Tudo o que você precisa saber sobre as possibilidades de monitoramento de Facebook

Monitoramento Redes Sociais

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Tudo o que você precisa saber sobre as possibilidades de monitoramento de Facebook

O Facebook é um dos sites mais acessados do mundo. Segundo dados da própria rede social, há mais de 2,3 bilhões de usuários, sendo que 1,5 bilhões usam a rede diariamente. Além disso, uma pesquisa da State of Inbound Marketing mostrou que 42% dos profissionais de marketing afirmam que o Facebook é crítico ou importante para as suas empresas.

Uma vez que a sua marca está no Facebook, como conseguir coletar as informações necessárias, monitorar menções e extrair insights?

Fizemos um guia com todas as possibilidades de monitoramento no Facebook!

 

Em primeiro lugar, há alguns dados impossíveis de coletar, devido às políticas de privacidade e às limitações da própria API da rede social. São elas:

- Perfis e seus respectivos murais pessoais;

- Interações vindas de Eventos;

- Grupos que não possuem perfil administrativo vinculado ao Buzzmonitor;

- Mensagens privadas de páginas sem perfil administrativo vinculado ao Buzzmonitor.

 

Apesar dessas limitações, há vários tipos de coletas que podem ser feitas no Facebook. Neste artigo você irá ver:

1.Menções à marca no mural pessoal;

2. Mensagens privadas na página da marca;

3. Qualquer comentário, resposta ou post realizado dentro de uma página pública;

4. Dark posts e posts patrocinados, além de suas respectivas interações;

5. Todas publicações e comentários de grupos;

6. Recomendações nas páginas autenticadas na plataforma;

7. Social News - Monitoramento de notícias.

 

 Confira cada uma delas:

 

1.Menções à marca no mural pessoal:

Quando um consumidor faz uma marcação a uma página, citando-a, é possível monitorar, porém, o dado sobre o consumidor é anonimizado, ou seja, não gera ticket no módulo de atendimento e nem é possível respondê-lo.

Como o perfil de sua marca já estará sincronizado ao Buzzmonitor, clique em Criar novo relatório, na aba Filtros deixe ativado apenas o serviço Facebook e selecione o período que deseja monitorar. Então, role a página até Somente Facebook e filtre os posts apenas de Usuários.Quando um usuário menciona a marca em uma publicação, isso entra como post no Buzzmonitor.

Na aba Fontes, lembre-se de selecionar o perfil da sua marca na parte de Perfis de Facebook. Pronto! O relatório mostrará todos os posts de Facebook em que sua empresa foi marcada no período selecionado, inclusive os que forem feitos na página da sua marca.

 

2. Mensagens privadas na página da marca:

Para acompanhar o buzz de mensagens recebidas no inbox da sua empresa é necessário que você seja administrador da página e sincronize sua conta de Facebook ao Buzzmonitor.

Ao realizar a sincronização, automaticamente a página da marca será vinculada ao CRM do Buzzmonitor e você poderá começar a monitorar as mensagens recebidas via inbox.

Veja no vídeo abaixo como sincronizar o Facebook ao Buzzmonitor:

Depois, basta criar um novo relatório e em Fontes ir até a parte Páginas do Facebook e selecionar a opção Private Messages ao lado do nome da sua página.

 

3. Qualquer comentário, resposta ou post realizado dentro de uma página pública:

É possível monitorar páginas públicas e também rastrear posts específicos e seus comentários, basta cadastrar as respectivas URLs no projeto.

No exemplo, cadastramos no projeto a página do Fred Elboni, com mais de 1.2 milhões de curtidas, e também filtramos um de seus posts.

 

4. Dark posts e posts patrocinados, além de suas respectivas interações:

É preciso ter um perfil administrativo de Facebook vinculado à plataforma. 

Quando você cadastra sua marca no Buzzmonitor, automaticamente todas as suas publicações serão coletadas no monitoramento. Como então diferenciar aquilo que é orgânico do que é patrocinado?

O primeiro passo é selecionar os filtros corretos para que os posts patrocinados apareçam para você. Selecione o período que corresponda ao tempo em que suas publicações foram impulsionadas. Lembre-se de na aba Serviços deixar selecionada apenas a rede social que você está acompanhando. 

 

 

Na parte Somente Facebook selecione apenas Publicação para que o Buzzmonitor mostre as publicações da sua página. Logo abaixo, a parte mais importante: Natureza. Para você conseguir monitorar apenas os posts patrocinados é preciso que a natureza escolhida seja Patrocinado. E em De selecione apenas aquilo que vem de Página.

 

 

Pronto! É só clicar em Aplicar e você poderá acompanhar apenas os posts que foram impulsionados pela sua marca.

 

 

5. Todas publicações e comentários de grupos:

É necessário que exista um perfil administrativo de Facebook vinculado a plataforma.

Para monitorar grupos, é preciso adicionar ao grupo do Facebook o aplicativo do Buzzmonitor. Veja aqui como fazer.

Em Gerenciar Projetos, clique em Adicionar Grupo, na aba do Facebook. Selecione o seu grupo, clique em OK e Salvar Projeto.

Agora as publicações e interações do seu grupo irão aparecer nos relatórios do projeto.

 

6. Recomendações nas páginas autenticadas na plataforma:

Crie um novo relatório. Em Filtros, deixe ativo apenas o serviço Facebook, selecione o período e em Somente Facebook deixe selecionado apenas Avaliação em Tipo.

Em Variáveis faça a seguinte configuração:

Agrupar por: Dia

Dimensão: Número de Publicações

Dividir: Sem divisão

Lembre-se de em Fontes deixar sua página selecionada em Marcas e também em Páginas do Facebook (a opção Wall Posts deve estar ativa). Clique em Aplicar.

Pronto! O gráfico mostrará as avaliações que foram feitas no período.

 

7. Social News: Monitoramento de notícias

As marcas que contratarem o módulo Social News poderão fazer o monitoramento da exclusiva seleção de páginas de noticiosos e de Procons feita pelo Buzzmonitor.

O Social News do Buzzmonitor, um serviço plug-and-play, oferece a agências e clientes finais a possibilidade de acompanharem diariamente todas as publicações dos principais veículos de comunicação brasileiros, quais são os leitores mais ativos nestes veículos, além de monitorar crises e saber em primeira mão todas as notícias divulgadas envolvendo uma determinada marca.

 

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