens antigas com essa estratégia. Dar uma nova cara à elas. 

Buzzmonitor_Dicas_Engajamento

 

Use o ponto de vista do seu público

Imagine como a sua marca pode estar presente no cotidiano dos seguidores e transforme isso em posts do Instagram. Eles com certeza vão se identificar. Quer um exemplo? O post da Americanas que falava sobre maratonar veio no timing exato de quem estava na expectativa do BBB 21. Por isso, foi um dos destaques de engajamento no período. 

Buzzmonitor_EngajamentoBBB

Já essa seleção de itens dialoga com os desejos do jovem adulto, antes mesmo do usuário ler a legenda. Em outras palavras, produtos que remetem diretamente ao cotidiano desse público. 

Buzzmonitor_Americanas_DicasConteúdo

 

Se você gostou dessas dicas, compartilhe com um profissional de social media. 😊 Por fim, desejamos bons resultados e lembre-se que além de pensar na estratégia de criação, avaliar os resultados é fundamental. Por isso, o modo Buzzmonitor Analytics disponibiliza diversos relatórios para acompanhar a sua performance no Instagram em comparação aos concorrentes. 

Nesse sentido, selecionamos um conteúdo especial sobre o tema para você! 

Como criar conteúdos comerciais que se destacam no Instagram
Rolar para o topo