Buzzmonitor: com o que as pessoas sonham?


O Projeto Sandman, inspirado no livro de Neil Gaiman, é um estudo de Daniel Bastos cujo objetivo é descobrir o que foi sonhado em 2014. Em tempos de big data, a maneira mais prática e eficiente de se fazer isso é usando as redes sociais.

Com o auxílio do Buzzmonitor, Daniel selecionou os termos e conseguiu com a ajuda do Buzzmonitor analisar os sonhos de 6.649 usuários únicos na sua busca.

Realizamos uma entrevista com Daniel Bastos sobre seu trabalho com o Buzzmonitor. Leia:

Por que um estudo sobre sonhos? O que te levou a pesquisar este tema?
Eu estava lendo a obra “Sandman” de Neil Gaiman de novo e tive a ideia de procurar o que as pessoas falavam sobre sonhos. Achei meio “creepy”, inicialmente, mas na mesma época eu estava estudando novas ferramentas de monitoramento e deixei o Buzzmonitor rodando essa busca, como teste.

Que redes sociais você conseguiu obter mais dados?
Em um ano de coleta o maior volume acabou sendo no Facebook (65,6%). As pessoas contam histórias mais completas por lá, acho que isso foi determinante na busca pelos relatos.

Quais foram, de forma resumida, os seus principais insights?
As pessoas sonham muito com o passado e com atos de carinho (amor, beijo e abraço). Elas sentem muita saudade e almejam pouco o futuro (apenas 30 ocorrências no segundo semestre do ano). Não determinei nenhum insight na apresentação porque quero reunir os dados do ano passado inteiros, antes.

É verdade que fará uma segunda onda deste estudo? O que pretende analisar?
A versão 2 conterá os dados de 2014 completos, mais detalhados e melhor classificados. Esse exercício foi mais um passatempo durante o carnaval, com dados que eu estava coletando há muito tempo e estavam lá só esperando eu tomar coragem.

Como o Buzzmonitor ajudou você a fazer este estudo? Alguma funcionalidade da ferramenta te surpreendeu?
A filtragem de termos nas ocorrências me ajudou a me livrar de um monte de letras de música ruim recitadas, mas o número de redes disponíveis para pesquisa (fotos, videos, foruns, blogs e notícias) me surpreendeu quando entrei no Buzzmonitor depois de algum tempo. Se bem me lembro de quando criei a conta, o pacote freemium só fazia a pesquisa no Twitter. Agora o Buzzmonitor é bem completo e pode ajudar o profissional de métricas que faz freela mas não tem verba pra pagar ferramentas caríssimas de monitoramento.

Fale sobre você: um breve histórico do que você faz e onde trabalha?
Sou de Brasília (mas não sou candango), passei por São Paulo e agora estou em Curitiba. A atividade que mais me atraiu em social media acabou sendo coleta de dados e monitoramento, então nos últimos 4 anos venho refinando as técnicas de busca análise para “entender” as pessoas. No caso específico de citações espontâneas, como um mero “sonhei que”, acho muito legal reunir grandes volumes de dados e tirar informação útil (ou interessante) disso. É uma forma científica de mostrar pro cliente que ele é “o que falam dele por aí”, não apenas o que ele diz sobre si mesmo em campanhas. Atualmente sou profissional de inteligência digital na HEADS Propaganda.

O Projeto Sandman pode ser conferido na íntegra no link abaixo:

O Buzzmonitor está disponível gratuitamente.

Buzzmonitor: com o que as pessoas sonham?
Rolar para o topo