O que um simples “olha” nos seus comentários pode significar para sua marca?

 

As publicações feitas pelos nossos amigos ganharam maior peso no novo algoritmo orgânico do Facebook, em comparação com as publicações de marcas e empresas. Ou seja, se as marcas quiserem continuar relevantes terão que fazer com que seus conteúdos sejam mais compartilhados e se tornem mais populares entre seus leitores

As publicações de amigos também estão entre as mais importantes na formação de opinião, segundo aponta nossa pesquisa “Hábitos de Uso de Redes Sociais no Brasil”.

Com isso em mente, analisamos 2.936.614 comentários de notícias publicadas entre 29/07/2016 e 12/08/2016, por 109 veículos de imprensa no Brasil, para entender a maneira como como as pessoas direcionam conteúdos para quem gostariam.
Observamos que um dos termos mais usados no compartilhamento é o “Olha”. O “Olha” acaba sendo usado para que um amigo destaque ao outro a informação que ele gostaria que fosse vista.
Imagem 1 – No gráfico acima você visualiza os termos mais usados em comentários de notícias nas últimas 24h.

A partir daí, criamos o Índice E.life Olha!, que permite entender quais notícias mais tiveram marcações na semana.

Como fazer
Para criar este Índice, usamos o Buzzmonitor para separar os comentários apenas de usuários no Facebook e procuramos pelo termo “olha”.
Vá ao menu Facebook Only e marque as opções: Type > Post; Origin > All; From > Page e Content Type > All.
Dessa forma seu relatório será filtrado apenas pelo que foi publicado pelas páginas de noticiosos. Encontre a notícia que você procura e clique nos três pontinhos no final da barra de sentimentos, depois selecione a opção Add this post to your report filters.
Volte ao menu Edit Report, em Facebook Only, e mude as configurações para: Type > Comment; Origin > All; From > User e Content Type > All. Note que ao clicar em Add this post to your report filters o ID do post aparece no menu Facebook Only.
Ainda em Edit Report, clique em Search e digite a palavra “olha” para encontrar os comentários que mencionaram o termo.
Pronto! Agora seu relatório mostrará todos os comentários feitos no post daquela notícia e que mencionaram o termo que você procura.
O resultado também pode ser replicado para os seus conteúdos e de seus concorrentes, mostrando o que mais gera engajamento entre amigos. Numa campanha por exemplo você pode isolar o post patrocinado ou dark post, da sua marca, ou concorrente e ter mais um comparativo com o uso do índice “Olha”.

 

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