Social Media na Prática: Product Placement


 

O que é Product Placement?  

Product Placement se baseia nas menções, ou utilização, de produtos em situações aparentemente rotineiras dentro de novelas (ou programas televisivos), filmes e video games.

Trata-se, na verdade, de um tipo de publicidade camuflada bem aceita pelos internautas. Por isso as marcas devem sempre encontrar o equilíbrio entre benefício econômico e a percepção final que terá o consumidor de seus produtos, afinal, quanto mais percebida, menos é aceita

 

CASOS

Turkish Airlines: #flytogotham #flytometropolis

A Turkish Airlines é uma das companhias mais inovadoras em suas ações de marketing. Em sua última campanha, a empresa decidiu se tornar a única capaz de levar seus consumidores a dois destinos fictícios: Gotham City e Metrópolis. A ação foi parte da parceria com o filme Batman Vs Superman: o amanhecer da justiça

Para isso criou um dos spots publicitários que recriam em vídeos promocionais as cidades dos protagonistas Bruce Wayne e Clark Kent. A Turkish Airlines também divulgou a campanha através das hashtags #flytogotham e #flytometropolis. A companhia afirma que a ação foi um sucesso e declarou que recebeu telefonemas de usuários a procura de voos para as cidades dos super heróis.

 

House of Cards – PCs, Smartphones, relógios…

O Product Placement é uma forte característica na Netflix – provavelmente esse tipo de publicidade é uma de suas fontes de financiamento mais importante. Um bom exemplo disso é a série House of Cards.

 

Este é um caso perfeito onde podemos ver constantemente marcas como Dell, Apple, Samsung e muitas outras. O Product Placement tornou-se tão comum nas séries que passou a ser notado. Inclusive, na terceira temporada de House of Cards, os usuários do Twitter notaram a presença massiva de produtos que tinham pouca ou nenhuma relação com a cena – ou trama. Quando isso ocorre, o Product Placement passa a perder sua eficácia.

 

Mario Kart 8 e o novo Mercedes

Em 2014 a Nintendo fechou acordo com a Mercedes para promover seu novo jogo de corrida para a plataforma Wii U, Mario Kart 8. Como parte da ação, os usuários tiveram a oportunidade de fazer um download gratuito para poder testar o novo veículo da Mercedes.

 

O pacote oferecia aos usuários três tipos diferentes de carros e rodas que podiam ser combinados com outros acessórios para tornar a experiência dos jogadores única. Além disso, todos os modelos da Mercedes foram adaptados ao jogo para que tivessem aparência semelhante a de um kart.

 

Social Media e o Product Placement

Nas mídias sociais encontramos este fenômeno com as celebridades que mostram em suas contas do Instagram, Twitter e Facebook fotos com determinados produtos. No entanto, neste caso, a publicidade é muito mais notável, não é tão integrada ao cotidiano e tornam-se muito mais aparentes os acordos com as marcas.

 

Desse ponto de vista, é imprescindível a adoção de recursos como o storytelling para poder integrar ao cotidiano esse personagem famoso e o uso que ele faz de seu produto.

 

Mercedes-Benz Surfboard

Dentro da estratégia de storytelling encontramos, novamente, um exemplo da Mercedes que decidiu desenvolver uma prancha de surf para Garret McNamara, um dos surfistas mais importantes do mundo, que se propôs a superar seu próprio recorde: surfar a maior onda em Nazaré (Portugal).

 

A marca escolheu bem o personagem e soube integrar a todo momento o produto na rotina do esportista. Assim, embora a Mercedes tenha se afastado de sua linha de produtos principal, fez um Product Placement perfeitamente integrado a Social Media.

 

COMO MELHORAR SEU PRODUCT PLACEMENT

1. Selecione alguém que combine com sua marca

Quando for escolher as celebridades, blogueiros ou influenciadores para promover seus produtos, é necessário que estes estejam ligados às atividades da sua marca de forma natural, diária, para conseguir maior aceitação por parte dos usuários. 

2. Conheça seu consumidor

É fundamental conhecer seu consumidor, seus gostos e seus comportamentos. Você pode encontrar muitas dessas informações através da bio do Twitter. Veja como encontrar a bio de um usuário com o Buzzmonitor.

3. Tenha um representante 

A base do Product Placement é sua integração em situações cotidianas, por isso é muito importante cuidar deste fator na hora de elaborar sua estratégia.

 

Social Media na Prática: Product Placement
Rolar para o topo