Esportes e Política crescem no Twitter; buzz sobre o BBB diminui: veja os assuntos mais recorrentes nos Trending Topics em março

Monitorar os Trending Topics do Twitter pode ser uma interessante fonte de informação e insights para a sua marca. É acompanhando as conversas do seu público que você consegue entender quais assuntos são relevantes para os consumidores e como impactá-los, ter insights estratégicos para a sua marca, ver ideias de conteúdos e ficar por dentro das tendências em tempo real. 

Neste estudo, trazemos uma análise dos assuntos que apareceram com mais frequência nos Trending Topics do Twitter de 1º a 31 de março. Durante este período,  6.263 termos distintos estiveram nos TT do Brasil. Esses tópicos estiveram presentes 439.574 vezes na nossa coleta. 

Para a realização deste estudo, coletamos os termos presentes nos Trending Topics (sessão Brasil) a cada 5 minutos ao longo do mês de março. 

Em um recorte dos 200 primeiros termos por frequência, os temas que se destacaram em março de 2023 foram: Esportes, BBB, Música, Política e TV e Entretenimento. Confira abaixo o estudo completo:

Assim como em janeiro e fevereiro, Esportes e BBB foram as categorias que apareceram com mais recorrência nos TT’s. No entanto, no mês de março o buzz sobre esportes aumentou consideravelmente em porcentagem e o buzz sobre o BBB diminuiu. Ganha destaque em esportes o futebol nacional. 

Outros temas como Política, Música e TV e Entretenimento também ganharam mais espaço em março nos TT’s, se comparado com fevereiro. Enquanto isso, Filmes e Séries diminuíram em repercussão pela metade.

Veja um comparativo das categorias mais recorrentes nos TT’s no primeiro trimestre:

TOP 10 Esportes: Futebol nacional repercute nos TT’s; Flamengo lidera buzz

A categoria de esportes continua sendo a mais discutida no Twitter e cresceu ainda mais em março, subindo de 23% da repercussão para 39%. Neste mês de março, o futebol nacional tomou conta do top 10 de termos mais recorrentes.

Em disparado, o Flamengo é que comanda o buzz, com 5 termos do top 10 da categoria relacionados ao time: “Flamengo”, “Vitor Pereira” (técnico do time), “Gerson” (meio-campista do time),“Gabigol” e “Pedro Raul” (atacantes rubro-negros). 

Grande parte dessa repercussão está relacionada à participação do time no Campeonato Carioca, na Copa do Brasil e na preparação para a Copa Libertadores. 

O Fluminense também aparece com certo destaque no top 10, com a presença dos nomes do treinador, “Diniz”, e do artilheiro do time no campeonato carioca, “Cano” 

Outros termos que apareceram com frequência foram “Cruzeiro”, “Rony” (atacante do Palmeiras) e “Bayern” (clube alemão).

BALANÇO DO TRIMESTRE – ESPORTES: 

Em janeiro, a repercussão se dividiu bastante entre o futebol nacional e o futebol europeu. Em fevereiro, o basquete americano ganhou destaque – este também apareceu com vários termos em março, mas nenhum atingiu o top 10. E, por fim, em março, os olhos se voltaram para o futebol nacional

Apenas um termo apareceu unânime no top 10 dos três meses: “Pedro Raul”. E teve também aqueles que apareceram em dois dos três meses: “Vitor Pereira”, “Flamengo“, “Cruzeiro”, “Corinthians” e “Gerson”. 

 

TOP 10 BBB: Repescagem, treta e intercâmbio se destacam nos TT’s de março 

Na categoria BBB, que diminuiu em frequência nos Trending Topics, se comparado aos meses anteriores, alguns participantes se destacaram. “Larissa”, que foi eliminada no dia 14/03 e voltou ao jogo no dia 23/04, foi quem apareceu mais vezes nos Trending Topics de março. 

Alface” ficou em segundo lugar, com grandes repercussões das discussões que teve na casa e da sua troca de quartos, saindo do quarto deserto para o quarto fundo do mar. Em terceiro lugar aparece a mexicana “Dania”, que participou de um intercâmbio entre o Big Brother Brasil e o reality La Casa de Los Famosos. 

Outros participantes que apareceram no top 10 de termos mais recorrentes nos TT’s de março foram “Tina”, “Domitila”, “Marvvila”, “Gabriel”, “Amanda” e “Boco Roso” (Fred), além do apresentador do reality, “Tadeu”.

BALANÇO DO TRIMESTRE – BBB:

A recorrência dos termos relacionados ao BBB nos Trending Topics caiu de 23% para 17% em março. As únicas participantes que estiveram no top 10 nos três meses foram Amanda e Larissa, além do apresentador, Tadeu

Além disso, os participantes Gustavo, Domitila e Alface ficaram no top 10 em dois dos três meses analisados. 

 

TOP 10 MÚSICA: Lollapalooza e Coldplay repercutem no Twitter

Na categoria Música, o gigante Lollapalooza emplacou nos Trending Topics de março o nome de diversos artistas que se apresentaram no festival. 

Além do termo “Lolla”, em referência ao festival, também aparecem no top 10 os nomes das cantoras “Billie [Ellish]”, “Melanie [Martinez]” e “Aurora”, além da banda “Twenty One Pilots”, que substituiu Blink-182 no festival.

O termo“Coldplay” ficou em segundo lugar no top 10. A banda inglesa fez 11 shows em março no Brasil, em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

O coreano “Park Jimin” também aparece no top 10, após lançar seu primeiro álbum solo, intitulado “Face”, o videoclipe da música “Like Crazy” e performar a canção “Set me free pt.2”. Outro cantor que aparece na lista é “Tyler [the creator]”, que lançou em março o clipe de “Sorry not sorry” e também se assumiu bissexual. 

