Por que monitorar eventos se tornou uma estratégia das marcas para entender seu público?

Atualização: no dia 11/12/2018 o Facebook desativou por tempo indeterminado a API que permitia a busca por localização do Instagram, não sendo mais possível utilizar esse recurso para monitoramento. Saiba mais aqui.

Nos dias 30 e 31 de agosto aconteceu em São Paulo o 4º Expo Fórum de Marketing Digital 2017, organizado pela Digitalks. Para acompanhar todos os acontecimentos do evento e não perder nenhum detalhe, o time de consultores do Buzzmonitor montou um Dashboard em Tempo Real com as principais informações.

Abaixo mostraremos os principais relatórios criados para esse Dashboard. Todos os reports foram criados a partir do monitoramento da marca Digitalks, organizadora do evento. Eles podem servir de inspiração para que você monitore o próximo evento que sua empresa participar!

  • Evolução Diária

Com esse relatório você pode acompanhar o volume diário de mensagens de internautas recebidas nos perfis da marca cadastrados no monitoramento. Observe que neste relatório os dias com maior buzz são os dias 30 e 31, os dias do evento.

OBS! Este relatório pode ser usado também para mostrar no Dashboard os últimos comentários e menções em tempo real.

  • Consumidores que mais comentaram

Este relatório mostra os internautas mais engajados durante o período do monitoramento. Com base nas palavras selecionadas durante o cadastro da marca, é possível acompanhar quais os consumidores que estão falando mais sobre o evento. Um relatório importante para entender quem são as pessoas mais envolvidas com o evento e possivelmente criar ações diretamente com elas.

  • Top Hashtags

Aqui é possível acompanhar as hashtags mais usadas nas publicações relacionadas ao evento. Sabendo quais as hashtags que os internautas estão colocando em suas postagens, você poderá usá-las também e assim aumentar o buzz e o engajamento com os seus posts.

  • Termos mais citados

Acompanhar os termos mais citados é importante para entender quais os interesses do seu público e o que é mais relevante para eles naquele evento.

  • Share of Buzz

Um relatório de Share of Buzz é importante para entender quais são as redes sociais com mais publicações durante o evento. No caso do Expo Fórum, a rede social mais usada foi o Instagram, seguida pelo Twitter. O Facebook aparece com um buzz muito pequeno quando comparado às duas primeiras.

  • Perfil dos consumidores

Este relatório talvez seja o mais relevante para as marcas que desejam entender o perfil dos internautas presentes no evento. Com este report é possível acompanhar quem são as pessoas que fizeram as interações e em quais redes sociais, por meio das descrições feitas pelos consumidores em suas Bios. Por exemplo: este relatório mostra que a maior parte do público trabalha com Marketing, sendo que 62% está no Instagram e 38% no Twitter.

  • Horários de maior interação

Entender os horários com mais publicações de seus internautas é uma estratégia que pode te ajudar a fazer atualizações e postagens nos mesmos horários que o seu público. Isso aumentará o engajamento com sua publicação e dará mais visibilidade à sua marca.

Instagram Locations para o monitoramento de eventos

O monitoramento do buzz no Instagram pode ser criado sem a utilização de termos, a partir do isolamento de uma ou mais localidades. Isso permite conhecer o buzz de um local como estádio ou show, cidade ou mesmo diversos locais como lojas de uma franquia ou uma rede de restaurantes.

Para o profissional de social media é uma excelente oportunidade para conhecer o buzz sobre eventos, cidades, bares, shows, sem se preocupar com a utilização de um termo inicial.

Apenas usando a geolocalização é possível obter alguns insights a respeito das pessoas que fizeram check-in naquela localização. No caso, o evento foi realizado no Transamérica Expo Center, então conseguimos monitorar essa localização e a partir disso gerar alguns relatórios.

  • Audiência

Apenas com a geolocalização é possível acompanhar os horários com mais buzz naquele local. Repare que o pico de audiência também é às 10h, como no relatório anterior que mostra os horários de maior interação.

  • Top Bios

Durante o período de monitoramento, algumas bios (descrição do perfil do Instagram) apresentaram termos em comum na localização “Transamérica Expo Center”. As bios que estavam no evento continham os termos: “Digital” e “Marketing” disparados frente aos demais, o que nos leva a presumir que as pessoas naquele local trabalham ou têm interesse em Marketing Digital, por exemplo. Repare que esses dois termos também aparecem à frente no report de perfil dos consumidores.

  • Top Termos

Este relatório também mostra que os termos mais mencionados na localização foram “Digital” e “Marketing”, assim como apontado no relatório de monitoramento da marca Digitalks, no começo deste mesmo post. Essa convergência de informações no monitoramento da marca e no monitoramento da localização nos leva a concluir que o público em eventos costuma marcar em suas publicações onde estão.

Comparação entre o buzz da marca e de Instagram Locations

Para mostrar a importância do monitoramento por geolocalização, criamos um report comparando o buzz coletado pela marca e pela Location do evento.

Dos 825 posts coletados pelo monitoramento da marca Digitalks, 801 foram coletados no monitoramento da geolocalização. Isso significa que 801 posts feitos no Instagram estavam com a geolocalização marcada. Ou seja: o monitoramento de Instagram Locations traz dados de forma muito mais prática e fornece ainda mais insights para os analistas de Social Media.

Conclusão e Insights

Tanto o monitoramento da marca Digitalks quanto o monitoramento da geolocalização Transamérica Expo Center mostraram dados muito similares, como principais termos, bios e horários com maior volume de publicações. Com isso é possível obter o insight de que marcar localizações em postagens é um comportamento recorrente dos internautas.

Assim, o monitoramento geolocalizado ganha ainda mais importância, principalmente durante shows, palestras e eventos que reúnem um volume muito grande de pessoas falando sobre determinado acontecimento. Marcas que costumam realizar eventos ou participar de grandes congressos têm a oportunidade de entender qual público estava presente, de uma forma ainda mais rápida do que pelo cadastro de termos específicos para o monitoramento com termos booleanos.

Outra possibilidade é interagir com as pessoas que estão no seu evento. Acompanhando a geolocalização, é possível monitorar e interagir com o público que está falando sobre sua marca em um raio próximo a você. Eventos patrocinados são uma grande oportunidade de negócio, pois geram muito buzz e com o monitoramento da localização é possível acionar campanhas direcionadas para o público que está no local.

Comece agora mesmo a utilizar o monitoramento de localização do Instagram com o Buzzmonitor

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