Serviços de streaming e lojas de roupas e cosméticos são as categorias que mais engajam no Halloween

O Halloween é uma festa tradicional norte-americana que acontece no dia 31 de outubro, marcada por crianças/adolescentes que se fantasiam e vão pedir doces em diferentes casas.

Para saber como está a repercussão nas redes sociais, monitoramos o tema Halloween nos últimos 30 dias com a ajuda do Buzzmonitor.

O principal insight deste ano são os serviços de streaming de vídeo e música – que estão entre as marcas mais citadas relacionadas ao tema. Spotify desponta na liderança, com 17% das menções. E podemos ver “Netflix(17%), “GloboPlay” (14%) e Amazon”(8%) entre as outras marcas também foram citadas.

Entre as mais citadas aparecem também:“YouTube (10%), “Disney (9%) e Globo (10%).

Normalmente, os serviços de streaming, e também jogos, entram na onda temática das datas comemorativas. No Halloween o foco maior são as séries e filmes de terror.

Quais os posts que mais engajaram?

No Twitter, os dois posts que mais engajaram citam séries da Netflix:

A primeira publicação é sobre o novo filme de halloween do Netflix chamado “O halloween do Hubie” película com Adam Sandler como protagonista. A segunda é sobre os episódios de halloween nas séries. 

As outras duas publicações são, uma do Estadão falando que o elenco de “Abracadabra” irá se reunir num especial de halloween. E a outra é da Exame falando dos cursos gratuitos da loja de cosméticos Sephora para maquiagens de halloween.

No Facebook os top posts são de assuntos mais diversos: 

Nos top posts temos unhas e pratos inspirados no Halloween. A loja de cosméticos “Quem disse, berenice” aparece com descontos especiais em maquiagens e uma loja portuguesa ensina a fazer monstrinhos de halloween com rolo de papel higiênico. 

No Instagram, os três primeiros posts foram coletados por hashtags e são sobre maquiagens de halloween e challenges com essas maquiagens. O quarto post é da usuária Casa de Bamba falando da nova coleção de roupas de Halloween da loja Renner

Páginas que mais influenciaram sobre o Halloween:

Pesquisamos no módulo influenciadores, o termo halloween apenas entre empresas. O Buzzmonitor Influencers permite diferenciar entre influenciadores empresas e pessoas.

As marca mais associadas ao tema Halloween foram:

  • Pizza Hut – encontrada através da hashtag #halloween;
  • Universal Pictures – encontrada através de tópicos mencionados;
  • Nivea – encontrada pela hashtag #halloween;
  • M.A.C Cosmetics – encontrada através de tópicos mencionados e a hashtag #machalloweenbr;
  • Shein – encontrada pelo termo “Halloween” e pela hashtag #halloween;
  • Jimmy Kimmel Live – encontrado pelo termo “Halloween” e em suas últimas postagens por citar o tema.

Sobre as marcas: 

A “Universal Pictures” é um estúdio de cinema; as marcas “Nivea” e “M.A.C cosméticos” são de produtos de beleza; a “Pizza Hut” de comida; a “Shein” é uma marca de roupas e “Jimmy Kimmel Live” um talk show.

Os top influenciadores demonstram o quanto os produtores de filmes/séries, comidas, roupas e até programas de televisão entram na onda da caracterização de halloween.

Emojis mais utilizados para o tema halloween

Os emojis mais utilizados nos posts em relação ao tema, durante o período analisado foram: 

  • Abóbora (679 vezes); 
  • Fantasminha (307 vezes);
  • Brilho (205 vezes);
  • Risada (163 vezes);

E outros emojis como “rosto desolado”; “Cone de festa”; “coração preto”; “micróbio”; “fogo”.

Conclusão do estudo

Nosso estudo de halloween deste ano concluiu que os streamings, marcas de roupas e de maquiagens brasileiras foram as principais categorias de negócios a aproveitarem a data para engajar seus consumidores em redes sociais.

Foram edições de séries e filmes especiais de terror, descontos nas lojas de maquiagens para as pessoas capricharem nas produções e fantasias inspiradas para crianças e adultos se divertirem.

Mesmo a data sendo mais comemorada em outros países, a festa já se incorporou ao nosso calendário comercial e festivo.

Serviços de streaming e lojas de roupas e cosméticos são as categorias que mais engajam no Halloween
Rolar para o topo