5 insights de Social Listening que mostram que a cadeira gamer é o meme do momento

O simples fato de ser um gamer não quer dizer apenas jogar, mas investir em todo equipamento e conforto necessários para passar horas jogando. E é aí, dentre os acessórios que mais cresceram no último ano em buscas e buzz nas redes sociais, que está a tão falada Cadeira Gamer.

O que é uma cadeira gamer? 

A cadeira gamer nada mais é do que uma cadeira projetada para o conforto dos players. Ela é formada por um assento almofadado, apoio para costas, ombro, inclinações para achar a maneira mais confortável e muito mais benefícios. 

Durante esse período de home office, não só os gamers, mas também os colaboradores das empresas começaram a aderir a este novo tipo de cadeira.

A Etna, por exemplo, fez uma matéria sobre as 5 vantagens do uso da cadeira gamer. Ou seja, por ser extremamente ajustável e confortável, qualquer pessoa pode aderir a sua. 

Agora que você já entendeu o que ela é, vamos te mostrar 5 insights extraídos do módulo monitoramento do Buzzmonitor sobre as cadeiras gamer. 

Veja os resultados do período entre 26/07 a 05/08.

1- Qual o buzz das cadeiras gamers?

Comparação de buzz 2020 x 2021 01 de janeiro a 30 de junho

Através do Buzzmonitor Trends, conseguimos identificar três momentos de pico de volume sobre a cadeira gamer nas redes sociais em 2020:

  • O primeiro deles, no dia 09/03/2020, pode ter relação com o início da semana do consumidor de 2020, que contou com diversas promoções. (Data perfeita para comprar uma cadeira gamer, já que ela não tem preços muito acessíveis).
  • O outro pico em 28/04/2020, ao pesquisarmos no Buzzmonitor Trends, mostra o sorteio de uma cadeira gamer realizado pelo perfil oficial do sócio-torcedor do Flamengo no Twitter.
  • Por último, em 10/05/2020, identificamos usuários do Twitter que comentaram sobre benefícios da cadeira gamer e também sobre a compra de uma delas.

Em 2021, o interesse pela cadeira aumentou nas redes sociais e no comparativo com o primeiro semestre de 2020 teve um buzz 388% maior.

Dados do Buzzmonitor Trends:

Cadeira Gamer 2020 – 7.961 posts coletados 

Cadeira Gamer 2021 – 38.861 posts coletados

E como será que foram as buscas sobre o cadeira no Google? De acordo com o Google Trends, em uma escala de 5 anos, o termo “Cadeira Gamer” sofreu variações na quantidade de menções.

Assim como nas redes sociais, o termo virou tendência em 2020 e com isso o meme atingiu o seu nível mais alto: 100 (numa escala de 0-100) de buscas.

2- Quais as marcas de cadeiras gamer mais citadas em redes sociais? 

Dentre os assuntos mais citados sobre as cadeiras, algumas marcas foram mencionadas pelos usuários:

Corsair, Dt3 Sports, Sharkoon, Maxracer (cadeira bunker) e Alpha Gamer foram as 5 marcas mais citadas nos posts das redes sociais de 28/06 a 28/07. 

Respectivamente 29%, 26%, 18%, 16% e 11%. 

Em relação à presença destas marcas nas redes sociais, fizemos uma análise da quantidade de seguidores de cada uma no Facebook e Instagram no dia 26/07/2021.    

Rede social 

CorsairSharkoonMaxracerAlpha GamerDt3 Sports

Facebook

2.7 mil fãs

86 mil fãs

5.7 mil fãs

6.8 mil fãs

59 mil fãs

Instagram149 mil seguidores59.7 mil seguidores 34.5 mil seguidores18.1 mil seguidores192 mil seguidores

A marca Sharkoon é a mais seguida no Facebook (86 mil). E a marca Corsair apresenta mais seguidores no Instagram (149 mil).

3- Das marcas com mais seguidores, qual teve mais engajamento?

Como essas duas marcas apresentaram mais seguidores, analisamos a performance delas no Buzzmonitor Analytics Pro para descobrir qual delas teve mais engajamento de 30/07 a 05/08:

Sharkoon x Corsair no Facebook:

No Facebook, as duas marcas sofreram uma queda no engajamento. A Sharkoon apresentou -76,64% e a Corsair apresentou -63,62%. A presença do número negativo representa que em períodos anteriores as marcas tiveram mais engajamento. 

Considerando a menor perda de engajamento, a Corsair ganha essa métrica. E mesmo tendo mais seguidores, a Sharkoon não manteve um bom engajamento. 

Sharkoon x Corsair no Instagram:

Já no Instagram, as duas marcas apresentaram boas taxas de engajamento. A Sharkoon teve 115,4% e a Corsair teve 283,78% no período. Nesta rede, conseguimos concluir que além de mais seguidores, a Corsair também tem um bom engajamento.

4 – Quais são os principais influenciadores sobre cadeiras gamer?

Ao pesquisarmos no Buzzmonitor Influencers, o termo “cadeira gamer” os principais influenciadores foram: 

 

Lucas é uma criança que faz diversos vídeos para o YouTube e dentre eles alguns vídeos jogando o jogo Roblox e narrando a partida.

Diana é uma streamer parceira do FB Gaming que faz lives de jogos todos os dias e usa uma cadeira gamer patrocinada do Facebook Gaming para jogar.

Rohsal é um canal do YouTube para amantes de jogos. O enfoque são jogos de dinossauros. 

Gabriel é um gamer que grava vídeos para o YouTube dos jogos, principalmente Fortnite. 

Squallzera também é um gamer e streamer que transmite seus jogos no YouTube. 

A semelhança entre os influencers mais relacionados ao termo cadeira gamer é que todos eles fazem conteúdos relacionados a jogos. Os gamers são o público mais relacionado ao produto.

5 – Quais os termos mais presentes nas bios do Twitter que citam cadeira gamer?

Na análise das bios do Twitter que mais citam a cadeira gamer, encontramos os seguintes termos:

Gamer, Streamer, Player, Twitch e Games foram os termos mais presentes. Todos eles têm relação direta com jogos, ou seja, do mundo gamer. Dentre eles temos Streamer, que representa as pessoas que fazem lives de seus jogos e Twitch, da Amazon, é uma das plataformas de reprodução dessas e de diversas outras lives. 

Se você gostou dessas análises do blog post, conheça os módulos do Buzzmonitor responsáveis pelos gráficos: 

  • Monitoramento;
  • Buzzmonitor Trends;
  • Buzzmonitor Influencers;
  • Buzzmonitor Analytics Pro. 

Ainda não é assinante? Faça também o teste grátis de 14 dias da plataforma em: https://buzzmonitor.com.br/ 

Até a próxima! =) 

 

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