Case Anitta: A repercussão de Girl From Rio nas redes sociais

Girl From Rio, Boy From São Paulo, Girl From Ceará, Girl From Cuiabá, Gay From Pará… Você viu alguma imagem de um ônibus com uma dessas frases nas redes sociais e não entendeu do que se trata?

Vem que a gente vai te explicar o que está rolando! 

A cantora Anitta, dona de sucessos nacionais e internacionais, está movimentando as redes sociais com o lançamento do seu novo single “Girl From Rio”. De acordo com o G1, a música foi apresentada pela cantora como “música pessoal” pois fala sobre a cidade do Rio de Janeiro através de suas percepções. 

“É uma canção pessoal. Nela, eu falo sobre um pouco de tudo, sobre minha família, sobre o lugar de onde eu vim, onde eu cresci, as pessoas que vi e vejo todos os dias. Exponho o meu ponto de vista das mulheres em geral e da beleza que eu enxergo nelas” – diz Anitta. E, assim como todos os lançamentos, as pessoas ficam curiosas e sempre querem um spoiler. Foi aí que o Olhar Digital publicou uma matéria falando sobre o possível vazamento do hit no Telegram que começa com os acordes de Garota de Ipanema.

Post de sucesso

O que está realmente repercutindo nas redes sociais é o post publicado no Instagram da cantora no dia 23/04/2021:

Os internautas adoraram a inspiração da cantora e começaram a reproduzir a foto, o que se tornou um meme. 

Além do sucesso feito nas redes, Anitta enviou para amigos e famosos o seu press kit de lançamento que ajudou mais ainda a gerar buzz sobre o tema.  O ator Cauã Reymond, assim como vários outros artistas, postou em seu Story o press kit que recebeu: 

Reprodução Instagram Cauã Reymond 

 

Os cariocas foram os que mais buscaram sobre a montagem 

O Google Trends mostrou que, nos últimos 7 dias (23/04 a 29/04), o Rio de Janeiro ficou em primeiro lugar na métrica “Interesse por sub-região” sobre como fazer a montagem da cantora. 

  • Rio de Janeiro – 100
  • Distrito Federal – 45
  • Ceará – 43
  • Pernambuco – 41 
  • Minas Gerais – 35

Fonte: Google Trends 

 

Buscas por Anitta e Girl From Rio se destacaram no Brasil inteiro

O país entrou na onda e em poucos dias o assunto tomou conta do Brasil. 

As cidades Rio de Janeiro, Distrito Federal, Espírito Santo, Ceará e Rio Grande do Norte ficaram entre as 5 cidades que mais buscaram. 

Fonte: Google Trends 

 

Repercussão nas redes sociais pelo Buzzmonitor Trends 

Em busca da repercussão nas redes sociais, pesquisamos no Buzzmonitor Trends os termos “Anitta” e “Girl From Rio” no período de 20/04 a 29/04.

Veja o resultado: 

Foram 101.349  posts coletados sobre o termo “Anitta” e 35.456 posts coletados sobre o termo “Girl From Rio”.

No nosso novo gráfico do Trends, anunciado nas Novidades de Abril do Buzzmonitor, conseguimos ver o comparativo de buzz gerado pelos dois termos.

TOTAL DE BUZZ

Em rosa temos 25,92% de buzz gerado pelo termo “Girl From Rio” e 74,08% de buzz pelo termo “Anitta”.

Um fato interessante é que, mesmo o meme tendo muito destaque no Instagram, a maior quantidade de posts citando os termos foi no Twitter.

Isso pode ter ocorrido pelo fato dos usuários não citarem tanto o nome dela e da música na legenda.

Anitta – 93,49% de compartilhamento no Twitter.

Girl From Rio – 97,45% de compartilhamento no Twitter.

Gênero que mais publicou

Os homens foram os que mais postaram sobre o tema

Anitta   55,99% homens 
Girl From Rio     60,36% homens 

 

Principais insights para Social Media 

Toda essa campanha e produção do novo hit da cantora gerou um enorme impacto para seus fãs, seguidores e amigos. Pelo fato da canção ainda não ter sido divulgada no momento da ação, essa publicação de imagens e entrega de press kits gera um mistério para todos. 

A cantora também investiu em elementos retrô e causou uma sensação de proximidade e pertencimento, já que como figura pública, Anitta mostrou o verdadeiro lado de uma “garota do Rio de Janeiro”.

Antes mesmo das publicações do novo single, Anitta fez uma série de publicações em preto e branco de histórias e mulheres relacionadas à cidade.

Com isso, os cariocas com certeza se sentiram meramente representados ao ver imagens da Anitta na praia ou mesmo em transportes públicos.

O fato da cantora ser uma grande influência, suas imagens foram copiadas e compartilhadas gerando inúmeros memes e interações. 

 

Case Anitta: A repercussão de Girl From Rio nas redes sociais
Rolar para o topo