Girl From Rio, Boy From São Paulo, Girl From Ceará, Girl From Cuiabá, Gay From Pará… Você viu alguma imagem de um ônibus com uma dessas frases nas redes sociais e não entendeu do que se trata?
Vem que a gente vai te explicar o que está rolando!
A cantora Anitta, dona de sucessos nacionais e internacionais, está movimentando as redes sociais com o lançamento do seu novo single “Girl From Rio”. De acordo com o G1, a música foi apresentada pela cantora como “música pessoal” pois fala sobre a cidade do Rio de Janeiro através de suas percepções.
“É uma canção pessoal. Nela, eu falo sobre um pouco de tudo, sobre minha família, sobre o lugar de onde eu vim, onde eu cresci, as pessoas que vi e vejo todos os dias. Exponho o meu ponto de vista das mulheres em geral e da beleza que eu enxergo nelas” – diz Anitta. E, assim como todos os lançamentos, as pessoas ficam curiosas e sempre querem um spoiler. Foi aí que o Olhar Digital publicou uma matéria falando sobre o possível vazamento do hit no Telegram que começa com os acordes de Garota de Ipanema.
Post de sucesso
O que está realmente repercutindo nas redes sociais é o post publicado no Instagram da cantora no dia 23/04/2021:
Os internautas adoraram a inspiração da cantora e começaram a reproduzir a foto, o que se tornou um meme.
Além do sucesso feito nas redes, Anitta enviou para amigos e famosos o seu press kit de lançamento que ajudou mais ainda a gerar buzz sobre o tema. O ator Cauã Reymond, assim como vários outros artistas, postou em seu Story o press kit que recebeu:
Reprodução Instagram Cauã Reymond
Os cariocas foram os que mais buscaram sobre a montagem
O Google Trends mostrou que, nos últimos 7 dias (23/04 a 29/04), o Rio de Janeiro ficou em primeiro lugar na métrica “Interesse por sub-região” sobre como fazer a montagem da cantora.
- Rio de Janeiro – 100
- Distrito Federal – 45
- Ceará – 43
- Pernambuco – 41
- Minas Gerais – 35
Fonte: Google Trends
Buscas por Anitta e Girl From Rio se destacaram no Brasil inteiro
O país entrou na onda e em poucos dias o assunto tomou conta do Brasil.
As cidades Rio de Janeiro, Distrito Federal, Espírito Santo, Ceará e Rio Grande do Norte ficaram entre as 5 cidades que mais buscaram.
Fonte: Google Trends
Repercussão nas redes sociais pelo Buzzmonitor Trends
Em busca da repercussão nas redes sociais, pesquisamos no Buzzmonitor Trends os termos “Anitta” e “Girl From Rio” no período de 20/04 a 29/04.
Veja o resultado:
Foram 101.349 posts coletados sobre o termo “Anitta” e 35.456 posts coletados sobre o termo “Girl From Rio”.
No nosso novo gráfico do Trends, anunciado nas Novidades de Abril do Buzzmonitor, conseguimos ver o comparativo de buzz gerado pelos dois termos.
TOTAL DE BUZZ
Em rosa temos 25,92% de buzz gerado pelo termo “Girl From Rio” e 74,08% de buzz pelo termo “Anitta”.
Um fato interessante é que, mesmo o meme tendo muito destaque no Instagram, a maior quantidade de posts citando os termos foi no Twitter.
Isso pode ter ocorrido pelo fato dos usuários não citarem tanto o nome dela e da música na legenda.
Anitta – 93,49% de compartilhamento no Twitter.
Girl From Rio – 97,45% de compartilhamento no Twitter.
Gênero que mais publicou
Os homens foram os que mais postaram sobre o tema
Anitta | 55,99% homens |
Girl From Rio | 60,36% homens |
Principais insights para Social Media
Toda essa campanha e produção do novo hit da cantora gerou um enorme impacto para seus fãs, seguidores e amigos. Pelo fato da canção ainda não ter sido divulgada no momento da ação, essa publicação de imagens e entrega de press kits gera um mistério para todos.
A cantora também investiu em elementos retrô e causou uma sensação de proximidade e pertencimento, já que como figura pública, Anitta mostrou o verdadeiro lado de uma “garota do Rio de Janeiro”.
Antes mesmo das publicações do novo single, Anitta fez uma série de publicações em preto e branco de histórias e mulheres relacionadas à cidade.
Com isso, os cariocas com certeza se sentiram meramente representados ao ver imagens da Anitta na praia ou mesmo em transportes públicos.
O fato da cantora ser uma grande influência, suas imagens foram copiadas e compartilhadas gerando inúmeros memes e interações.