A Champions League voltou e nós monitoramos!


As oitavas de final da Champions League começaram na última terça-feira (12) e foram transmitidas ao vivo na página do Esporte Interativo, veículo especializado em notícias esportivas e que transmite oficialmente os jogos da liga no Facebook.

O Facebook tem mostrado cada vez mais interesse em transmitir eventos via streaming e a Champions League é uma das apostas da empresa nesse sentido.

A questão ainda é polêmica para alguns fãs do esporte, que acham “pouco” uma transmissão no Facebook para jogos deste porte, com times “renomados” como Manchester United e Real Madrid. Polêmico ou não, é fato que o Esporte Interativo tem os direitos da transmissão.

Aproveitamos a notoriedade do evento para monitorar os posts com as lives dos dois primeiros jogos das oitavas de final, confira os resultados!

 

As transmissões em números

Jogo Manchester United x PSG, transmitido dia 12 de fevereiro às 18h (horário de Brasília)

  • 3,2 milhões de visualizações
  • 123 mil reactions
  • Mais de 8 mil compartilhamentos
  • Mais de 71 mil comentários

 

Jogo Ajax x Real Madrid, transmitido dia 13 fevereiro às 18h (horário de Brasília)

  • 2,9 milhões de visualizações
  • 175 mil reactions
  • Mais de 12 mil compartilhamentos
  • Mais de 141 mil comentários

 

“Curtida” prevaleceu como reaction mais presente, seguida pelo “amei” em ambas as transmissões  

No jogo do PSG, 75% das reações foram curtidas e 19% foram “amei”. “Haha” e “raiva” empataram com 2% cada.

 

O cenário foi similar no jogo do Real Madrid, mas “raiva” teve mais presença, representando 4% do volume total de reações. Isso pode ser reflexo do gol do Ajax anulado após revisão do lance pelo VAR (Árbitro Assistente de Vídeo, em tradução para português). Foi a primeira vez na história da Champions League que o VAR foi usado e a partida terminou em 2 a 1 para o Real Madrid.

 

Hashtags mencionando PSG, Real Madrid e seus jogadores foram as principais

No jogo de terça-feira, a maioria das hashtags citadas fizeram referência ao PSG e seus jogadores mais conhecidos, como #Dimaria e #Mbappe.

 

No jogo de quarta-feira, as hashtags citaram o atacante do Real Madrid, #ViniJr, e o hino do time, #HalaMadrid.

 

Picos de buzz aconteceram a partir das 18h (horário de Brasília), início das partidas

Ambas as transmissões começaram às 16h55, mas a bola rolou apenas às 18h. Na primeira partida, o ápice de buzz foi às 19h, quando o segundo tempo começou e o PSG marcou dois gols, garantindo a vitória do time por 2 a 0.

 

No segundo jogo, notou-se uma mudança no comportamento dos internautas, que já estavam gerando buzz desde o começo da partida, às 18h.

 

Clubes brasileiros apareceram entre os principais termos em ambos os jogos

No jogo entre PSG e Manchester United, o clube “Palmeiras” foi citado 1.202 vezes e a maioria das frases eram “Palmeiras não tem mundial” e suas derivações. O termo “Mundial” foi citado 1.269 vezes.

Destaque também para “Neymar”, mencionado 4.677 vezes. O atleta joga pelo PSG, mas não estava presente neste jogo.

 

Na partida entre Real Madrid e Ajax, o clube “Flamengo” foi citado 1.949 vezes. Os comentários remetem ao jogo entre Ajax e Flamengo ocorrido no Torneio da Flórida há um mês. Os clubes empataram e os comentários citam “Ajax não vence nem o Flamengo, quer vencer na Champions” e variações.

Aqui “Palmeiras” também foi citado nos comentários, totalizando 1.655 menções.

 

Como monitorar posts isolados no Facebook de uma mesma página?

1. O primeiro passo é cadastrar a página da que você deseja monitorar. Vá até o menu Monitoramento e depois clique em Gerenciar projetos. Em seguida, clique na aba Facebook e cadastre a página da marca.

 

2. Depois, nos Filtros do relatório, deixe o Facebook selecionado em Serviços, configure o período em que o post foi feito e então cole a URL da postagem em Filtrar por URL. Clique no + e espere o código da publicação aparecer em Posts filtrados.

Faça o mesmo procedimento em um segundo relatório para isolar a outra publicação. 

 

Pronto! Amba as postagens estarão filtradas nos relatórios e você poderá começar a monitorar e analisar apenas os posts em questão.

 

Gostou? Inscreva-se para receber nossos conteúdos
 

 

Última atualização: 28/01/2019

Fonte imagem capa: B9

A Champions League voltou e nós monitoramos!
Rolar para o topo