Há quem pense que as tags servem somente para ajudar na organização, principalmente em Social CRM, onde é comum os analistas separarem os comentários e posts de usuários nas páginas das marcas como reclamação, dúvida, elogio, comparação com concorrentes etc.
Entretanto, no Buzzmonitor, ainda é possível encontrar uma outra função para as etiquetas: o cruzamento de tags permite que sejam desenvolvidos milhares de relatórios, muito mais específicos e sem informações desnecessárias.
Com resultados mais pontuais há maior flexibilidade de respostas e, consequentemente, o trabalho dos social media também se otimiza.
Como funciona
Isolamos as tags que queremos como base no relatório e aquelas que queremos ver nas colunas. Isso nos permite ter um gráfico com informações características e sem lixo.
Como fazer
1. Em Filters, no menu Edit Report, ao clicar em “See all tags” você escolhe as tags da base de dados que quer ver detalhada.
2. Em Variables escolha as tags pelas quais deseja abrir a informação.
O resultado
Um relatório com apenas as informações solicitadas — neste caso, quais foram os produtos da BRF mais consumidos na última semana, de acordo com as menções tagueadas no Twitter e Facebook –, sem termos e dados dispensáveis!