Neon X Agibank: quem vence a batalha de social analytics no Facebook e Instagram

Como os bancos digitais estão cada vez mais populares, por otimizarem os serviços do sistema financeiro, resolvemos comparar a performance dos bancos Neon e Agibank no Facebook e Instagram durante o mês de setembro.

Para isso contamos com a ajuda do Buzzmonitor Analytics Pro. Confira os resultados dessa batalha:

 

Métrica crescimento de seguidores Instagram: Neon ganha em disparado do Agibank

* Importante métrica a ser acompanhada para analisar se suas campanhas estão trazendo novos seguidores à marca.

Com 248.057 seguidores e 8.500 novos seguidores no período, o banco Neon ganha em disparado do Agibank que tem apenas 31.163 seguidores e 668 novos no período.

Vencedor da métrica: Banco Neon.

 

Métrica crescimento de fãs Facebook: Agibank tem maior total de fãs mas menor crescimento de fãs

Em relação ao crescimento de fãs no Facebook, o banco Neon segue na frente com 2.177 novos fãs (total: 218.139). Já o banco Agibank ganhou apenas 424 novos fãs no período, totalizando 353.307 fãs.

Vencedor da métrica: Banco Neon.

 

Métrica melhores publicações Instagram: Neon fez o dobro de publicações em relação ao Agibank em setembro

*Essa métrica mostra a quantidade de publicações feitas pelas marcas durante o período selecionado.

Ao analisarmos, no período selecionado, temos 12 publicações e uma média de 0,4 publicação por dia do banco Neon e 6 publicações com média de 0,2 publicação por dia do Agibank.

Em relação ao engajamento das publicações para cada mil fãs, o Neon teve com a soma dos dois top posts: 27,5222 de engajamento. Já o Agibank teve 22,2531. Ou seja, no período, as publicações do Neon engajaram mais.

Vencedor da métrica: Banco Neon.

 

Métrica melhores publicações Facebook: Neon fez 260 publicações a mais que o Agibank

Já no Facebook, o Neon fez 269 publicações (média de 8,97 por dia) e o Agibank fez apenas 9 publicações (média 0,3 por dia).

O engajamento para cada 1000 fãs das duas publicações do Neon somaram 15,0614 e do Agibank somaram 6,3258.

Vencedor da métrica: Banco Neon.

 

Métrica engajamento da página no Instagram: Neon também vence essa métrica

Essa métrica é fundamental para o gestor da marca acompanhar o número de engajamento em todas as publicações durante o período selecionado.

O Neon teve uma média de engajamento de 3,0 e o Agibank teve o total de 1,21.

Vencedor da métrica: Banco Neon.

 

Métrica engajamento da página no Facebook: Neon vence com a média de engajamento de 4,58

A média de engajamento no Facebook do Neon foi de 4,58. Já do Agibank é de apenas 0,13.

Vencedor da métrica: Banco Neon.

 

Métrica número de interações no Instagram: Neon tem 21.220 interações a mais que o Agibank

O número de interações do banco Neon em sua página no Instagram é de 22.353. O banco Agibank tem apenas 1.133.

Vencedor da métrica: Banco Neon.

 

Métrica número de interações no Facebook: Neon tem 9x mais interações que Agibank

Em relação ao número de interações (curtidas e comentários) o Neon vence com 37.832 do Agibank que apresenta 4.135.

Vencedor da métrica: Banco Neon.

 

Qual sentimento demonstrado pelos usuários em cada banco?

De acordo com o gráfico de sentimento, os dois bancos digitais apresentam uma alta porcentagem de sentimento negativo: Neon com 58,3% e Agibank com 36,3%.

Ao mesmo tempo, o Agibank apresenta mais pontos positivos (33,3%) e a Neon apenas 8,7%.

Vencedor da métrica: Agibank

 

Horário de maior interação do público 

O horário que mais concentra interações dos públicos com as fintechs é das 9h às 20h.

Os picos de maior interação com a Neon são ao 12h e às 18h e o pico com o Agibank às 16h.

 

Conclusão da batalha

Nesta batalha o banco digital Neon venceu mais métricas do que o banco Agibank, apesar do Agibank estar com a imagem mais positiva.

 

*Módulo analytics Pro Buzzmonitor 

Numa batalha entre duas marcas no Analytics Pro do Buzzmonitor é possível analisar todos os dados públicos de uma marca (seguidores, conteúdo, engajamento):

  • Crescimento de seguidores;
  • Número de publicações;
  • Distribuição de Tipos de Publicações de Perfil;
  • Top posts;
  • Engajamento para cada 1000 seguidores;
  • Número de interações;

Caso você seja administrador da conta, é possível, além dos dados públicos, ver dados como: 

  • Alcance;
  • Impressão;
  • Dados patrocinados;

Para Instagram é possível analisar visitas do perfil.

Para Facebook:

  • Idade e gênero dos fãs;
  • Fãs por cidade;

*Em fãs, é possível coletar ganhos e perdas por dia.

Conheça o Buzzmonitor Analytics e faça suas próprias batalhas.

Neon X Agibank: quem vence a batalha de social analytics no Facebook e Instagram