Veganismo: pelo segundo ano as marcas de beleza dominam o posicionamento vegano na internet

A palavra “vegano(a)” sempre nos remete a alguém que não come nenhum alimento de origem animal, mas a extensão do posicionamento de um produto como vegano vai além da alimentação. Há produtos de beleza, roupas, sapatos, comidas para animais de estimação e até mesmo objetos com este posicionamento de marca. Segundo o Facebook Audience Insights há entre 20 e 25 milhões de brasileiros interessados em veganismo.

No ano passado, realizamos um estudo sobre o dia mundial do veganismo (01/11), e as conclusões foram inesperadas: o setor de beleza se apropriou do tema e liderou nos posts mais engajados.

Para saber a repercussão desse tema em 2020, monitoramos os termos “vegano OR vegana” de 01 de outubro até 10 de novembro de 2020 em Português.

Evolução do termo

Foram 29.762 posts nas redes sociais relacionados ao tema durante o período analisado:

Compartilhamento por rede: Instagram lidera no número de posts sobre o veganismo:

O Instagram foi a rede social com mais posts sobre o veganismo, foram 12.715 posts analisados, representando o total de 42.72%.

As outras duas redes representam 33.05% (Twitter) e 24.23% (Facebook).

Gênero: Mulheres engajam mais sobre o tema 

As mulheres tiveram 56.21% de presença nos posts, já os homens 43.79%.

 

Top posts Instagram: marcas de cosméticos são três dos quatro top posts

Dos quatro primeiros top posts, três deles falam sobre produtos de higiene/beleza.

Os três primeiros são referentes à marca Salon Line que possui uma rica linha de produtos veganos. O último post é do ator Emiliano d’Avila falando sobre presentear um amigo(a) com uma refeição vegana no dia mundial do veganismo (01/11).

Top posts Facebook: cosméticos lideram posts com maior engajamento

No Facebook a visualização é clara, três posts são sobre cosméticos, sendo dois da “Quem disse, berenice” sobre os novos batons veganos da marca e um da marca “Sóbrancelhas” sobre seus produtos de skin care.

O primeiro top post é sobre uma ração de cachorros completa e vegana da PetLab Cosmetics.

Top posts Twitter: alimentação vegana é destaque

No Twitter o assunto já é mais focado na alimentação. 

O primeiro post é um tweet do Netflix para um usuário chamado “@dog_vegano” que fez uma montagem da atriz da série “Emily in Paris” em Xerém. A página do streaming respondeu, sarcasticamente: “sempre desconfiei que Emily era mais ovo frito, farofa e torresmo”.

O segundo é um retweet feito pela apresentadora Maísa da publicação da página @dog_vegano. O terceiro post é da Folha de S.Paulo sobre a semana da culinária vegana em São Paulo. E o último é da página Jornal O Globo com dicas para quem quer virar vegano. 

Top influenciadores sobre veganismo:

Pesquisamos no módulo influenciadores do Buzzmonitor os termos “vegano OR vegana” e os influenciadores mais engajados foram:

*Apenas pessoas

  • Feliz&Chateada (5.8M seguidores no Twitter);
  • MasterChef Brasil (2.4M seguidores no Facebook);
  • Mayte Rodriguez (970.2K seguidores no Instagram);
  • P.VIKINGA (646.1K seguidores no Instagram);
  • Brino (621.3K seguidores no Twitter);
  • NAMU (524K inscritos no YouTube).

 

E sua marca, poderia se beneficiar do posicionamento vegano?

Veganismo: pelo segundo ano as marcas de beleza dominam o posicionamento vegano na internet