Você conhece os pilares das marcas que monitora? Isso pode te ajudar na busca de insights

Monitoramento Redes Sociais

2823 visualizações

Você conhece os pilares das marcas que monitora? Isso pode te ajudar na busca de insights

Ao iniciar o monitoramento das redes sociais de uma marca surge a dúvida: como definir os assuntos que serão monitorados? A resposta é simples: é preciso entender os pilares da marca. Por definição os pilares da marca são os ideais de uma empresa que sustentam seus valores e sua missão, suas normas de conduta esperadas pelos consumidores a partir do que ela defende.

Os pilares são a base para a formação da personalidade e da identidade da marca e são elas que destacam uma empresa diante de sua concorrência. Uma marca com pilares consolidados ganha força ao mostrar que tem ideais concretos e metas estabelecidas.

Os temas de monitoramento são melhor definidos a partir dos pilares, já que a empresa é pautada em valores particulares e em uma missão específica. E conhecendo os pilares da marca de uma empresa é possível definir com precisão os assuntos que serão monitorados, criando assim relatórios relevantes e específicos para cada marca.

Observe o exemplo do banco Santander, que tem como um de seus pilares a tecnologia de vanguarda, como mostra a imagem abaixo. Ao estudar os pilares da marca é possível criar tags de assuntos que serão monitorados e, no caso, assuntos relacionados à tecnologia.

Por exemplo, usuários começam reportar problemas com a biometria do banco. Sabendo que a tecnologia é um pilar da marca, o Tag de Assunto “Tecnologia” deve ser criado e a marca consegue rapidamente perceber quais pilares precisa melhorar. Além disso, casos como esse são rapidamente resolvidos, preservando a imagem da empresa e consolidando os ideais que são defendidos por ela.

Fonte: Banco Santander

Agora definir os assuntos que serão monitorados ficou mais fácil: basta conhecer os pilares das marcas que monitora.

E se os pilares forem distintos, mas você precisa comparar entre si os valores de diferentes marcas, a sugestão é utilizar a Pirâmide de Valor da consultoria Bain & Company.

A Pirâmide de Valor faz uma releitura da pirâmide de necessidades de Maslow para compreender como uma marca e seus principais concorrentes são percebidos pelos seus públicos, tanto B2B quanto B2C. A nova pirâmide está focada em hierarquizar os valores essenciais na percepção do consumidor de qualquer marca.

Os elementos de valores a serem analisados serão:

  • Funcionais: na base da pirâmide de valor. São elementos básicos que toda a marca deve ter como “Economiza Tempo”; “Simplifica”; “Qualidade”, entre outros.
  • Emocionais: são valores como: “Redução de Ansiedade”; “Bem-estar”; “Diversão/Entretenimento” e outros que estão além dos valores funcionais.
  • Mudança de vida: estão na parte superior da pirâmide de valores. São valores nobres para um produto como “Motivação”; “Herança”; “Pertencimento”; “Esperança”; “Auto-atualização”.
  • Impacto Social: é o valor máximo para cada marca. Qual marca entre as analisadas gera um impacto social na sociedade?

Com a pirâmide de valor fica fácil comparar marcas diferentes adicionando as mesmas tags de acordo com o valor mencionado pelo consumidor em redes sociais.

 

Fontes:

Como fazer recomendações em seus relatórios de Social Media (eBook) http://bit.ly/2pSuNA4

O que são Pilares da Marca? Conceitos de Branding e Marketing http://bit.ly/2piFywy

 

Comece agora mesmo a fazer um monitoramento baseado nos pilares de sua marca

 

USE GRÁTIS O BUZZMONITOR

Comentários

Deixe um comentário