No último dia 26 de julho, o Boticário lançou sua campanha de Dia dos Pais com uma família negra, pensando na representatividade. O vídeo mostra que ser pai não é acertar sempre, mas dar o seu melhor para seus filhos.
Confira!
Em poucos dias, o vídeo de 30 segundos atingiu mais de 7 milhões de visualizações no YouTube e recebeu 114 mil “Gostei”.
Mas “Não gostei” teve 17 mil reações e traz à tona a discussão se ainda existe racismo no Brasil e qual extensão disso.
Apesar do grande número de “Não gostei”, a campanha do Boticário não é a mais odiada. Dado que o número de likes + deslikes é de 131 mil, podemos dizer que, neste vídeo, 12,9% das reações foram negativas. Nas últimas três campanhas, a % de reações negativas foi superior a 30% em duas delas e de 76% na campanha do Malbec Club.
- O Boticário apresenta: Malbec Club
https://www.youtube.com/watch?v=VWJhz3S7Zv8
21 mil “Gostei”
16 mil “Não gostei”
76,1% de reações negativas
- [Acessível] Quem é do clube sabe: mais cuidado, mais conquista. Vem conhecer! | O Boticário
https://www.youtube.com/watch?v=ZLNz9zsB3fo
208 “Gostei”
71 “Não gostei”
34,1% de reações negativas
- Chegou o Dr. Botica
https://www.youtube.com/watch?v=EXmC_VNVA3o
541 “Gostei”
183 “Não gostei”
33,8% de reações negativas
Os números dão uma boa notícia: apesar da onda de discursos de ódio, a campanha teve um índice muito menor de reações negativas (12,9%) do que os demais vídeos lançados recentemente pela marca.
O Boticário se posicionou e no dia 30 de julho lançou o vídeo #RepresentatividadeImporta. Confira:
Clique na imagem e confira a publicação original
Aproveitamos a repercussão da campanha para monitorar o buzz do vídeo no YouTube com o Buzzmonitor. Veja alguns aprendizados que obtivemos com a plataforma:
Principais termos mencionados nos comentários do vídeo abordam a questão do racismo e parabenizam O Boticário
Os termos refletem a ambiguidade da repercussão da campanha. Entre os principais termos dos comentários, destacamos as menções aos termos “Parabéns” 1.249 vezes, “Racistas” 571 vezes e “Representatividade” 422 vezes. Podemos inferir que está acontecendo um debate entre quem defende a campanha e quem está disseminando o discurso de ódio.
Pareto está presente entre os usuários mais ativos
Para o matemático italiano, Pareto, 80% dos fenômenos são causados por 20% dos agentes. Aplicando isso ao nosso estudo, observamos que apenas 10 internautas geraram mais de 100 comentários no vídeo.
O primeiro internauta sozinho fez 63 comentários. Esse é um número muito alto para apenas um vídeo. E ao clicar nas interações feitas, vemos que ele respondeu diversos comentários de outros internautas, incitando discussões dentro dos comentários do vídeo.
Pico da campanha ocorre às 22h
Saber qual é o horário em que os internautas mais interagem com sua marca é fundamental para criar estratégias assertivas e fazer ações no momento certo.
No caso da campanha do Boticário, o pico de interações é às 22h. Esse é o momento em que a marca deve estar mais atenta à repercussão de sua campanha e ao que os internautas estão falando.
O que isso nos ensina?
A polêmica da campanha do Boticário é preocupante, pois mostra como nossa sociedade não está preparada para lidar justamente com a essa representatividade tão debatida nos comentários do vídeo e também pela própria marca.
Monitorar a repercussão do vídeo é fundamental para entender como o público está reagindo à campanha e, assim, pensar em estratégias para reverter a situação. A primeira ação já foi tomada pela marca, que foi se posicionar nas redes sociais e reafirmar que #RepresentatividadeImporta.
Isso mostra que os insights obtidos a partir do monitoramento de campanhas são importantes para que tomadas de ações sejam assertivas e obtenham o resultado esperado.
Como monitorar uma campanha no YouTube com o Buzzmonitor?
É importante ressaltar que para monitorar apenas um vídeo é necessário que ele já tenha sido coletado pelo Buzzmonitor. Ou seja: é preciso cadastrar o canal de sua marca na plataforma.
Comece a usar o Buzzmonitor hoje mesmo para monitorar as campanhas de sua marca no YouTube