A cantora “Taylor [Swift]” também apareceu com frequência nos Trending Topics, em grande parte pela sua nova turnê, The Eras Tour, além de pedidos dos fãs pela música “Speak Now” (Taylor’s Version), que era prevista para ser lançada antes do início da turnê.

BALANÇO DO TRIMESTRE – MÙSICA: 

Diferente das demais categorias, nenhum termo se repetiu nos três primeiros meses. Em janeiro, os temas em maior destaque foram o lançamento de Shakira, a tour do RBD, o cantor coreano Taeyong e as cantoras Lana Del Rey e Anitta. Em fevereiro, repercutiu a volta de Rihanna, a polêmica do Rep Festival e o Grammy.

 

TOP 10 POLÍTICA: Polêmicas envolvendo o deputado Nikolas Ferreira e o senador Sergio Moro

As pautas relacionadas à política mais recorrentes nos Trending Topics de março foram polêmicas envolvendo o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e o senador Sergio Moro (União Brasil-PR).. 

Além do termo “Nikolas”, o top 10 conta com o termo “Nikole”, em referência ao Dia da Mulher, quando o político usou uma peruca na Câmara dos Deputados, se autointitulando “Deputada Nikole” e dizendo que estava “se sentindo mulher” naquele dia, para conquistar “lugar de fala”.

O termo “Chupetinha” também envolve o deputado Nikolas Ferreira. O apelido foi dado ao deputado nas redes sociais em 2022 e foi citado também em sessão na “câmara” em março por outro deputado federal, André Janones (Avante-MG). 

Outro tema que emplacou dois termos no top 10 foi a delação do ex-advogado da Odebrecht, “[Rodrigo] Tacla Duran“, que fez acusações contra o ex-juiz e senador “Moro” (União Brasil-PR) pelo crime de extorsão praticado pela Operação Lava Jato. 

Ainda falando de Moro, um suposto plano do PCC para assassinar o senador foi interligado por muitos usuários como similar ao assassinato do ex-prefeito de Santo André “Celso Daniel”, que também aparece no top 10 de termos sobre política. O tema veio à tona após o empresário Marcos Valério afirmar que o ex-prefeito teria um dossiê com detalhes de financiamento ilegal de petistas. 

Também aparecem no top 10, o nome do advogado “[Cristiano] Zanin”, que foi indicado para o Supremo Tribunal Federal pelo presidente Lula; o escritor “Paulo Coelho”, que se pronunciou nas redes sociais afirmando que se arrepende de ter apoiado Lula e classificou o mandato do petista como patético; e o ator “Pedro Cardoso” (conhecido pelo papel de Agostinho Carrara em “A Grande Família”), que fez duras críticas ao senador Sergio Moro e ao jornalismo da CNN durante entrevista ao vivo na emissora 

BALANÇO DO TRIMESTRE – POLÍTICA:

Em janeiro, os temas da categoria política que apareceram com mais frequência nos Trending Topics foram os criminosos em Brasília, a posse do presidente Lula e a crise dos Yanomamis. Já em fevereiro, o tema não teve muita repercussão no Twitter, alcançando apenas 4% dos TT’s. Os termos não se repetiram.

 

TOP 10 TV E ENTRETENIMENTO: Hashtags de jornais, programas da Globo e de esportes se destacam

Na categoria TV e Entretenimento, as hashtags se destacam. Sete dos 10 posts mais recorrentes nos trending topics de março foram hashtags, de jornais e noticiários, programas de entretenimento, programas de esportes e novela.

O destaque foram os programas da Rede Globo. A emissora emplacou os termos “#bdsp”, “#altashoras”, “#fantastico”, “ChocolateComPimenta”. Além desses, o programa jornalístico da Record “#BalançoGeralRJ” também aparece no top 10. 

Falando em esportes na TV, os canais ESPN e SporTV aparecem com recorrência com os termos “#PremierLeagueNaESPN” e “#VoleiNoSportv”, respectivamente. 

Também aparecem os termos “Oscar” e “Michelle Yeoh’, que foii a primeira atriz asiática a vencer a premiação na categoria de Melhor Atriz. Além do diretor de televisão “[Rodrigo] Carelli”, relacionado ao programa A Fazenda, da Record, e que aparece na maioria dos posts de março de forma comparativa ao BBB. 

BALANÇO DO TRIMESTRE – TV E ENTRETENIMENTO:

A categoria não teve muito destaque nos meses de janeiro e fevereiro, atingindo apenas 3% e 2% nos meses citados, respectivamente. 

_______

Viu como os Trending Topics do Twitter podem ser uma boa fonte de informação para o planejamento da sua empresa nas redes sociais? Agora imagina o que você pode fazer pesquisando e monitorando termos relacionados ao seu mercado? As possibilidades são infinitas!

Com o módulo de monitoramento da Buzzmonitor, você consegue acompanhar tudo o que falam nas redes sociais sobre a sua marca, seus concorrentes ou qualquer termo escolhido

Monitorar as redes sociais de forma estratégica te ajuda a melhorar a saúde da marca, evitar crises de imagem, ouvir as opiniões dos seus clientes (mesmo quando eles não mencionam a marca), atendê-los em todos os canais, além de identificar oportunidades para vários setores da empresa. 

Fale com um de nossos especialistas e conheça o módulo de Monitoramento da Buzzmonitor na prática. 

 

Esportes e Política crescem no Twitter; buzz sobre o BBB diminui: veja os assuntos mais recorrentes nos Trending Topics em março
Rolar para o topo