Se você comparou as métricas das suas contas do Facebook ou do Instagram através do módulo de Analytics da Buzzmonitor com os dados fornecidos diretamente no Meta Business durante o mesmo período e percebeu diferenças nos dados, isso não é um erro e nós vamos te explicar!
As métricas do Meta Business são gerados diretamente pelas redes sociais – Facebook e Instagram. Já os dados que são fornecidos pela Meta para a Buzzmonitor (e para qualquer outra ferramenta de gestão de social media) são retornados pela Graph API, que é a API oficial da Meta. Vale salientar que a Buzzmonitor é parceira oficial da Meta e utiliza apenas os dados fornecidos pela Graph API, sem dados de outras fontes.
Dito isto, primeiro é preciso entender que Rede Social e API possuem conceitos, ambientes e cálculos diferentes. E sistemas diferentes mensuram de formas diferentes. E é por isso que podem surgir pequenas diferenças nas duas coletas de dados.
Uma das causas dessas diferenças, por exemplo, é o fuso horário. A Graph API utiliza o fuso horário PST (local da sede do Facebook). Convertendo para o fuso horário do Brasil, esses dados são coletados entre 4h e 5h da manhã.
Já os dados e insights que aparecem nos relatórios das páginas do Facebook costumam ser gerados dentro do fuso horário local do usuário. O que vai causar diferença nos dados.
Há, ainda, diferenças no tempo de processamento dos dados pela API e pela própria rede social. Se você selecionar dados do dia anterior, por exemplo, a depender do horário, pode ser que a API ainda não tenha processado 100% dos dados.
Essas e outras diferenças na forma de coleta das duas plataformas podem gerar pequenas diferenças de dados, que fazem com que a comparação seja imprecisa entre os dois relatórios.
O que fazer quando as métricas do Meta e Buzzmonitor estão diferentes?
A nossa recomendação é: não faça comparações. Pequenas diferenças nos dados podem ser aceitas, considerando as diferenças de coletas entre as duas ferramentas. Utilize sempre a mesma fonte de dados para avaliar o crescimento da sua marca, pois assim você estará partindo sempre do mesmo padrão de coleta e conseguirá analisar com precisão a sua evolução.
No entanto, se a discrepância de dados for muito significativa para o mesmo período avaliado, por favor, entre em contato com o nosso atendimento, para que possamos investigar as causas.
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