Como parte do projeto Eleições 2014, divulgaremos um levantamento da repercussão no Twitter do debate do dia 16 no SBT, entre os candidatos à presidência Aécio Neves e Dilma Rousseff. A intenção do estudo é verificar o nível de engajamento dos apoiadores de Aécio e Dilma e como eles vêm apoiando seus respectivos candidatos.
Partimos da análise da timeline de uma base de apoiadores para cada um dos presidenciáveis, consideramos todos os tweets entre 16 e 21 horas de ontem.
A base de apoiadores do candidato do PSDB Aécio Neves se mostrou a mais engajada no uso das hashtags de apoio à eleição do atual senador de Minas Gerais. Durante o período analisado, encontramos, em média, 4,2 tweets por usuário com hashtags de apoio ao tucano. Os simpatizantes da atual presidenta Dilma Rousseff demonstraram menos engajamento, com uma média de apenas 1,6 tweets com hashtags de apoio à candidata do PT por usuário. As hashtags mais utilizadas e o seu percentual de uso estão no infográfico ao final deste post.
Além disso, analisamos também os tweets de uma base de usuários que apoiava a candidata Marina Silva do PSB no primeiro turno. A base de apoiadores de Marina também estava engajada no debate do SBT, 48,7% dos tweets na timeline dessas pessoas estava no período de análise eram relacionados ao tema.
Notamos que a grande maioria da base de apoiadores de Marina no primeiro turno, agora apoia a candidatura de Aécio Neves. Considerando as hashtags de apoio levantadas neste estudo, 95,7% das hashtags de apoio usadas pelos simpatizantes de Marina são pró-Aécio e apenas 4,3% são pró-Dilma. Outro fato que confirma esse apoio ao candidato do PSDB é a proporção de RTs feitas aos tweets dos perfis oficiais de Aécio (@AecioNeves) e Dilma (@dilmabr) durante o debate. 91,1% dos RTs eram de tweets feitos pelo perfil oficial de Aécio, que relatavam os highlights do debate, enquanto os outros 8,9% vinham do perfil da candidata do PT.
Confira o infográfico: