O tema empreendedorismo e incentivo a projetos esteve presente em 42,86% das postagens sobre o Dia da Mulher

O mês de março é marcado, em 08/03, pela celebração do Dia da Mulher. Mas como será que elas estão sendo representadas na comunicação das marcas? A Buzzmonitor analisou as postagens do Instagram dos 36 maiores anunciantes do Brasil segundo o Kantar IBOPE e revelou que no mês de março (até 08/03) 27,12%% dos conteúdos fizeram menção à data ou representaram o gênero feminino. No total foram mapeadas 118 postagens de 01 a 08/03, sendo as que falaram da data ou com a figura feminina presentes em 50% dos anunciantes. 

Detalhando mais esses número, temos a seguinte distribuição:

Marcas que fizeram post sobre a data: 38,89%

(Antártica, Aussie Brasil, Banco do Brasil, Budweiser, Caixa, Casa Bahia, Corona, Downy Brasil, Hyundai Brasil, O Boticário, Rexona Brasil, Seda, Supermercados Guanabara, Vivo) 

Marcas que representaram a mulher (sem referência à data): 11,11%

(Brahma Cerveja, Coca Cola, Guaraná Antarctica e McDonald’s)

No entanto, 50% das marcas não falaram sobre o Dia de Mulher ou representaram mulheres.

Houve também aqueles que falaram sobre mulheres, como a Cervejaria Colorado, que divulgou conteúdo sobre a edição especial Tarsila do Amaral. No entanto, com exceção de uma foto da artista, não contou com nenhuma mulher na campanha.

Quando falamos das marcas que celebraram a data, os conteúdos mencionaram o empoderamento, presença no mercado de trabalho, empreendedorismo e ousadia para superar desafios. 

Temas citados nas postagens sobre o Dia da Mulher:

  • Empreendedorismo e projetos: 42,86%
  • Superação de desafios: 21,34% 
  • Presença no mercado de trabalho (colaboradoras): 21,43%
  • Empoderamento: 14,29%

Na temática empreendedorismo e projetos, as Casas Bahia divulgaram sua fundação para apoiar empreendedoras, a Seda sua mentoria para mulheres, A Corona um fundo para criadoras e a cerveja Budweiser celebrou a data com cenas do seu reality que incentiva novas rappers na cena musical, o #SobeJunto. Já a Caixa e Banco do Brasil falaram dos seus serviços financeiros para fomentar o empreendedorismo feminino.

As marcas relacionadas à higiene (Downy Brasil, Aussie Brasil e Rexona), abordaram o tema sobre a perspectiva de como as mulheres superam desafios. A Aussie e Rexona trouxeram imagens de mulheres relacionadas à prática dos esportes, já a Downy com um viés de mais feminilidade. O amaciante Downy representou as mulheres através da influenciadoras da sua campanha: Camilla de Lucas e Camila Queiroz.

Houve também as marcas que aproveitaram a data para falar sobre a atuação feminina no mercado de trabalho, principalmente em profissões que não são enxergadas como tradicionais para elas. Para ilustrar o tema, a Hyundai Brasil mostrou suas colaboradoras no chão de fábrica e a Vivo trouxe as mulheres que trabalham em seu time técnico. Já o perfil dos Supermercados Guanabara retratou suas colaboradoras em diversos setores.

Por último, 14,29% das marcas trouxeram o empoderamento como tema principal. O Boticário lançou o movimento #DiversaBeleza e com ele um banco de imagens com fotos de mulheres diversas. E fazendo alusão à quebra de padrões (do bar ao invés do lar), a Antarctica celebrou as mulheres apaixonadas por cerveja.

No ranking das 5 marcas que alcançaram maior engajamento no Dia da Mulher, temos as Casas Bahia, Seda, Caixa, Banco do Brasil e Supermercados Guanabara. Delas, 4 abordaram a temática do empreendedorismo e incentivo ao projeto das mulheres.

Outro insight a se destacar é que, na data, todas elas superaram a média de engajamento da página. 

MARCA

TEMA DAS POSTAGENS

MÉDIA ENG. (08/03)

MÉDIA ENG. PÁGINA

Casas Bahia

Empreendedorismo e projetos12,21%

0,50%

Seda

Empreendedorismo e projetos2,18%

1,8%

Caixa

Empreendedorismo e projetos1,49%

0,40%

Banco do Brasil

Empreendedorismo e projetos1,32%0,78%

Sup. Guanabara

Presença no mercado (colaboradoras)1,27%

1,15%

O Boticário

Empoderamento1,12%

0,36%

Downy Brasil

Superar desafios0,97%

2,18%

Rexona Brasil

Superar desafios0,80%

0,18%

Hyundai Brasil 

Presença no mercado de trabalho (colaboradoras)0,62%

0,89%

Antarctica

Empoderamento0,59%

0,08%

Aussie Brasil

Superar desafios0,56%

0,11%

Vivo

Presença no mercado (colaboradoras)0,46%

0,47%

Budweiser

Empreendedorismo e projetos0,05%

0,11%

Corona

Empreendedorismo e projetos0,05%

0,04%

8M na mídia

O tema também repercutiu em perfis oficiais de jornais e influenciadores, com 110.290 publicações entre 01 e 08/03 segundo o Buzzmonitor Trends. Mais da metade destas postagens foi feita no Instagram 50,6%, enquanto Twitter (38,2%) ficou em segundo lugar e Facebook (11,2%) em terceiro. Destes influenciadores, 63% foram mulheres.

Em um país onde a desigualdade salarial de gênero é uma grande questão (segundo o IBGE/2019 as mulheres receberam 77,7% do valor salarial dos homens), colocar em pauta o fomento ao empreendedorismo e projetos de mulheres é um grande caminho para inspirar uma mudança nesse cenário. No entanto, a representatividade em apenas metade das marcas mostra que ainda há muito a ser conquistado na prática. De ir além do discurso do incentivo e contratar cada vez mais mulheres (inclusive para estar em postagens de grandes anunciantes). 

 

O tema empreendedorismo e incentivo a projetos esteve presente em 42,86% das postagens sobre o Dia da Mulher
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