Co-marketing e influenciadores: veja as estratégias das marcas de cervejas e analise suas performances no Instagram

O Brasil é o terceiro país que mais consome cerveja no mundo e movimenta bilhões por ano nesta indústria. Nas redes sociais, as cervejarias apostam em co-marketing e parceria com influenciadores para se destacar entre o público. Fizemos uma análise de performance das métricas do Instagram das maiores marcas do Brasil com a Buzzmonitor. Vem conferir!

Os dados foram coletados entre os dias 15/03 e 15/04, nas contas da Skol (@skol) e da Brahma (@brahmacerveja), utilizando o módulo de Analytics da Buzzmonitor.

Como resultado, trazemos diversos insights sobre o sucesso das campanhas, o crescimento de seguidores, o engajamento e as preferências do público de cada marca sobre o tipo de conteúdo postado.

Confira abaixo a análise de performance baseada nas métricas do Instagram da Skol e da Brahma.

 

SKOL

No período citado, a Skol teve um crescimento muito expressivo no engajamento da marca, de 626,49% em relação aos 30 dias anteriores, subindo de uma Média de Engajamento de 0,08 para 0,57. 

A média de engajamento é baseada na proporção de pessoas que interagiram com a página (curtidas, compartilhamento e comentários) em relação à quantidade de seguidores, multiplicado por 1.000. A média global de engajamento é de 4,7%.

Métricas do Instagram da Brahma - Engajamento

Como podemos ver no gráfico acima, o pico de Engajamento aconteceu no dia 16/03, logo após a publicação de um post em parceria com a Mike’s Hard Lemonade, marca de bebida feita com vodka e limão. A ação de co-marketing entre as marcas conquistou 900 interações e um engajamento médio de 1,56.

Além desta publicação, que foi o Top Post da marca entre 15/03 e 15/04, a Skol fez mais 15 publicações no período. Outros conteúdos que tiveram destaque entre o público no Instagram foram posts da campanha de nova embalagem da Skol, com o tema “Gostosa igual, porém com novo visual”. Dos 5 posts mais engajados no período, 3 foram parte da campanha.

Dessas 16 publicações feitas pela Skol entre 15/03 e 15/04, 12 foram fotos e apenas 4 foram vídeos. No entanto, 43,7% das interações dos usuários foram com os conteúdos em vídeo, como podemos ver abaixo no gráfico de Engajamento por Tipo de Publicação.

Esse dado aponta uma preferência do público deste canal pelo conteúdo audiovisual. 

No que diz respeito ao Crescimento de Seguidores, no dia 15/04 a marca acumulava 580.731 seguidores no Instagram, um aumento de 2.857 no período de um mês.

Métricas do Instagram da Skol - Seguidores

(Obs.: As métricas do Instagram analisadas não incluem interações de dark posts. Esses números também são coletados pela Buzzmonitor, mas são de exclusividade da marca).

 

BRAHMA

Entre os dias 15/03 e 15/04, a Brahma fez apenas 6 publicações no feed do Instagram, sendo uma única foto e cinco vídeos.

Como é possível ver no gráfico abaixo, houve dois momentos crescentes de interação na página da Brahma no Instagram. O primeiro – e o maior – teve início no dia 19/03 e alcançou o pico no dia 21/03.

Esse pico de interações aconteceu após a advogada e digital influencer Gizelly Bicalho participar do PodPah Podcast e falar sobre a Brahma ao vivo, marca pela qual ela é contratada. A publicação feita pela Brahma com o vídeo de Gizelly foi também o top post da marca durante este período citado, alcançando 6.381 interações e um engajamento médio de 9,6.

O segundo pico de interação – menor, porém ainda expressivo – aconteceu no dia 05/04, quando a Brahma participou da estrutura do show de Xandy Avião na final da Copa do Nordeste. O post em vídeo do evento foi o segundo com maior destaque no Instagram da marca, com 1.609 interações e média de engajamento de 2,41.

O pico de Crescimento de Seguidores no Instagram da Brahma, no entanto, se deu no dia 31/03, como podemos ver no gráfico abaixo. Esse dado coincide com o lançamento de um vídeo da campanha de carnaval da marca com a cantora Alcione (ah, é verdade que o brasileiro sentiu falta de um carnaval, né?).

Métricas do Instagram da Brahma - Seguidores

Ao total, até o dia 15 de abril, a marca acumulava 669.439 seguidores no Instagram, tendo conquistado, no período de um mês, 5.647 seguidores.

Apesar do sucesso de engajamento pontual dessas campanhas e do crescimento de seguidores, entre os dias 15/03 e 15/04, a marca teve uma queda de 12,39% no engajamento do Instagram, se comparado aos 30 dias anteriores.

A motivação para isto pode estar no fato de que durante o período analisado a marca fez apenas 6 posts, enquanto no mês anterior foram realizadas 12 postagens, equivalente ao dobro.

Métricas do Instagram da Brahma - Engajamento

Parcerias de Sucesso

Os top posts das duas marcas apontam estratégias de parceria de conteúdos que funcionaram e foram bem engajadas pelo público.

No Instagram da Skol, a escolha foi o co-marketing, quando duas empresas atuam juntas para impactar um público semelhante e expandir seu alcance.

Enquanto isso, a Brahma optou por trabalhar com marketing de influência, com a contratação de grandes influenciadores, e com presença em eventos de grande porte, para aumentar o share of mind e share of image da marca, assim como vimos no Lollapalooza

O resultado dessas ações, positivas ou negativas, e todas as outras métricas do Instagram conseguem ser mensuradas pela Buzzmonitor com precisão para sua equipe ter acesso a dados de qualidade sobre a performance da marca e garantir insights importantes sobre conteúdo. Conheça o módulo de Analytics da Buzzmonitor.

 

Veja também:

Buzzmonitor Analytics: como obter dados completos para a análise de métricas das redes sociais

Case Via: o uso da inteligência artificial na otimização do atendimento ao consumidor

22 métricas de atendimento: como usar na Buzzmonitor

Batalha de marcas: iFood x Rappi. O que uma análise de performance nas redes sociais das empresas de delivery nos revela?

 

Co-marketing e influenciadores: veja as estratégias das marcas de cervejas e analise suas performances no Instagram
Rolar para o topo