O dia 01 de janeiro de 2023 foi histórico. Pela primeira vez a mesma pessoa tomou posse três vezes como presidente. O evento teve ampla cobertura de veículos de mídia e gerou muita conversa nas redes sociais. A Buzzmonitor conduziu um estudo para compreender a repercussão do mesmo. Nos últimos 07 dias, 26/12 a 02/01, foram mapeadas 1.044.746 menções sobre a posse, publicadas por 369.470 usuários distintos.
Como era de se esperar, o maior volume de menções aconteceu no dia 01/01. A data da posse concentrou 35,4% das publicações. Um total de 456.094 posts.
Pela distribuição de menções por horário, podemos perceber que a passagem da faixa foi um momento de destaque para os os internautas. Por volta das 17h, quando houve a passagem da faixa e em seguida o primeiro discurso presidencial, tivemos o pico de menções de 01/01. Uma espera que permeou toda a semana anterior, pois houve muita especulação sobre quem iria passar a faixa.
Posse de Lula – Distribuição de menções por hora
Período: 01/01/23
Para a passagem da faixa para Lula, foram escolhidos representantes do povo, em especial pessoas que fazem parte de grupos minoritários.
Dos 09 representantes que subiram a rampa do Palácio do Planalto, junto com Lula, Janja e a cachorrinha Resistência, podemos destacar nas menções: o pequeno Francisco Filho da periferia de São Paulo (45,2% do buzz), Aline Sousa, que passou a faixa para e vem de uma família de catadoras de materiais recicláveis (33,5% do buzz) e o Cacique Raoni (16,6% do buzz), líder indígena da etnia caiapó.
A passagem da faixa por Aline Sousa também liderou o ranking das fotos mais curtidas da posse. Publicada no Instagram do Presidente Lula, a imagem recebeu mais de 3 milhões de likes.
Além dos convidados, outros detalhes marcantes da posse repercutiram nas redes sociais. A pedido da primeira-dama Janja, que planejou o evento, não houve os tradicionais tiros de canhão para evitar desconforto auditivo em autistas e animais. A notícia teve destaque entre as 20 hashtags mais usadas (#autistas e #animais). Na lista também aparece a #globonews, o que mostra que a rede teve destaque na transmissão da posse.
Os usuários também publicaram com as hashtags oficiais do evento: #festivaldofuturo e #alegriavaitomarposse
Quem esteve no evento da posse pode acompanhar uma série de shows durante todo o dia. O Festival do Futuro contou com uma line up de artistas nacionais de diversos gêneros, sendo as apresentações mais comentadas a de Pabllo Vittar (53,5% do buzz), que fez um discurso muito compartilhado nas redes sociais, a banda BaianaSystem (11,2%), apresentação que contou com a participação da Ministra da Cultura Margareth Menezes, e Valesca Popozuda (10,8% do buzz), atração que encerrou o festival.
A cobertura da posse também foi pauta em diversos veículos de comunicação. No Facebook, os posts com maior repercussão foram os vídeos do Brasil de Fato (107.6 mil interações), BBC Brasil (73 mil interações) e Jornalistas Livres (63.9 mil interações). Os posts do Brasil de fato e da BBC Brasil registraram o momento da entrega da faixa, já o do Jornalistas livres traz o discurso de Lula no Festival do Futuro
Posse de Lula – Top 3 posts de maior engajamento no Facebook
Período: 26/12 a 02/01
Veja mais informações no dashboard atualizada em tempo real: Buzzmonitor – Dashboard – Posse Lula
As redes sociais têm desempenhado um papel de destaque na cobertura de eventos em tempo real, sendo uma forma dos usuários se informarem sobre os fatos e também emitirem suas opiniões. Assim como as eleições presidenciais, que movimentaram os primeiros lugares do ranking dos Trending Topics Brasil 2022, possivelmente podemos esperar muitas menções sobre fatos que irão ocorrer nos próximos 04 anos do mandato de Lula.
A posse presidencial, após uma eleição apertada e polarizada, recebeu atenção de veículos de imprensa e ampla audiência. Momentos marcantes, como a passagem da faixa, foram os que mais geraram conversas. Além do cerimonial oficial, as atrações também foram tema de interesse. Compreender o que se fala sobre eventos é fundamental para aproveitá-los de maneira mais estratégica e para melhorá-los constantemente e com a Buzzmonitor este é um processo fácil e em tempo real.
Como a sua empresa vai usar dados hoje?